O Brasil tem uma mágica especial que desperta o desejo de muitos especialistas ao redor do mundo. Um clima versátil e um terroir diversificado por regiões que permite que tudo que se plante aqui, floresça. Já surpreendendo na produção de vinhos, cafés, entre outros produtos derivados de insumos naturais, agora é a vez do Brasil brilhar ainda mais na produção de azeite. Conheça mais sobre os novos e já premiados azeites Orfeu, produzidos no Brasil, para os brasileiros. Afinal, azeitar é preciso!

Aqui você vai ver:

Você já conhece a Orfeu

Apesar da novidade no campo dos azeites, o nome Orfeu certamente não soa estranho aos seus ouvidos. Afinal, a marca já é reconhecida e tradicional na produção de cafés, com diferentes blends e versões em cápsula, para quem é apaixonado por um cafezinho.

Com a mesma qualidade obtida na produção dos cafés, a Orfeu inova também na produção de azeites, extraídos das oliveiras plantadas na Fazenda Rainha, localizada entre o sul de Minas e o Vale da Grama, próximo à cidade de Poços de Caldas – Minas Gerais.

Um olival entre os cafés

A plantação de oliveiras da Fazenda Rainha foi inserida em uma área suscetível a ventos frios e geada, onde não seria possível o cultivo de café. Entretanto, o clima é perfeito para a produção dos Azeites Especiais Orfeu.

Na Fazenda Rainha, as oliveiras são cultivadas a mais de 1.300 metros de altitude, em um terroir de solo vulcânico. Produzidos sob um olhar cuidadoso, o lagar no meio do olival possibilita a extração em menos de duas horas após a colheita, mantendo a pureza e o frescor da oliva.

Na plantação, são cultivadas as espécies Arbequina, Arbosana, Grappolo, Picual, Coratina, Frantoio e Koroneiki.

Azeites que já nasceram premiados

Para se manter como um azeite extravirgem, ao realizar a extração, ela é realizada ainda a frio e em menos de 2 horas após a colheita. Esse tipo de extração garante um azeite extravirgem ainda mais fresco, com elevado nível de polifenóis e baixa acidez, menor ou igual a 0,2%, sendo possível assim obter um sabor único e acentuando ainda mais a sua qualidade.

Esse tipo de processo já rendeu diversos prêmios mundiais para a Orfeu, por isso a qualidade dentro de cada etapa é essencial para se manter como uma das melhores marcas de azeites especiais do Brasil.

Azeites Orfeu

Além de sua qualidade única dentro de cada frasco, o design dos produtos é pensado de forma atípica para transparecer toda a elegância e dentro de sua cor ouro-esverdeado em suas garrafas transparentes e armazenado em uma caixa que protege o frasco da luz.

Deu vontade de provar? Então conheça os novos sabores que podem dar um toque especial ao seu dia e saiba sobre as notas sensoriais e harmonizações sobre cada azeite Orfeu, descritas pelo Expert em Azeites Marcelo Scofano.

“Aos consagrados Koroneiki, Arbosana e blend da safra, em 2022, somam-se os monovrietais Arbequina, Coratina e Picual, esse último em um microlote mais que especial.”

Expert em Azeites Marcelo Scofano

Arbequina e Arbosana

Cada azeite monovarietal apresenta notas sensoriais distintas, onde o Arbequina se destaca pelas características herbáceas e frutais com notas de maçã verde e banana, equilíbrio e delicadeza que, assim como o Arbosana, de maior intensidade, com toques florais e especiarias, são ideais para harmonizar, emprestar e realçar sabores a saladas, carnes brancas, massas, queijos frescos e sobremesas.

Koroneiki

O azeite Koroneiki, de frutado verde, aromas de folhas, ervas, tomate, toques florais intensos e, ao mesmo tempo delicados também harmoniza com saladas, crustáceos, carnes brancas grelhadas e queijos semicurados.

Coratina e Picual

Os monovarietais Coratina e Picual possuem notas aromáticas intensas de folhas verdes, pimentão, tomate, alcachofra e pimenta verde.

Seu sabor pungente harmonizará perfeitamente com pratos condimentados, carnes vermelhas e de caça, embutidos, defumados e emprestará seus seus distintos sabores às preparações em que forem adicionados.

Você pode experimentar seu Orfeu Coratina ou Picual sobre um suculento Chateaubriand (a parte mais nobre do Filet Mignon) com Mix de Cogumelos pelo Expert Marcelo Malta.

Chateaubriand com mix de cogumelos por Marcelo Malta.

Blend da Safra

Para complementar essa linha exclusiva, o blend da safra, elaborado com as variedades Arbequina, Grappolo e Picual possui frutado verde e intenso com notas de frutas verdes como kiwi, maçã e tomate, aromas de rúcula, pimentão e couve.

Seu sabor pungente e equilibrado é ideal para dar toque inconfundíveis em carnes grelhadas, pratos condimentados, queijos curados, picantes, embutidos e defumados.

Além dos toques muito especiais que emprestam aos mais diversos pratos, os azeites acrescentam valores nutricionais aos pratos e trazem benefícios à saúde. Fique por dentro do mundo dos azeites e fique ainda mais conectado ao amor pela gastronomia com a gente.