Você ainda acha que cerveja é aquela bebida gelada que combina somente com calor, verão, churrasco e amendoim? Sua cerveja pode harmonizar com os mais distintos momentos e pratos, incluindo as sobremesas! Separe sua taça e siga as dicas do Expert José Padilha.

Cerveja não é tudo igual

Se você adora cerveja já sabe que ela é uma das paixões nacionais. Mas faz tempo que o estereótipo de “loira gelada” já não define mais a cerveja e, com a variedade de tipos fabricados, é possível combinar sua bebida com toda e qualquer ocasião, desde petiscos e pratos leves a refeições mais elaboradas e sobremesas.

Com o devido conhecimento, fica fácil entender que a cerveja oferece um vasto leque de estilos e pode ser servida com todo o requinte que merece, uma vez que sua versatilidade permeia entre copos e taças.

mes da cerveja

“Você também pode servir sua cerveja na taça, com o seu devido glamour.”

Expert José Padilha.

Outros mitos sobre a cerveja ainda deixam muita gente em dúvida na hora de comprar. Por isso, é sempre bom ficar de olho nas verdades e mentiras sobre o assunto antes de replicar os famosos ditos populares.

Ponto para as artesanais brasileiras

Um dos mitos que persistiu durante um bom tempo no universo cervejeiro já foi desmascarado faz tempo é o fato de que cervejas consideradas superiores eram importadas. Nada disso! O Brasil já tem experiência no assunto e o boom do surgimentos de cervejarias artesanais em território nacional se deu a partir dos anos 90.

Atualmente, portanto, as cervejarias artesanais crescem em número e em notoriedade a cada ano e novos estilos como o brasileiríssimo Catharina Sour estão conquistando o coração dos cervejeiros pelo mundo.

O estilo Catharina Sour foi criado no Brasil e já ganhou prêmios pelo mundo todo.

Para provar que as cervejas nacionais podem elevar o nível da sua recepção em casa e fazer de você um belo anfitrião, o Expert José Padilha selecionou rótulos nacionais La Birra e Matarelo que vão combinar com queijos, frios, petiscos e até sobremesas.

Recebendo os amigos com cerveja

Agora é hora de juntar tudo de mais gostoso: receber suas visitas e abrir as conversas com uma boa recepção gastronômica regada a frios, pizzas, nuts, queijos, chocolates e cervejas. Escolha a sua combinação preferida:

La Birra American IPA

Como um belo exemplar da escola americana, essa IPA explode em sabores e aromas com lúpulos cítricos e florais! O Expert José Padilha sugere harmonizá-la com embutidos como pepperoni ou copa lombo.

Falando em pepperoni, não tem como não se lembrar de uma clássica pizza Zona Sul, com a massa mais crocante e fininha da cidade maravilhosa… Que tal visitar a loja com pizzaria mais perto de você?

Você também pode adquirir sua pizza resfriada Panetto para assar em casa.

La Birra Irish Red Ale

Uma cerveja perfeita pra tomar em grandes quantidades, em dias não tão frios e em boa companhia! A La Birra Red Ale é uma clássica cerveja da escola inglesa, com maltes caramelo aparentes, equilibrada com lúpulos que não a deixam tão doce. Experimente combinar sua Irish Red Ale com salames da linha Nostra Famiglia, exclusiva para os cariocas de coração!

La Birra Dortmunder Export

Dulçor e amargor equilibrados, álcool um pouco mais acentuado e um sabor incrível conferem à essa lager uma complexidade maior que vale à pena ser apreciada.

Combine com mix de castanhas e oleaginosas, como o mix de nuts libanês Alrifai que você encontra no Zona Sul.

La Birra Weiss

Clássica da Baviera, muito apreciada nas terras tropicais. A La Birra Weiss é feita com 50% de trigo e levedura que lhe confere aromas e sabores frutados e condimentados. Boa para acompanhar refeições, após exercícios físicos, em dias quentes e até no café da manhã como fazem os alemães em um típico drink Fruhstuck!

Para petiscar, combine com queijo Brie ou Camembert. Aproveite para saber mais sobre harmonizações de queijos com cervejas e vinhos com o Expert André Guedes no vídeo a seguir:

Cervejas, vinhos e queijos por André Guedes.

Matarelo Belgian Blond Ale

Belgian Blond Ale é uma clássica cerveja da escola belga, simples em sua composição e complexa em seus sabores. Fornece aromas esterificados lembrando mel, frutas amarelas e dulçor. O sabor equilibrado dos maltes e lúpulos selecionados ficam bem perceptíveis a cada gole, aflorando no retrogosto.

Experimente com queijo do tipo parmesão e, para os mais chegados a um docinho, com uvas passas.

Matarelo Brut IPA

As Brut IPAs surgiram para impressionar quem ama lúpulo, mas não se engane, pois Brut não tem a ver com acidez e sim, com o consumo total dos açúcares residuais, que torna a cerveja mais seca. Isso faz com que os aromas e sabores do lúpulo fiquem muito mais perceptíveis.

A alta carbonatação aliada às suas características a torna uma verdadeira hop champagne. Um belo exemplar da nova escola americana e suas cervejas lupuladas.

Para fazer um match perfeito, combine com presunto de parma ou presunto cru, que são ingredientes perfeitos para uma bela tábua de queijos e frios ou para uma entradinha como a clássica bruschetta, como ensina o Expert Christophe Lidy:

Bruschetta de presunto cru e burrata por Christophe Lidy.

Matarelo Strong Scotch Ale

Na cerveja Strong Scotch Ale a presença de malte caramelo é a grande estrela! Acobreada e potente, com álcool elevado e mascarado pelo seu perfil maltoso, traz consigo um corpo cheio, frequentemente adocicado, podendo conter traços de fumaça e torrefação, equilibrados pelo amargor médio dessa cerveja. Um excelente exemplar da escola Inglesa, como as londrinas Porter e Stout.

Fica perfeita com chocolate ao leite! Aproveite para aprender a combinar chocolates variados com outros estilos de cerveja.

Cervejas que combinam com chocolate. Infográfico Zona Sul.

Matarelo Barley Wine

A licorosidade e a alta carga de malte dessa potente cerveja lhe confere uma complexidade única. Caramelo, frutas secas, nozes, toffee e calor proveniente do álcool podem ser facilmente percebidos no paladar.

O Expert José Padilha sugere combinar com tâmaras, que são super saudáveis e podem gerar receitas incríveis brigadeiros de tâmaras.

Além das cervejas: vinhos de primavera

Para quem ama bebidas, o mundo das cervejas e dos vinhos têm muito mais em comum do que você imagina e diversas combinações são ideais para deixar a sua primavera mais gostosa.

Para descobrir a enorme variedade de sabores, aromas e harmonizações disponíveis para deixar o clima mais gostoso, baixe o catálogo de vinhos de primavera Zona Sul e conheça os rótulos selecionados pelos Experts Zona Sul.

Catálogo de vinhos de primavera Zona Sul.