Vai receber visita e está na dúvida de que aperitivo preparar? Um curinga para essas horas é, sem dúvidas, a pastinha! E um dos principais aliados dessa delícia é o queijo Boursin, que oferece uma incrível versatilidade de sabores e ainda pode compor uma tábua de queijos. Saiba mais sobre o Boursin, como utilizá-lo nas suas recepções e ainda harmonizá-lo com bebidas.

Aqui você vai ver:

O que é Boursin

Como o seu nome indica, o Boursin vem da França. A iguaria foi criada em 1957, quando François Boursin, um jovem queijeiro abriu uma fábrica de queijo em Croisy-sur-Eure, uma pequena comunidade situada no norte da França. Sua receita conquistou os franceses e a versatilidade da sua receita ganhou ingredientes como alho, ervas finas, pimenta, cebola, entre outros.

Por ser um queijo de alta cremosidade e bem equilibrado em aromas e sabores, ele é perfeito para ocasiões de entrada, servido com espátula sobre torradinhas ou pães, sobretudo os pães de fermentação natural, que permitem que o sabor da pastinha seja realçado.

Caso queira utilizá-los em receitas, aposte em receitas frescas como wraps e saladas, mesclando até mesmo com frutas como damascos e figos, e oleaginosas como castanhas ou nozes.

Como conservar

O queijo Boursin deve ser mantido refrigerado e é aconselhável retirá-lo da geladeira cerca de 30 minutos antes de servir, para que seja apreciado em temperatura ambiente. Contudo, não esquente os seus queijos Boursin, pois por serem fermentados, podem talhar.

De acordo com o Ministério da Saúde, por ser um queijo com elevado teor de umidade, o Boursin deve ser mantido sempre refrigerado a 10ºC e ser consumido, preferencialmente, dentro de 7 dias.

Onde encontrar o Boursin para aperitivos

O queijo Boursin pode ser produzido a partir do leite de vaca ou de cabra e disponibilizado ao consumidor em diferentes formas de apresentação: pastinhas, bolinhas submersas em azeite ou embalado em potes de vidro. O mais tradicional é o Boursin em formato cilíndrico embalado em papel alumínio. Todavia, outros formatos estão disponíveis aos admiradores desse queijo leve e cremoso.

No supermercado mais amado do Rio você encontra todas essas variações de embalagens e pode escolher a que mais combina com a sua receita.

Pastinhas Boursin que só tem no Zona Sul

Como os queijos tipo Boursin têm uma consistência cremosa e podem ser apresentados em formato de patês / pastinhas, fica fácil entender porque ele é o par perfeito para sua recepção. E para escolher o que mais combina com o seu momento, que tal conhecer os sabores elaborados exclusivamente para os cariocas de coração?

Pastinhas de queijo Boursin que você só encontra no Zona Sul. Imagem: divulgação / Zona Sul.

Os queijos tipo Boursin em formato de pastinha com ervas finas, castanha-de-caju e damasco, gorgonzola com damasco, com tomate seco ou com cebolinha só tem no Zona Sul!

“Utilize as pastinhas em sanduíches, canapés e com torradas.”

Expert Zona Sul André Guedes

Para harmonizar com seu aperitivo, o Expert Dionísio Chaves indica um vinho branco ou rosé, que você pode conhecer baixando o catálogo de vinhos de primavera 2023! Se você ama cervejas, pense em uma boa Witbier (cerveja de trigo), como sugere o Expert José Padilha.

Bônus: creme de brie

Não tem como falar em pastinhas sem mencionar o creme de brie que só tem no Zona Sul. Uma receita exclusiva desenvolvida pelo Expert André Guedes, com 60% de queijo brie legítimo e 40% de requeijão sem amido. Um produto de primeiríssima qualidade, super clean e extremamente saboroso.

@zonasulsupermercado Creme de Brie que #sótemnozonasul 🥰 A #ChefZonaSul Thays Costa ensinou essa receitinha super fácil para receber os amigos em casa. Vem conferir 😉 #receita #receitafacil #brie #aperitivo #receberamigos #fyp #summerrain #cogumelos #mushrooms ♬ Use this when it rains – Zimmer90

Boursin na tábua de queijos

Por fim, para quem deseja somar o Boursin à montagem de uma saborosa tábua de queijos, a dica é conhecer a ordem das degustações, para proporcionar a melhor experiência sensorial. Fique de olho nas etapas:

  1. Queijos pastosos: comece com queijos mais pastosos, como pastinha de ricota, boursin, mozzarelline de vaca ou Burrata.
  2. Queijos mais firmes: opte pelos queijos mais firmes e não muito picantes como os queijos meia-cura de Jersey, meia-cura do Serro ou minas padrão de búfala.
  3. Queijos mais picantes: queijos curados do cerrado mineiro, que possuem características mais intensas de sabor e aroma. Para terminar, vá de gorgonzola.
  4. Insira elementos como frutas (peras, damascos, maçãs) e oleaginosas (castanhas e nozes) que, além do sabor, adicionam mais nutrientes ao prato.
  5. Aposte em pães de fermentação natural para enriquecer sua tábua.

Aprenda a realizar o preparo de uma tábua de queijos para receber os amigos com o Expert André Guedes:

“Importante começar com queijos suaves, depois queijos de média intensidade e finalizar com picantes, para que exista uma evolução e percepção sensorial das diferenças.”

Expert André Guedes
@zonasulsupermercado O nosso Expert André Guedes ensina fazer uma deliciosa tábua de queijos para receber os seus amigos. #tabuadequeijos #zonasulsupermercado ♬ som original – Zona Sul