O Rio já é conhecido como a cidade maravilhosa pelas suas cores e belezas naturais. E na primavera e no verão, a natureza mostra toda a sua exuberância! Para aproveitar as cores da Cidade Maravilhosa, nada melhor do que um roteiro por parques e jardins que estão repletos de flores e plantas para receber seus visitantes. Anote o seu roteiro e fique de olho nas dicas para deixar seu passeio ainda mais gostoso.

Aqui você vai ver:

Escolha seu roteiro carioca

Para você aproveitar a profusão de cores e os estímulos aos sentidos das estações mais quentes do ano, elaboramos um roteiro de parques públicos e jardins bem preservados para quem ama a natureza e também ama o Rio. São dicas perfeitas para quem deseja fazer um passeio em família, com crianças, sozinho ou até mesmo em clima de romance. Escolha o seu favorito:

Jardim Botânico do Rio

O primeiro da lista é o Jardim Botânico, que leva o mesmo nome do bairro. Fundado em 1808 por D. João, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro é famoso pelas coleções de plantas e belas paisagens, abrigando espécies nativas e de diversos países.

Além das centenárias palmeiras, o Jardim Botânico também oferece aos visitantes a visita às estufas (orquídeas, bromélias, samambaias e plantas insetívoras) e aos jardins e coleções temáticos, como o Jardim Japonês, criado em 1935 a partir da doação de 65 exemplares de plantas típicas japonesas (fonte: RioTur).

Informações

  • Endereço: Rua Jardim Botânico, 1008 – Jardim Botânico.
  • Horário: Quinta a Terça, das 8h às 17h.
  • Ingressos no local com valores especiais para residentes do Rio de Janeiro

Aproveite o passeio para visitar a loja Zona Sul no Jardim Botânico, na Rua Pacheco Leão, 16.

Parque Lage no Jardim Botânico

Se você quer continuar curtindo os ares do bairro do Jardim Botânico, existe mais uma opção para admirar a natureza: o belíssimo Parque Lage é um jardim de estilo romântico europeu, projetado em 1840 pelo paisagista inglês John Tyndale, com mata nativa e palmeiras imperiais.

O Parque Lage é o point favorito dos cariocas apaixonados.

Fonte: RioTur

O parque oferece uma grande área ao ar livre e, ao centro, originário de um antigo engenho de açúcar, um casarão do século XIX que abriga a Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV) e o Plage Café (@plage cafe), considerado um dos melhores locais para tomar café da manhã na zona sul carioca.

A linda piscina localizada no centro do casarão onde fica o Plage Café é cenário certo de fotos lindas. Mas se você quiser se refrescar, geralmente no segundo fim de semana de dezembro a piscina passa por um processo especial de limpeza e fica aberta ao público.

Informações

  • Endereço: Rua Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico
  • Horário: diariamente, de 9h às 17h
  • Consulte horários de funcionamento do Plage Café

Sítio Roberto Burle Marx em Barra de Guaratiba

Construído pelo paisagista e arquiteto Roberto Burle Marx o Sítio Burle Marx oferece visitas guiadas em seus 365 mil m² de jardins conservados e belos, que reúnem mais de 3.500 espécies de plantas.

Além da área botânica, os visitantes também podem conhecer o Museu Casa de Burle Marx, que preserva 3.125 peças, entre raros objetos de arte e artesanato reunidos ao longo da vida do paisagista (fonte: RioTur).

Informações

  • Endereço: Estrada Roberto Burle Marx, 2019 – Barra de Guaratiba
  • Horário: Terça à Sexta, às 13h, 13h30m e 14h mediante agendamento
  • Ingressos no local

Parque da Catacumba na Lagoa

O Parque Natural Municipal da Catacumba é uma reserva ecológica localizada na Lagoa, zona sul do Rio de Janeiro. O local reúne uma grande diversidade de árvores, plantas e flores, além de trilhas com vistas panorâmicas de famosos cartões postais da cidade. O local é bem acessado para realizações de piqueniques ao ar livre com a família.

Uma trilha de 600 metros dá acesso ao mirante do Sacopã, onde é possível ter uma linda vista da Lagoa Rodrigo de Freitas e do Jardim Botânico, além da praia de Ipanema, da Pedra da Gávea e do Morro Dois Irmãos.

Fonte: RioTur

Para quem ama uma boa aventura, o parque conta com atividades como tirolesa, muro de escalada e arvorismo, inclusive para as crianças, realizados mediante compra de ingressos através da empresa Lagoa Aventuras.

Informações

  • Endereço: Av. Epitácio Pessoa, 3000 – Lagoa
  • Horário: Terça a domingo, das 8h às 17h
  • Entrada franca (exceto para Lagoa Aventuras)

Pista Cláudio Coutinho na Urca

Um roteiro que agrada tanto aos fãs da calmaria quanto da energia.

A pista Cláudio Coutinho é um caminho asfaltado com 1,25 km de extensão com entrada pela Praia Vermelha. O percurso tranquilo é destinado a quem curte uma caminhada, já que é proibido o uso de patins, skates, patinetes ou bicicletas no local. A vista privilegiada para o mar de um lado e para o do Morro da Urca do outro conta com árvores nativas como o pau-brasil e animais silvestres.

