Você sabia que o Líbano é um país com uma longa tradição na produção de azeites? Apesar de pequeno geograficamente, o país é de uma extensa cultura gastronômica, com incrível expressividade nos sabores da Ásia. Se você ainda não conhece os preciosos azeites libaneses, o Expert Marcelo Scofano vai apresentar dois novos rótulos que são novidade aqui no Zona Sul.
Um pouco sobre o Líbano
O Líbano é um dos mais antigos países produtores de azeite do mundo, localizado ao leste do Mediterrâneo, no antigo Crescente Fértil, berço da sedentarização humana, onde se deu o princípio da agricultura.
Sedentarização: quando um povo deixa de ser nômade para se fixar em lugar próprio, criando sua habitação fixa a partir das práticas agrícolas.
Uma tragédia impactante em 4 de agosto de 2020
No dia 4 de agosto de 2020, o país viveu um trágico momento com a explosão do porto de Beirute, capital do país, levando o caos econômico ao país. A catástrofe deixou milhares de feridos, 200 mortos e uma crise política e econômica que se intensificou diante de um cenário preexistente.
Até hoje a Human Rights Watch (HRW, organização internacional não governamental que defende e realiza pesquisas sobre os direitos humanos) procura encontrar vestígios dos causadores de tamanha tragédia.
A explosão no porto de Beirute impactou milhares de cidadãos, direta e indiretamente.
Apoio aos produtores locais
Com o objetivo de apoiar os pequenos produtores locais, o Expert Marcelo Scofano identificou dois azeites de notável qualidade que agora chegam às lojas do Zona Sul com exclusividade:
Azeite extravirgem libanês Orchard of Laila
Seu nome “Orchards of Laila, love at first press“, significa “Orquídeas de Laila, amor à primeira prensagem”. Com uma edição limitada com garrafas numeradas, é um blend elaborado a partir de uma seleção dos melhores azeites produzidos no Líbano, das variedades locais Souri e Ayrouni.
É livre de pesticidas e obedece estritamente a todos os requisitos definidos por Conselhos de Certificação Orgânica internacionais, de acordo com o site oficial.
Características sensoriais e harmonização
De colheita precoce, possui frutado médio, apresenta notas de frutas verdes que alternam com frutas maduras, toques de maçã e tomate, sabor marcante a frutos secos e equilibrado entre amargo e picante.
Harmoniza perfeitamente com carnes brancas e legumes grelhados, saladas de tomate, queijos de cabra e frutos do mar.
Azeite libanês extravirgem Elissar
O nome se origina da rainha Fenícia que construiu a antiga cidade de Carthage, atual Túnis, capital da Tunísia. Através das rotas marítimas do Mediterrâneo, os Fenícios foram os principais responsáveis pela difusão da olivicultura na Antiguidade.
Características sensoriais e harmonização
Elissar Gold Label é um blend maduro e suave das mesmas variedades Souri e Ayrouni, tem aromas de frutas maduras, toque de goiaba, banana e sabor a frutos secos, quase adocicado. Harmoniza com saladas leves e deliciosos crôutons Panetto, queijos frescos, massas, risotos e frutas.
Azeite libanês Elissar Salada com crôutons Panetto
Podcast: ouça o episódio no Spotify
Para saber mais sobre os azeites libaneses, a dica é ficar ligado no podcast Gastronomia Carioca no Spotify! Dê o play no episódio completo “Azeitando pelo Mundo” e acompanhe as novas dicas.
Onde encontrar seus azeites
É importante informar que ambos os azeites não são filtrados e passam apenas por decantação vertical dupla, processo que pode substituir o filtro. Por esse motivo, ambos podem apresentar turbidez. Todavia, esta característica não altera em nada o sabor ou a incrível experiência gastronômica de utilizar um bom azeite libanês.
Para experimentar as novidades, você pode pedir pelo WhatsApp, ir diretamente a uma loja mais próxima ou comprar pelo site ou app. Bom apetite!