O espírito praiano do Rio de Janeiro convida a um gostoso passeio para curtir as delícias do mar. Seja para aproveitar as praias deitado na canga ou desbravando as ondas em uma prancha de surfe, o que não falta é oportunidade para se divertir. E a gastronomia também faz parte de um bom roteiro. Se você ama o clima de praia até mesmo nos seus pratos, confira as dicas dos Experts Zona Sul para conhecer restaurantes de ceviche e poke Top do Rio que merecem a sua visita!

Aqui você vai ver:

Ceviche, o sabor da América do Sul

Ceviche, cebiche, seviche ou sebiche. As formas de escrever e pronunciar o nome desse refrescante prato refletem suas infinitas possibilidades de preparo. Reza a lenda que cebiche deriva de cebo, isca em espanhol, pelo fato de os pescados serem cortados em cubos bem pequenos. Todavia, outras fontes indicam que o nome ceviche teve origem nos povos indígenas quíchuas, que utilizavam a palavra “siwichi”, cujo significado é “pescado fresco”, para designar o prato.

Nosso vizinho Peru é um país com uma gastronomia bem diversificada com influência de diversas culturas. E o ceviche é um prato típico que reflete toda essa diversidade, misturando peixes, frutos do mar, as cores dos legumes, frutas e temperos. Entre os principais ingredientes estão: peixe branco (mariscos, frutos do mar, polvo ou lagosta também podem ser utilizados), limão, pimentas e cebola-roxa.

O diferencial do ceviche está no seu toque cítrico, já que os pescados são marinados em limão ou laranja.

A origem do prato é disputada entre Peru e Equador, tal como o hommus é disputado entre Síria, Turquia e Líbano. A “briga” ocorre pois ambos os países, além de terem praticamente a mesma variedade de peixes e frutos do mar devido à sua localização geográfica (litoral do Pacífico), faziam parte do Império Inca antes da sua queda.

O prato, apesar da disputa de autoria, não é exclusivo desses dois países. O Chile também tem o ceviche como símbolo da gastronomia local e é apreciado em toda a América do Sul. No Brasil, inclusive, é possível criar variedades da receita utilizando ingredientes regionais, como o caju.

Tartar, o “primo do ceviche”

Um adaptação comum de se ver nos restaurantes é o tartar ou tartare, derivado do prato francês preparado originalmente com carne bovina crua e moldado em aros circulares. O tartar de peixes como bacalhau ou atum também foi incorpoado em restaurantes de comida oriental e você pode também pode preparar, seguindo as receitas do Expert Carlos Ohata.

Tartar de atum por Carlos Ohata.

Dicas de cevicherias no Rio

Um estabelecimento dedicado ao preparo de ceviches é conhecido como uma cevicheria. Com receitas que reproduzem o tradicional ceviche peruano ou com alternativas inovadoras, incluindo ceviches veganos, os restaurantes dedicados aos fãs de ceviche estão ampliando seus horizontes, principalmente no Rio de Janeiro, cujo clima é propício para o consumo do prato.

Entretanto, com tantas opções disponíveis em meio à moda das cevicherias, nada melhor do que garantir um bom passeio gastronômico seguindo as dicas dos Experts Zona Sul.

Ceviche da Fabi

A Expert em Cozinha Saudável Lorena Abreu indica o @cevichedafabi. Localizado no Uptown Barra, o restaurante oferece diferentes opções de sabores, como o ceviche tropical, mexicano, thai, vegano, entre outros. Além das porções individuais, o menu disponibiliza mandalas de degustação e combinados com acompanhamentos.

La Carioca Cevicheria

Indicação da Expert Lorena Abreu e o Christophe Lidy. A @lacariocacevicheria é especializada em culinária peruana, com um toque carioca! O menu da casa conta com diversas opções de ceviche, além de quinotos, tiraditos, entre outras delícias típicas do Peru. Você encontra o restaurante La Carioca no Jardim Botânico, Ipanema e em um quiosque no Leblon.