Aos aventureiros de plantão, na pista fica a entrada da trilha do Morro da Urca, onde é possível comprar ingresso para curtir um dos principais atrativos do Rio: o bondinho do Pão de Açúcar.

Informações

  • Endereço: Praça General Tiburcio, 125 – Urca
  • Horário: todos os dias, de 6h às 18h
  • Entrada franca

Parque Nacional da Tijuca

A Floresta da Tijuca (Parque Nacional da Tijuca) é considerada uma das maiores florestas urbanas do mundo. Foi criada em 1861 pelo imperador Pedro II para reflorestar a área atingida pelo desmatamento causado pelo cultivo de cana e café. Repleta de plantas nativas, o local é um refúgio da fauna e da flora cariocas (fonte: RioTur).

Ideal para caminhadas e práticas de esporte, a floresta conta com diversas trilhas, com destaque para a trilha para o Pico da Tijuca, o segundo maior pico da cidade. Há também diversas cachoeiras, como a famosa Cascatinha Taunay.

Informações

  • Endereço: Estrada da Cascatinha, – Alto da Boa Vista
  • Horário: diariamente, 7h às 16h.

Parque Chico Mendes no Recreio dos Bandeirantes

O Parque Natural Municipal Chico Mendes (batizado em homenagem ao líder seringueiro ambientalista assassinado em 1988) foi criado com o objetivo de preservar a Lagoinha das Tachas e seu entorno, assim como a fauna e flora da região, consideradas raras e ameaçadas de extinção.

São mais de 40 hectares com trilhas, espaço para lazer como playground em madeira e espaço para piqueniques, além de visitas guiadas com foco em educação ambiental. A entrada é franca.

A manutenção das condições naturais do Parque permite a sobrevivência do Jacaré-de-papo-amarelo, um dos principais moradores do local.

Fonte: Prefeitura do Rio

Informações

  • Endereço: Avenida Jarbas de Carvalho, 679, no Pontal de Sernambetiba – Recreio dos Bandeirantes.
  • Horário: de terça à domingo de 8 às 17h.
  • Entrada franca

Parque Marapendi no Recreio dos Bandeirantes

Para quem busca um fôlego em meio à correria do dia a dia, o Parque Marapendi é aquele cantinho acolhedor para uma caminhada tranquila.

O parque conta com aproximadamente 155 hectares de belas paisagens naturais, com um deck para a lagoa de Marapendi, espaço de recreação e uma torre de observação de aves. Animais silvestres podem ser vistos com frequência no local.

Entre as espécies encontradas na região, destacam-se árvores centenárias, como jacarandás e pinheiros do Paraná, e animais como o tucano-de-bico-preto e o bicho-preguiça.

Fonte: RioTur

Informações

  • Endereço: Av. Alfredo Baltazar da Silveira – Recreio dos Bandeirantes
  • Horário: Terça a domingo, das 6h às 17h
  • Entrada franca

Bosque da Barra

O Bosque da Barra é um destino verde em meio ao cenário cosmopolita da Barra da Tijuca. O parque possui 50 hectares com área verde e oferece aluguel de bicicletas para pedalar sozinho ou em família, com as crianças. É um ótimo local para piqueniques. O bosque dispõe também de estacionamento.

Além disso, a variedade de fauna torna o local ideal para a observação de animais silvestres, aves, capivaras, bicho preguiça, além dos jacarés-de-papo-amarelo que podem ser vistos nos lagos.

Informações

  • Endereço: Avenida das Américas, 6000 – Barra da Tijuca
  • Horário: de terça a sábado, de 6h às 17h
  • Entrada franca

No caminho para o Bosque da Barra, dê uma passada no Zona Sul Santa Mônica – Av. das Américas, 8.888.

Quinta da Boa Vista em São Cristóvão

Que tal admirar os jardins da família imperial? Na Zona Norte do Rio, a Quinta da Boa Vista foi a residência da Família Real Portuguesa entre 1808 a 1889. Os jardins da propriedade foram projetados pelo paisagista francês Auguste Glaziou e conta com muita área verde, lagos artificias e estátuas de bronze.

Com uma extensa área gramada, a Quinta é o lugar perfeito para piqueniques da criançada. Ademais, diversas atividades destinadas ao público infantil costumam ser oferecida nos fins de semana, como pedalinhos, pula-pula, trenzinhos animados, triciclos e muito mais.

A Quinta da Boa Vista abrigou por muitos anos o Jardim Zoológico do Rio, fundado em 1888, que encerrou as atividades recentemente dando lugar ao Bioparque.

Fonte: RioTur

Informações

  • Endereço: Avenida Pedro II, s/n – São Cristóvão (próximo ao metrô de São Cristóvão)
  • Horário: todos os dias, de 6 às 17h
  • Entrada franca (exceto BioParque do Rio)

Para celebrar o amor pelo Rio

Se você tem muito amor para compartilhar pela Cidade Maravilhosa, é convidado a dar uma passada no Zona Sul, o supermercado mais amado do Rio!

É a parada certa para você tomar o seu café da manhã antes de dar uma caminhada, ou almoçar no Salada Bar para fazer um passeio à tarde. E mais: você pode garantir os melhores produtos para montar sua cesta de piquenique ideal, levando tudo na sua ecobag Amo Rio, claro!

Coloque o Zona Sul no seu roteiro carioca e aproveite para conhecer ainda mais programações para fazer no Rio: