Assim diz o ditado: “coffee is a hug in a mug” (café é um abraço em um caneca). Para quem ama o abraço da segunda bebida mais consumida do mundo (que perde só pra água), nada melhor do que uma lista de receitas nas quais o café é protagonista. Chegou a hora de descobrir que seu menu pode ter o alegre toque da cafeína desde o aperitivo até a sobremesa. Vamos cozinhar juntos?

Mergulhando no assunto

Antes de preparar suas receitas com café, por que não mergulhar um pouco mais a fundo no tema para conhecer as espécies dos grãos que vão para a sua xícara, ou para saber como pedir seu espresso na cafeteria? Afinal, melhor do que só consumir a bebida, seja ela preparada em cápsulas ou em cafeteiras especiais, é se manter conectado à gastronomia e experimentar o maravilhoso mundo dos sabores.

Conhecendo mais sobre o universo dos cafés fica ainda mais interessante você preparar suas receitas e surpreender a todos com a versatilidade deste ingrediente tão amado globalmente. Confira!

O café é a segunda bebida mais consumida no mundo, perdendo somente para a água.

Escolha sua receita:


Drinks

Drink energético

Imagine combinar cachaça, geleia de damasco e um café preparado na Moka ou um espresso? Essa receita do Expert Paulo Tassinari, além de saborosa é muito interessante de preparar. Turbine a sua noite com muito mais sabor!

Drink energético com café e cachaça

Cara-metade

Um drink que combina ingredientes que, embora diferentes e aparentemente antagônicos, se complementam em perfeita união: café e maracujá!

No café há vários antioxidantes que protegem o corpo dos malefícios de radicais livres, moléculas que causam envelhecimento e estão associadas a doenças como câncer e problemas cardíacos. Já o maracujá, além do sabor marcante, é fonte de vitaminas e um ótimo calmante natural, utilizado sobretudo em sucos e chás.

Você pode preparar seu drink sem álcool ou adicionando vodca, se quiser dar a essa mistura uma sinérgica combinação de calor, energia e sedução. Aprenda a preparar o seu Cara-metade com o Expert Paulo Tassinari.

Drinks de inverno

O café é muito bem recebido na elaboração de coquetéis e pode ser combinado a diferentes bebidas, como uísques, licores, vodca e até saquê. A cafeína é um poderoso termogênico e mesmo quando consumida em versões diferentes de um café na xícara, ela pode transformar uma bebida em um “aquecedor natural” nos dias mais frios.

Baixe o seu e-book de drinks de inverno e aprenda várias receitas elaboradas pelo time de especialistas e bartenders Zona Sul.

Drinks de inverno Zona Sul

Você também pode provar drinks exclusivos no Bar do Rio, como o irresistível Coffee do Barão, para curtir seu happy hour mesmo nos dias de inverno.

@zonasulsupermercado Que tal um drink exclusivo do Bar do Rio para se despedir dos dias de inverno? Venha provar! #Gastronomia #Drink #Café #SaboresDoBrasil #ZonaSulTáOn ♬ r&b loop – Official Sound Studio

Sobremesas

Café e sobremesa são o match perfeito. Os toques de caramelo dos grãos tostados do café têm similaridade com toffees e chocolates. Não é à toa que o casal se completa como nos contos de fada. Veja a seleção de sobremesas para inserir o café na sua lista de ingredientes:

Mousse de café com Baileys

O Chef Zona Sul Gabriel Banharo ensina uma sobremesa muito fácil de fazer com café, creme de leite e licor Baileys. É só bater os ingredientes na batedeira e pronto. Simples e divino.

Mousse com licor Baileys por Gabriel Banharo

Mousse de chocolate com café

O Expert Paulo Tassinari ensina a preparar uma tentadora mousse de chocolate turbinada. O segredo é utilizar um café especial, preferencialmente uma torra mais escura na Moka italiana.

Mousse de chocolate com café por Paulo Tassinari

Tiramisú

Tiramisú é a sobremesa com café que não pode faltar na lista. Um clássico encontrado em praticamente todo restaurante italiano agora pode ser reproduzido na sua casa com essa receita do Expert Piero Cagnin.

Tiramisú por Piero Cagnin

Você também pode optar pela versão do tiramisú montado em um refratário grande em uma receita muito, mas muito fácil de aprender.

Patisserie atelie doce Zona Sul

Você também encontra o famoso tiramisú italiano no Ateliê Doce Zona Sul.

Bolo de café, chocolate e cachaça

Você sabia que o bolo é um dos 10 doces preferidos dos brasileiros? Geralmente acompanhado de uma xícara de café no lanche da tarde ou no café da manhã, o bolo remete a um gostinho de saudade, de receita de família, conhecido na gastronomia como comfort food.

Entretanto é possível juntar dois costumes locais em uma única receita e adicionar o destilado que é 100% verde e amarelo aos ingredientes: a boa cachaça!

Baixe o e-book Sabores do Brasil e aprenda a preparar um incomparável bolo de café, chocolate e cachaça com o Expert Paulo Tassinari!

Brigadeiro de colher com café

Uma receita da Expert Lorena Abreu que rende 500g aproximadamente e vai muito, muito bem com um café em cápsulas Me Bebe. Veja a receita completa e prepare o seu brigadeiro!

Pratos para surpreender

Para quem achava que café se resumia a uma xícara, a hora de se surpreender com a sua versatilidade é agora. Anote as receitas de pratos principais utilizando o café como ingrediente!

Talharim ao molho de café

Uma receita em dupla com a expertise de Marcelo Scofano e Paulo Tassinari só pode resultar em um menu inesquecível. E será que talharim combina com café e trufas negras? Aperte o play e tire suas conclusões:

“A questão do café é a volatilização dos seus aromas quando ele é muito aquecido. A gente precisa de um elemento que sequestre os sabores do café.”

Expert Marcelo Scofano

Aperitivo de queijo com mel e café

O pó de café serve pra coar, certo? Errado! O Expert Paulo Tassinari prova que o café moído pode servir para dar um toque especial a um aperitivo feito com parmesão de boa qualidade e mel.

Café com queijo e mel por Paulo Tassinari

“Utilize um café especial de torra um pouco escura, pois tanto o café quanto o queijo parmesão têm perazinas, ingredientes químicos em comum que vão combinar. E o mel e o café têm caramelos em comum.”

Expert Paulo Tassinari

Seja você do time do café gelado ou daquele bem quente coado na hora, utilizar o café como ingrediente na gastronomia pode ser uma experiência inesquecível e uma deliciosa viagem sem volta! Conheça a variedade de cafés disponíveis no supermercado mais amado do Rio e peça o seu com um clique!