A Chardonnay é uma casta de origem francesa, porém com grande versatilidade, adaptando-se bem em diversos países do Velho e do Novo Mundo. Contudo, foi na França, onde a Chardonnay teve seu grande reconhecimento, não só por seus grandes vinhos minerais da Borgonha, bem como no espumante mais consagrado internacionalmente, o Champagne.
Foi na França onde a Chardonnay teve seu reconhecimento, principalmente, no Champagne.
Round Hill, o Chardonnay americano
Nos Estados Unidos, Califórnia, a vinícola Rutherford Ranch produz na linha Round Hill um Chardonnay de excelente relação de preço e qualidade, bem balanceado em acidez e álcool, com notas cítricas, baunilha e canela.
Além disso, tem médio corpo, ideal para consumo imediato. Deve ser servido de 12° a 14°C. A saber, harmoniza com salmão grelhado, moqueca de frutos do mar e queijos de mofo branco, tipo Brie e Camembert.
Um vinho perfeito para saborear ao ar livre, em um fim de tarde de primavera, visto que a estação pede vinhos tão gostosos quanto o clima.
Comentário do Expert
Segundo o Expert em vinhos, Dionísio Chaves, o Round Hill apresenta uma cor amarelo palha intenso com reflexos verdes, nariz lembrando a maçã, frutas secas e banana. Na boca, boa acidez e final de boca ligeiramente untuoso.
Receitas
Para acompanhar, vai bem um risoto de moqueca carioca, Navarin de tamboril com legumes ou salmão marinado. Ou seja, para quem gosta de peixes, é uma boa pedida.
Baixe o catálogo de vinhos de primavera e conheça outros rótulos igualmente deliciosos para a estação.