O universo da coquetelaria é um mundo de cores, aromas e sabores. Com tantas opções de bebidas, especiarias, xaropes, técnicas e, hoje em dia, informações, fica mais fácil identificar preferências e movimentos no consumo de drinks. O Mixologista Zona Sul Claudio Adriano aponta quais as tendências da coquetelaria para 2023 e ensina a preparar receitas exclusivas para você brindar com o sabor carioca de coração.

Aqui você vai ver:

As bebidas, assim como a gastronomia, refletem muito do contexto de cada cultura e do cenário mundial vigente. A grande maioria das bebidas alcoólicas já foram associadas à espiritualidade ou a fins medicinais e já mudaram o rumo político e econômico de muitos países, como é o caso do gin. Por isso, o universo do consumo de bebidas é tão dinâmico e também tem seus altos e baixos.

Por isso, em um momento considerado ainda como um pós pandemia, em que as pessoas se recuperam de uma mudança radical de comportamento, muitas tendências de consumo ainda estão se configurando e se refletem nos hábitos sociais, na culinária e nos drinques, assim como os novos hábitos dos jovens adultos, a geração Z. Que tal conhecer um pouco sobre elas e experimentar o que 2023 tem reservado para seus brindes?

Geração Z e pós-pandemia: grandes influências nas tendências de consumo.

Menos álcool e os mocktails

Já foi tempo em que preparar coquetéis sem álcool era sinônimo de batidas de frutas com muito leite condensado ou apenas sucos servidos em copos bonitos. A busca por versões low ou zero álcool de drinks bem elaborados está intimamente ligada à busca por um estilo de vida mais saudável, principalmente no pós-pandemia.

As bebidas alcoólicas, há algumas décadas atrás eram associadas a status ou à aceitação social. Atualmente já não são mais um símbolo cultural de maturidade. De acordo com estudo realizado pela empresa de pesquisa Mind Minners, a geração Z consome atualmente muito menos álcool do que os Millenials, dando preferência às bebidas relaxantes ou de paladar mais adocicado.

Todavia, isso não significa o fim dos bons drinques, uma vez que a tendência na coquetelaria são os mocktails, além de coquetéis preparados com vinhos, espumantes e ainda cervejas sem álcool. A mixologia continua trabalhando a todo vapor para a elaboração de novas combinações que atendam às novas preferências.

Nada de suco: os mocktails são elaborados e complexos, combinando sabores, texturas, ervas e infusões.

Menos industrializados, mais orgânicos

Seguindo ainda a busca por um estilo de vida e alimentação mais saudáveis, os novos consumidores preferem substituir ingredientes como xaropes industrializados e açúcares por opções naturais e infusões como os chás.

O mixologista Zona Sul Claudio Adriano lembra que é possível fazer chás por infusão a frio, misturando frutas e especiarias em bebidas como gin, vodka, whisky ou cachaça. Basta deixar infusionar por alguns dias e utilizar nas suas receitas.

Também faz parte da lista a busca por bebidas orgânicas, como vinhos e destilados, que são aqueles que não utilizam em sua produção agrotóxicos, pesticidas, fungicidas, fertilizantes, entre outros.

Confira a receita do Expert José Padilha para um gin tônica com gin orgânico Vitória Régia e chá de hibisco:

Clássicos de vanguarda

A coquetelaria é repleta de receitas que fazem parte da História e da cultura, representadas em obras literárias, na música e no cinema. Seja um French 75 presente em “Casablanca” ou o Cosmopolitan de “Sex and the City”, alguns clássicos sempre estão nas cartas de drinks dos bares e restaurantes.

A IBA (Associação Internacional dos Bartenders) classifica diversos coquetéis famosos pelo mundo como Inesquecíveis, Clássicos contemporâneos e Nova Era. A Lista de Coquetéis oficial da IBA reconhece as receitas mais solicitadas, utilizadas ao longo dos anos pelos bartenders que atendem os bares mais importantes do mundo.

“As tendências da moda e o passar do tempo fizeram ressurgir alguns dos mais notáveis ??coquetéis, trazendo-os de volta aos holofotes. Esses coquetéis estão em alta demanda hoje, quando pareciam ter sido esquecidos.”

IBA (Associação Internacional dos Bartenders)

De acordo com o anuário 2023 da Drinks International Magazine, alguns coquetéis são bestsellers nos bares ao redor do mundo, como o Negroni, Margarita, Old Fashioned, Espresso Martini, Daiquiri, Irish Coffee, a brasileiríssima Caipirinha, entre outros.

Aprenda a preparar o clássico Negroni italiano no vídeo abaixo e baixe e-books exclusivos para mais receitas.

@zonasulsupermercado Você sabia que o Drink Negroni foi criando na Itália? Faça o seu em casa e aproveite os Sabores da Itália no Rio! #ZonaSulTáOn #SaboresDaItália ? Sunrise – Official Sound Studio

Entretanto, apesar do revival estar em voga, há sempre espaço para releituras, com toda a “licença poética” concedida para as mais livres e interessantes criações. Um dos exemplos é adaptação do Moscow Mule que nem sempre teve a conhecida espuma de gengibre e originalmente é preparado com Ginger Beer. Foi um bartender brasileiro que criou a espuma de gengibre, já que a bebida ginger beer ainda não era facilmente encontrada no país.

Você sabia que a espuma de gengibre utilizada no drink Moscow Mule é uma criação brasileira?

A espuma na coquetelaria é uma criação recente e tem sido usada em diversas releituras de clássicos.

Drinks autorais

Apesar do retorno dos clássicos, os drinks autorais estão com tudo nos bares nacionais e internacionais, dando asas à imaginação dos mixologistas, que podem criar de acordo com a sazonalidade e com o perfil do público. Fugir do caminho comum está em alta e a experimentação de novos ingredientes pode dar origem a resultados muito interessantes.

Vai um exemplo? Você acha que vinagres combinam com drinks? Pode parecer curioso, mas o mixologista Claudio Adriano criou uma série de receitas autorais utilizando vinagres variados. O Shrub, antigo ingrediente feito à base de vinagre também está com tudo na coquetelaria.

Quer provar essa mistura deliciosa? Você mesmo pode preparar em casa para apreciar!

@zonasulsupermercado #Drink com vinagre? Será que fica bom? Vem ver o resultado #receita #gin #ramazzotti #BarDoRio #SóTemNoZonaSul #viral #fyp #rj ? Sunroof – Nicky Youre & dazy

Para curtir novos sabores e ainda aproveitar para fazer um passeio, o Bar do Rio, o lugar perfeito para o seu happy hour no Zona Sul, conta com criações exclusivas como o Zona Sour e Gin Hawai.

Além dos bares, os apaixonados por coquetéis estão mais ousados para fazerem suas criações em casa, já que o leque de opções de bebidas se tornou muito mais amplo, como as bebidas RTD (ready-to-drink), prontas para consumo. Quem quer criar novidades, pode utilizá-las como ingredientes para seus experimentos, combinando com temperos e ervas pré-selecionadas como o kit Gin Tônica Bombay, especiarias Zuppa, espumas e misturas prontas como as da linha Easy Drinks.

Slushies: drinks estilo frozen

Todo mundo já está acostumado com muito gelo no copo para o preparo de drinks. Mas os slushies levam esse tipo de mistura ao extremo, transformando a bebida em um frozen alcoólico. Atrativos, coloridos e saborosos, os slushies não são raspadinhas de gelo, mas uma bebida com textura cremosa e flocos de gelo. Para preparar um slushy, o uso de ingredientes, sobretudo o açúcar, deve ter equilíbrio com a diluição do gelo, para não ficar aguado ou sem sabor.

Para ficar ligado

Para saber ainda mais sobre o mundo da coquetelaria e da gastornomia, aprender com Experts e Chefs Zona Sul e convidados renomados, a dica é acompanhar a programação de cursos e oficinas da Estação Sabores. Veja só que legal a aula de Drinks pelo Mundo, com Claudio Adriano:

Sempre com novidades e muito conteúdo, os cursos oferecidos pelo supermercado mais amado do Rio garantem ainda um cashback do valor do ingresso na forma de cartão presente para ser usado em qualquer loja Zona Sul. Conheça a Estação Sabores Zona Sul!

E para ficar por dentro das bebidas que são tendência pelo mundo todo, confira os produtos selecionados pelo Zona Sul, sempre conectado pelo amor à gastronomia.