Hoje em dia, engana-se quem pensa que só chocolates importados têm alta qualidade e requinte. A produção de chocolates no Brasil tem ganhado cada vez mais destaque, englobando marcas que usam matéria-prima de qualidade, valorizam características brasileiras e têm grande preocupação socioambiental.

Falaremos, a seguir, sobre algumas das marcas que produzem chocolates nacionais da mais alta qualidade e que você encontra nas lojas e no site Zona Sul.

Saudabilidade e gastronomia

Acompanhando a tendência gastronômica que valoriza a saudabilidade, o mercado têm apostado em produtos fabricados com ingredientes selecionados, inspirados pela memória afetiva e fabricados por processos que prezem pelo meio ambiente e por toda a cadeia produtiva local, com menos aditivos químicos e conservantes.

A tendência “saudabilidade e bem-estar” origina-se nas descobertas científicas que vinculam determinadas dietas à boa saúde ou doenças, aliadas ao estilo de vida das grandes cidades e ao envelhecimento da população, influenciando a busca por uma vida mais saudável (Brasil Food Trends, 2010).

O Brasil não fica de fora desta tendência, ainda mais levando em conta o enorme leque de ingredientes deliciosos e nacionais, que podem deixar a produção de chocolates ainda mais “com a nossa cara”. O próprio cacau, principal matéria-prima do chocolate, fruto do cacaueiro, é originário da Bacia do Rio Amazonas.

O cacau, principal matéria-prima do chocolate, fruto do cacaueiro, é originário da Bacia do Rio Amazonas.

Pensando nisso, o Zona Sul selecionou algumas marcas brasileiríssimas de chocolate para você aproveitar todo o sabor verde e amarelo, conhecendo um pouco mais sobre seus processos produtivos. Confira:

Chocolates Maré

Os chocolates Maré, marca recém-lançada no Rio de Janeiro, são produzidos com ingredientes 100% naturais (cacau, adoçante natural e manteiga de cacau), garantindo qualidade e sabor aos consumidores. Além disso, o cacau é cultivado no sul da Bahia pelo método Cabruca – um sistema agroflorestal que preserva a Mata Atlântica nativa.

Esse método é ecologicamente sustentável, socialmente justo, apropriado para agricultura familiar e protege margens de rios e lagoas, entre outros benefícios. Por fim, o cacau é certificado orgânico pela ECOCERT e possui Selo Slow Food, que incentiva o consumo de comidas saudáveis, sustentáveis e que preservam as tradições locais.

maré - chocolates brasileiros zona sul
Chocolates Maré. Foto: Rodrigo Azevedo / Zona Sul.

Nugali

Nos chocolates Nugali, estão presentes apenas ingredientes naturais, como manteiga de cacau e favas de baunilha. Os produtos não contêm conservante, corante ou aromatizante artificial. Além disso, todas as formulações contêm altos teores de cacau, a fim de garantir aromas únicos e conservar os flavonoides – antioxidantes naturais do cacau.

Todos os chocolates Nugali são, então, livres de glúten e têm zero gordura Trans. A empresa também oferece uma linha isenta de leite/lactose e uma linha zero açúcar. A empresa também utiliza o sistema Cabruca, preservando a fauna e a flora da Mata Atântica.

Experimente harmonizar o chocolate Nugali 80% Serra do Conduru com a cerveja Stout, seguindo a dica do Expert José Raimundo Padilha. Assista o vídeo abaixo e experimente essa combinação!

Mendoá

A Mendoá possui domínio completo de toda a cadeia produtiva, da árvore à barra. Isso significa que, desde o plantio do cacau até a distribuição dos produtos para os pontos de venda, todas as etapas estão sob o controle da empresa, garantindo a manutenção da qualidade do processo produtivo.

Sendo assim, a qualidade do chocolate é atestada por órgãos de certificação e premiações internacionais. Os chocolates Mendoá não possuem conservantes, aditivos químicos nem realçadores de sabor em sua composição, ou seja, você aproveita o sabor e a experiência do chocolate em sua forma mais pura.

Mendoá: sem conservantes, aditivos químicos nem realçadores de sabor.

Choco OZ

Os chocolates Oz são inovadores por seus ingredientes surpreendentes e por suas embalagens, acabando com aquela velha história de que “chocolate importado é melhor”.

Valorizando o diversidade da gastronomia nacional, a marca Choco Oz oferece chocolates com sabores bem variados, como cupuaçu, pitanga, graviola, cocada e doce de leite de panela, chocolates com castanhas e amêndoas, entre outras opções. Todos os sabores bem fora do convencional!

Por fim, agora que você sabe mais sobre os chocolates brasileiros, é só passar no Zona Sul, acessar o site ou baixar o app e garantir a melhor opção para sua Páscoa. Surpreenda-se agora com o sabor e a qualidade dos chocolates brasileiros!