Um verdadeiro apreciador de café sabe que uma bebida de qualidade depende de um conjunto de fatores: do terroir ao mais fino ajuste na escolha da temperatura da torra, cada detalhe conta. Não é por acaso que o microlote orgânico Orfeu Arara se tornou vencedor do concurso Aroma BSCA 2022. Conheça o que torna esse café um microlote premiado, com pouquíssimas unidades disponíveis, que você merece conhecer (e degustar). Garanta o seu no supermercado mais amado do Rio.

Aqui você vai ver:

Por que Arara?

O nome do microlote vem do próprio grão: o Arara. Uma variedade 100% Arábica cujos frutos maduros são de um amarelo homogêneo e chamativo, num contraste inegavelmente brasileiro, como o das cores da ararajuba, ave também conhecida como ararinha.

Os grãos do microlote orgânico Orfeu Arara foram cultivados em um terroir extraordinário a 1.215 metros de altitude no sul de Minas Gerais. Criteriosamente escolhidos, secos ao sol e torrados com delicadeza, os grãos conferem ao café aromas complexos, doçura impactante, acidez luminosa e corpo sedoso. Uma bebida sem defeitos, que já encantou os paladares mais exigentes.

Tal fato é confirmado pela premiação conquistada no concurso Aroma BSCA 2022, o 5º prêmio em seis anos de um concurso restrito a fazendas com certificação de sustentabilidade.

A Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, sigla em inglês), é a única instituição brasileira reconhecida internacionalmente qualificada para certificar lotes que podem ser monitorados através de selos de controle de qualidade de cafés especiais.

O que é um microlote?

Talvez você esteja se perguntando o que caracteriza um microlote. Microlote são grãos cultivados em um terroir de altitude, em uma área pequena, com condições climáticas e exposição solar ideais e, finalmente, os frutos colhidos no melhor nível de maturação. A partir daí, os processos de beneficiamento, secagem e intensidade da torra são criteriosamente escolhidos para realçar a alta qualidade dos grãos.

“Microlote está associado a um terroir com um diferencial único. Geralmente é uma área pequena que gera apenas algumas sacas. E por conta do tratamento pós-colheita, essas qualidades são ainda ressaltadas, tornando-se um como diamante lapidado”.

Expert Zona Sul em Cafés Paulo Tassinari

Uma embalagem à altura

Por conta dessa especificidade, Orfeu lança essa edição limitada de apenas 500 garrafas numeradas à mão em uma embalagem única como o café que carrega em seu interior, que contém 1 garrafa com 330g de grãos torrados do Microlote Premiado Arara + 1 porta-garrafa em tecido.

Acompanhando a garrafa, está uma tag com o bordado artesanal de uma ararajuba, realizado pelo grupo Bordadeiras da Fazenda, apoiado por Orfeu. Através do bordado, elas se fortalecem e constroem laços de amizade.

Para Orfeu, café e pássaro, juntos, simbolizam o cultivo orgânico e o respeito diário à natureza.

Características sensoriais

Sabia que café de qualidade não é amargo? Com doçura impactante, corpo sedoso e acidez luminosa, o café Orfeu Arara combina notas de limão, laranja, rapadura e melaço, uma legítima ode à cultura brasileira.

Um café com 89,4 pontos, digno de ser apreciado por quem realmente ama a bebida e sabe que um café só é considerado especial quando é classificado acima de 80 pontos.

“Cafés Especiais são grãos isentos de impurezas e defeitos que possuem atributos sensoriais diferenciados. Estes atributos, que incluem bebida limpa e doce, corpo e acidez equilibrados, qualificam sua bebida acima dos 80 pontos na análise sensorial.”

Fonte: BSCA
Características sensoriais do Microlote Orfeu Arara. Imagem: Orfeu / Zona Sul.

O microlote Orfeu Arara é vendido em grãos, ou seja, para uma ótima experiência, é necessário possuir um moedor, que pode ser manual ou automático. A escolha da moagem adequada (fina, média ou grossa) vai depender do tipo de café que você quer fazer. Aprenda mais sobre tipos de moagem e utensílios para cafés.

“Uma boa dica é somente realizar a moagem minutos antes do preparo, preservando ao máximo as características do café.”

Expert em Cafés Paulo Tassinari

Conheça Orfeu

Em 2005, a Orfeu surgiu com o propósito de produzir e proporcionar aos brasileiros um dos melhores cafés do mundo, tendo estabelecido um novo patamar de qualidade de café para apreciadores do país.

A excelência do café Orfeu começa na seleção das sementes para o plantio, feita por especialistas. Elas são cultivadas em solo ideal para cada variedade, em fazendas localizadas no alto de montanhas, condição essencial para que o grão alcance a sua maior nota de qualidade.

Toda a produção do café, da semente à xícara, é controlada por Orfeu. As etapas são integralmente acompanhadas por pessoas treinadas e dedicadas, entre as quais estão oito Q-Graders, especialistas internacionais de café, qualificados e certificados, um diferencial que garante a qualidade da marca.

Com a mesma qualidade obtida na produção dos cafés, a Orfeu surpreende também na produção de azeites, extraídos das oliveiras plantadas na Fazenda Rainha, localizada entre o sul de Minas e o Vale da Grama, próximo à cidade de Poços de Caldas – Minas Gerais.

Para entender mais sobre café

Se você quer entender mais sobre essa bebida que tem a cara e o sabor do Brasil, fique por dentro do que já rolou no Gastronomia Carioca e celebre o conhecimento com uma xícara bem cheia de café: