Você gosta de sucos, doces ou molhos com sabor cítrico? Aquele leve azedinho adocicado presente em alguns alimentos pode ser delicioso. Porém, nem todo cítrico é igual, afinal o universo citros é repleto de frutas diferentes. Depois das laranjas, agora é hora de falar sobre tangerina e limão. Cada fruta com seu sabor, muitos benefícios e também impostores! Venha conferir.

Quem são os citros?

De acordo com edital da EMBRAPA, o gênero Citrus é composto por várias espécies, classificadas em laranjeiras, tangerineiras, limeiras ácidas e doces, limoeiros verdadeiros, pomeleiros, cidreiras e toranjeiras, e ainda os híbridos.

Dentre as espécies do gênero, as tangerineiras são as de cultivo mais distribuído no mundo, por conta de sua adaptabilidade a diferentes condições de cultivo e maior tolerância ao frio, embora sejam as laranjeiras vencedoras no quesito de maior área total ocupada.

Conforme mostram vários registros, o cultivo de citros existe há mais de dois mil anos antes de Cristo na China.

Apesar de haver muitos indícios que apontam para o fato de a tangerina ser mais antiga que a laranja, o cultivo da tangerina demorou mais tempo para conquistar o mundo. Uma das hipóteses tem relação com a sua menor resistência ao transporte quando comparada com as laranjas e limões.

Para quem é fã dos cítricos e saber mais informações específicas sobre cultivo de frutas do gênero Citros, a EMBRAPA oferece uma publicação gratuita com 500 perguntas e respostas com curiosidades sobre o tema.

Tipos de tangerina

Apesar de parecer simples diferenciar limões de laranjas e laranjas de tangerinas, nem tudo é tão simples quanto parece. No grupo das tangerinas, elas se dividem em alguns grupos de acordo com suas características horticulturais, dos quais destacaremos quatro:

Comum (Citrus reticulata Blanco)

O grupo Comum engloba a tangerineira mais famosas no mercado: a Ponkan. A Ponkan também pode ser encontrada em muitos lugares como Laranja-Ponkan.

Mas não se engane: Ponkan não é laranja, é tangerina! Seus frutos são grandes, os gomos se separam facilmente e é bem simples de descascar.

Mediterrânea (Citrus deliciosa Ten.)

O grupo Mediterrânea abriga as famosas mexericas, comumente denominadas bergamota no sul do país. Neste grupos estão as famosas Mexericas-do-Rio, que são muito aromáticas, têm casca fina e lisa e são fáceis de descascar.

Aprenda a receita de uma deliciosa salada com mexerica, criada pela Chef Zona Sul Beth de Sá.


Receita de salada de quinoa e mexerica

Ingredientes

Modo de preparo
Refogue a quinoa, cozinhe e reserve, corte as mexericas em rodelas finas e corte as rodelas em 4 partes, corte os tomatinhos ao meio, desfolhe o hortelã, junte todos os insumos, misture tudo regue com azeite a gosto.


Satsuma

As tangerinas do grupo Satsuma são as mais tolerantes ao frio e não apresentam sementes. A tangerina Okitsu, por exemplo, é de grande importância econômica para o Rio Grande do Sul.

Híbridos

No grupo de tangerinas híbridas, estão algumas conhecidas como a Dekopon e Murcott, ou Murcote.

A Murcott ou Murcote é um cruzamento de tangerina e laranja (chamado de Tangor), de casca fina, mais achatada do que as tangerinas convencionais, bem doce para o consumo in natura.

A Dekopon é híbrida do cruzamento dos tipos kiyomi e pokan, e “nasceu” no Japão. Sua parte superior saliente a torna bem fácil de diferenciar em meio às outras tangerinas. Seu sabor é bem doce.

Tipos de tangerina e limões que você encontra no Zona Sul. Infográf

Se a vida lhe der limões… Podem ser limas!

Assim como tem tangerina chamada de laranja, também acontece o mesmo com o grupo dos limões.

Provavelmente você tem em casa o limão “Tahiti”, aquele bem verdinho, perfeito para uma boa caipirinha ou ideal para espremer algumas gotas sobre a carne suína. Na realidade, ele não faz parte do grupos dos limões, mas seu nome real é Lima Ácida Tahiti.

O mesmo acontece com o limão Galego, que também é lima. O Galego geralmente é menor que o Tahiti e menos verde. Também muito usado na culinária, para preparo de bebidas, temperos e tortas.

Aproveite para conhecer uma receita de guacamole de jiló.

Já o Limão Siciliano, de casca grossa e amarelo, é realmente classificado como limão. Muito utilizado na gastronomia por causa da sua suave acidez. Outros limões considerado “verdadeiro” são os do tipo Eureka, Lisboa e Fino.


Receita de torta de limão siciliano, por Marcelo Scofano

Que tal preparar uma torta cítrica com o limão siciliano? Anote a receita do Expert Marcelo Scofano e aproveite para se surpreender com o potencial de um azeite clássico na sua receita.

Torta de limão por Marcelo Scofano

Qual a diferença?

A diferença entre limas e limões é pequena: limões são menos ácidos que as limas, e rendem menos para sucos. Suas nomenclaturas e classificações científicas são diferentes e além disso, limões (Citrus limon) se adaptam melhor em climas moderados. Já as limas gostam bastante de um clima tropical.

Entretanto, mesmo agora que você descobriu a verdadeira identidade dos impostores, não precisa se preocupar! Pode continuar chamando pelo nome carinhoso e transformando seus limões que a vida lhe der em limonada.

Benefícios para a saúde

Como todo bom Citros, tangerinas e limões são ricos em vitamina C, assim como as laranjas.

Apesar de você associar vitamina C à cor alaranjada, principalmente por causa dos suplementos vendidos em farmácias, não são apenas as frutas alaranjadas que são fontes de vitamina C. Limão, caju, goiaba, kiwi, entre outros, também são riquíssimos em vitamina C.

Nem só de cor laranja vive a vitamina C! Existem diversas frutas com o mesmo benefício.

A avaliação das quantidades dos nutrientes dos alimentos segue uma tabela denominada de TACO (Tabela brasileira de composição dos alimentos) que contém dados sobre a composição dos principais alimentos consumidos no Brasil. O projeto TACO foi desenvolvido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação – NEPA/UNICAMP com financiamento do Ministério da Saúde e atualmente fornece dados nutricionais de mais de 500 alimentos.

A acerola está no topo da lista de frutas com maior quantidade de vitamina C.

Além da vitamina C

A tangerinas são ricas principalmente em potássio, cálcio e com efeito antioxidante, perfeitas para quem pratica atividade física. Por serem repletas de fibras, também auxiliam na dieta por aumentar a saciedade e melhorar a saúde intestinal.

Os limões são erroneamente associados à acidez estomacal devido ao seu sabor ácido. A realidade, porém, é que o limão possui um alto potencial alcalinizante. Ou seja, apesar do seu sabor ácido, após ingerido ele deixa um resíduo alcalino no organismo, facilitando a digestão. Por consequência, aumenta o bem-estar.

O limão possui alto poder alcalinizante no organismo.

Por fim, para garantir uma alimentação repleta de cítricos saudáveis, aproveite a feirinha de cítricos Zona Sul e recheie sua geladeira com laranja e limão! No site, app ou na loja mais próxima de você, frutas selecionadas da melhor qualidade!