Endereços:

  • Jardim Botânico: Rua Maria Angélica, 113A
  • Ipanema: Rua Garcia D`Avila, 173 – Loja A
  • Leblon (La Playa): Avenida Delfim Moreira, 117 – Leblon

Lima Cocina Peruana

O Expert em cervejas José Padilha recomenda o @limacocinaperuana.br, restaurante especializado em culinária peruana, localizado nos bairros de Botafogo, Laranjeiras, Tijuca e Niterói. Além da variedade de pratos típicos, o Lima Cocina Peruana oferece um rodízio de ceviches, para quem não quer deixar de provar nenhum sabor!

Poke, o sabor do Havaí

O poke, assim como o ceviche, é um prato cuja característica principal é a presença dos pescados crus como ingrediente, misturados a temperos, arroz Gohan (o mesmo do sushi), algas, gergelim, entre outros.

Presente nos cardápios dos restaurantes japoneses devido à sua semelhança com o temaki, o poke é originalmente havaiano. Sua origem está associada aos pescadores do Antigo Havaí que temperavam pedaços rústicos das pescadas para servir de lanche. A palavra palavra “poke” quer dizer “pequeno pedaço”, que é , assim como no ceviche, a base do prato.

O poke foi facilmente incorporado no menu dos restaurantes asiáticos.

Alguns restaurantes servem o Poke Bowl, que nada mais é do que o poke em uma tigela apropriada. O bowl também é usado em outras receitas, tanto salgadas como em sobremesas ou lanches.

Dicas de restaurantes para apreciar poke no Rio

O poke, assim como o ceviche, também possui inúmeras variações e no Brasil, o uso de frutas se faz bem marcante nas receitas. A crescente procura por pratos veganos também levou os restaurantes a criarem pokes sem a utilização de proteína animal. Experimente provar o clima havaiano com o toque carioca.

Moke Poke

A Expert Lorena Abreu indica o restaurante @moke_poke, especializado em bowls. Além das variedades oferecidas, você pode montar seu bowl e fazer seu pedido delivery.

Ono Poke

“O primeiro e mais gostoso poke do Rio”. Esse é o lema do @onopokebr, restaurante de comida havaiana, localizado em Ipanema e na Barra da Tijuca. Você também pode montar o seu poke em bowls de tamanho P, M e G.

Endereços:

  • Rua Visconde de Pirajá, 630 – loja D – Ipanema.
  • Av. Olegário Maciel, 45 – Barra da Tijuca.

Sushi Bar e Salada Bar: os menus refrescantes Zona Sul

A lista dos seus roteiros não acaba por aí! O Zona Sul também oferece menus refrescantes para os comensais que amam se refrescar através da gastronomia. Afinal, o Zona Sul é um lugar para comer e viver bem!

Para curtir o sabor do poke e do ceviche e de pratos orientais elaborados sob a curadoria do Expert em Peixes e Frutos do Mar Carlos Ohata, dê uma passada no Sushi Bar Zona Sul. Além da experiência nas lojas, o Sushi Bar conta com uma unidade recém inaugurada na Jardim Botânico (Rua Pacheco Leão, 16) e conta com clássicos da culinária oriental e também com um menu moderno e surpreendente.

Para curtir mais menus refrescantes para o verão, você ainda pode aproveitar a variedade do Salada Bar Zona Sul, que conta todo dia com pratos variados para o seu almoço com o toque carioca de coração!

Mais roteiros gastronômicos cariocas

Para conhecer mais roteiros gastronômicos bem cariocas de coração, leia mais:

Para fazer em casa

Se também pode colocar o seu lado chef para trabalhar, inspirando-se nas receitas Zona Sul. Para fazer um Poke Bowl especial, a dica é seguir o passo a passo do Expert em Peixes e Frutos do Mar Carlos Ohata.

Poke Bowl por Carlos Ohata.

Já para se inspirar no ceviche, aprenda a preparar uma receita de ceviche de caju, do Expert Christophe Lidy. Um prato vegano com os sabores do Brasil, perfeito para acompanhar um vinho de verão.

Inserir mais peixes e frutos do mar no seu cardápio confere mais benefícios ao seu organismo. São ricos em vitaminas, proteínas e minerais e possuem alto teor de gorduras saudáveis. Muitos ainda contribuem para reduzir o colesterol e protegem contra doenças cardiovasculares, como é o caso dos camarões, lulas e polvos. Aprenda a comprar seus peixes e frutos do mar fresquinhos para preparar suas receitas e inspire-se nos sabores de verão!