O universo dos drinks vai muito além de repetir antigas receitas. A arte que envolve criar experiências sensoriais a partir da combinação de distintos ingredientes é a função do mixologista, cujo leque de criações não se restringe apenas às bebidas alcoólicas. Envolva-se nesse universo da alquimia de sabores, aromas e cores com Claudio Adriano, mixologista Zona Sul, responsável pelas delícias que você encontra no Bar do Rio.
A arte da coquetelaria: explorando a criatividade
Coquetelaria é a prática de criar cocktails e outras bebidas com ingredientes diversos para obter sabores únicos e equilibrados. Envolve a combinação de bebidas alcoólicas, não alcoólicas, xaropes, chás, sucos, ervas frescas, especiarias e frutas para criar bebidas que proporcionem experiências sensoriais únicas.
Neste universo fascinante, o mixologista desempenha um papel central. Esse profissional tem a capacitação necessária até mesmo para trabalhar em conjunto com Chefs, para a utilização das bebidas em receitas culinárias, criando resultados inimagináveis e saborosos.
Os mixologistas exploram a criatividade e entre as habilidades que geralmente dominam estão:
- Mocktails: bebidas elaboradas com a mesma atenção aos detalhes que os cocktails tradicionais, mas sem a presença de álcool. Muito mais do que bebidas para quem não pode consumir álcool, são uma opção saudável entre os admiradores de drinks.
- Espumas e infusões: a coquetelaria inclui técnicas avançadas, como a criação de espumas aromáticas para dar textura e sabor às bebidas, bem como a infusão de chás e ervas em destilados, como gin, vodka, entre outros.
- Bebidas na gastronomia: os mixologistas também exploram o uso de bebidas em pratos, como marinadas, molhos e sobremesas. O álcool e os sabores das bebidas podem realçar a complexidade dos pratos.
Há também o profissional conhecido como bartender ou, popularmente, barman, que é o responsável por preparar e servir as bebidas nos bares e estabelecimentos, enquanto o ofício do mixologista está mais voltado para a descoberta de novas combinações e sabores.
Quem é Claudio Adriano
Se você ama o colorido universos dos drinks, vai adorar conhecer o mixologista responsável pelos drinks do Bar do Rio, o local perfeito para você aproveitar o seu happy hour sem sair do Zona Sul.
Claudio Adriano Lucas Chagas (@souclaudioadriano) é especialista com 14 anos de experiência em coquetelaria clássica e mixologia. Além disso, já foi instrutor por mais de 2 anos e barman em importantes casas do Rio de Janeiro, como Bar Soho, Rio Scenarium e Sal (por Henrique Fogaça).
Além da criação dos drinks para o Bar do Rio, Claudio também compartilha seus conhecimentos sobre drinks e bebidas aqui no Gastronomia Carioca e oferece workshops através da Estação Sabores Zona Sul. Quer ficar por dentro da programação? Acesse a agenda e se inscreva!
Um bate papo com o mixologista
Para você conhecer sobre o dia a dia de quem cria os drinks que fazem parte dos seus melhores momentos, o mixologista Claudio Adriano responde algumas perguntas em um rápido bate-papo. Confira!
O que levou você ao mundo da mixologia? E como você chegou ao Zona Sul?
Comecei num barzinho da minha mãe e eu já gostava de lidar e conversar com pessoas. Depois do ensino médio, comecei a trabalhar no quartel, no cassino dos oficiais.
Já minha história com o Zona Sul é um cruzamento de caminhos: eu trabalhava fazendo consultoria através de uma empresa que foi a responsável pela concepção do Bar do Rio. Lá eu fui responsável pela criação do cardápio, treinamento da equipe, entre outros. Posteriormente, o Zona Sul me convidou a assumir o projeto de forma integral.
“Foco sempre na harmonização de sabores, sempre buscando alinhar com o paladar do meu cliente.”
Mixologista Zona Sul Claudio Adriano
Qual é a diferença básica entre coquetelaria e mixologia? E qual a semelhança com a gastronomia?
A coquetelaria é clássica e a mixologia é um conceito moderno onde damos novas visões para algo. Mas na etimologia da palavra, acabam sendo sinônimos.
Já sobre a coquetelaria e a gastronomia, os dois trabalham com sabores e aromas e, pra mim, o mais importante, é encantar o cliente. A gastronomia encanta com os seus pratos e tendências inusitadas e a coquetelaria com seus copos e decorações.
O que você considera como um ponto alto ou baixo na sua carreira? Quais os maiores desafios?
Sobre o ponto baixo é a rotina de horários e a perda de momentos importantes porque a gente vive uma vida inversa: enquanto todo mundo está trabalhando, eu estou descansando; enquanto todo mundo está curtindo, eu estou trabalhando.
O ponto alto é conhecer pessoas, produtos e histórias. O que mais me motiva é poder trabalhar uma coquetelaria mais conceitual no Brasil. E o maior desafio é fazer com que a cachaça seja o destilado mais consumido nacionalmente.
“Na criação de bebidas não-alcoólicas, um dos desafios é criar uma identidade de sabor para algo que não se apoie na identidade da base alcoólica.”
Mixologista Zona Sul Claudio Adriano
O que você observa como uma característica do carioca no consumo de drinks em geral?
Os cariocas amam coquetéis refrescantes, cítricos e com a cara do verão. Em alguns momentos oportunos, optam por bebidas mais fortes, como o Negroni. Fizemos também o Grapponi, utilizando a grappa, inspirado na clássica bebida.
O que o Zona Sul trouxe de experiência para a sua carreira?
Para um mixologista, estar dentro de um supermercado é como levar uma criança ao parque de diversões. Ainda mais se tratando do Zona Sul, que oferece ingredientes diferenciados. A possibilidade de brincar com sabores, texturas, aromas e ainda poder levar essas experiências ao cliente é o paraíso.
Quais criações suas marcaram os clientes?
No Bar do Rio, drinks como Amarena Sour, Zona Sour, Torre do Barão. Da minha história antes de me tornar mixologista Zona Sul, o Coquetel Gauguin, criado quando trabalhei na Marina da Glória e Amalfitana, quando trabalhei em Botafogo.
Para aprender mais
Apaixonado por drinks e pelas inúmeras alternativas da coquetelaria? Fique de olho nas dicas do Mixologista Claudio Adriano e baixe gratuitamente os e-books e catálogos de drinks produzidos especialmente para os cariocas de coração. Cheers!