Tudo fica mais vivo na primavera! Os jardins mais floridos, o clima gostoso e ensolarado, as casas repletas de amigos para uma divertida conversa regada a petiscos e taças prontas para um brinde. Mas você sabe quais bebidas combinam com o suave frescor da primavera? Segredo: não são apenas vinhos e espumantes. Quer saber mais? Confira!

Aqui você vai ver:

Vinhos brancos e rosé

Os vinhos brancos e rosé são os protagonistas quando o tema é a chegada do calor. No entanto, não é uma regra beber rosés e brancos no calor e tintos no frio. No calor, você pode optar por um tinto mais leve e fresco que não tenha passagem em madeira. E no frio, brancos fermentados em barricas de carvalho também costumam ser servidos em temperatura mais alta.

Entretanto, para quem não tem tanto “conhecimento de causa”, o ideal é não ousar tanto e optar sim pelos brancos e rosés que costumam ser servidos em temperaturas mais baixas, de 10º a 12ºC ou ainda de 6º a 8ºC. Para harmonizar, nada melhor do que receitinhas práticas e fáceis, para petiscar na beira da piscina, como antepasto de berinjela, canapés de salmão, bruschetta de bacalhau, tomatinhos confit ou ainda um exclusivo ceviche de caju 100% vegetariano!

Um destaque para os brancos eslovenos

Falando nisso, você sabia que a Eslovênia é um país do Velho Mundo reconhecido pela sua paixão pelo vinho branco? O país não faz parte do grupo de países popularmente conhecidos como Itália ou França, mas destaca-se globalmente pela produção de vinhos de qualidade, representados sobretudo pelos brancos da cepa Rebula, que está presente em 75% de todo o vinho produzido no país.

Para conhecer mais os vinhos eslovenos, o Zona Sul selecionou para o catálogo de vinhos de primavera 2022 o rótulo Quercus Pinot Grigio, ideal para consumo imediato acompanhando entradas e pratos com peixes, frutos do mar, culinária asiática e mediterrânea, saladas e queijos. Deve ser servido de 10º a 12ºC.

Espumantes

Os espumantes são reconhecidos pelo seu frescor e pelo característico perlage que confere a eles uma elegância ímpar. Os espumantes, apesar da tonalidade clara, podem ser obtidos de uvas brancas ou tintas. Eles são, tecnicamente um vinho feito através de um duplo processo de fermentação, onde na segunda fermentação o gás carbônico é mantido e por isso são geradas lindas borbulhas.

Existem diversos métodos de produção de espumantes e nomenclaturas que variam de acordo com a região em que são produzidos, como Champagne, Prosecco e Cava, ou ainda classificações de acordo com o nível de doçura de cada um.

Classificação por nível de doçura dos espumantes. Infográfico Zona Sul.

Por isso, fique atento, pois nem todo espumante combina com peixe ou sobremesa. Os espumantes Brut vão bem com frutos do mar e aperitivos. Um Dry combina com massas e até sobremesas. Mas para harmonizar com doces, escolha um Demi-Sec ou Moscatel.

Para apreciar uma deliciosa tartelette de frutas vermelhas disponível no Ateliê Doce Zona Sul, o indicado é um rosé Aquarela Casa Perini. Já para combinar com uma salada Caesar com salmão selvagem da Expert Lorena Abreu, o ideal é um Brut Charmat Casa Perini.

Clericot para refrescar e colorir

O Clericot é uma bebida tradicionalmente feita com vinho branco ou espumante, frutas, ervas aromáticas e muito gelo, para refrescar as festas e reuniões de amigos. Com seu aspecto colorido, o Clericot combina perfeitamente com a primavera e pode ser servido na jarra, para todo mundo se servir à vontade.

Aperte o play na receita de um Clericot criado pelo mixologista Claudio Adriano, responsável pelo Bar do Rio, e conheça outros de drinks para dias quentes através do e-book de receitas.

Clericot por Claudio Adriano, mixologista Bar do Rio.

Vinhos tintos

Se você pensa que os tintos estão de fora da lista das bebidas que combinam com dias mais quentes, é porque não conhece a versatilidade dos vinhos. Existem sim diversos vinhos tintos para o calor, e o segredo está em escolher rótulos que podem ser servidos entre 14ºC e 16ºC, mais frutados, de boa acidez e que de preferência não passaram por barricas de carvalho.

Cabernet Sauvignon, a rainha das tintas

Para dias mais amenos, nenhum problema em escolher vinhos mais estruturados, uma característica importante de vinhos Cabernet Sauvignon, uva considerada a rainha das tintas. Afinal, uma inquestionável qualidade dos vinhos varietais Cabernet Sauvignon é a versatilidade.

Os rótulos mais leves podem abrir sua reunião de amigos, combinando com aperitivos, antepastos e petisqueiras Zona Sul. Já os mais encorpados podem garantir um jantar em dias mais frescos, acompanhando carnes mais gordurosas ou massas com molhos mais picantes.

Cervejas na taça

Achou que o assunto acabava nos vinhos? Que nada! Faz tempo que o estereótipo de “loira gelada” já não define mais a cerveja e, com a variedade de tipos fabricados, é possível combinar sua bebida com toda e qualquer ocasião, desde petiscos e pratos leves a refeições mais elaboradas e sobremesas.

A fermentada bebida oferece um vasto leque de estilos e pode ser servida com todo o requinte que merece, uma vez que sua versatilidade permeia entre copos e taças.

“Você também pode servir sua cerveja na taça, com o seu devido glamour.”

Expert José Padilha

Para começar o dia

Para um dia repleto de frescor e solzinho matinal, você pode inclusivo abrir as refeições com um drink alemão chamado Fruhstuck, que significa “café da manhã”. É uma deliciosa receita que mistura cerveja Weiss ;

Para receber os amigos

As cervejas, por sua versatilidade, são perfeitas para harmonizar com diversos petiscos em uma reunião de amigos, principalmente se você preparar uma deliciosa tábua de queijos e frios.

Cervejas brasileiras artesanais como La Birra e Matarelo oferecem estilos suficientes para você combinar desde o primeiro queijo mais suave, como um Brie ou Camembert, ao queijo mais maturado, como um Grana Padano ou Parmesão, ou ainda os azuis, como um Gorgonzola.

E o match não se resume somente aos salgados, mas também aos doces. Frutas como uvas passas, tâmaras e o bom e clássico chocolate também entram na lista de harmonizações com cervejas. Aprenda a combinar cervejas selecionadas pelo Expert José Padilha com oleaginosas, cereais e sobremesas.

Não falta opção para encher sua taça nessa estação! Para conhecer ainda mais sobre harmonizações e dicas com os Experts e Chefs Zona Sul, baixe seu catálogo de vinhos de primavera Zona Sul e fique conectado ao melhor da gastronomia!

Vinhos de primavera 2022 Zona Sul.