A elaboração de uma das bebidas mais antigas do mundo evoluiu com a tecnologia e a disseminação do conhecimento através dos séculos. A produção da bebida dos deuses não envolve apenas a fermentação do sumo das uvas, mas está ligada a todo um processo que vai do plantio das frutas ao envase do líquido final. Até mesmo a escolha da rolha e a indicação da taça faz parte desse processo mágico que é apreciar um bom vinho. E entre os profissionais que fazem parte desse universo estão o enólogo e o sommelier. Mas você a diferença entre eles?

Aqui você vai ver:

Enólogo x Sommelier

Quando se trata do time de especialistas envolvido na processo produtivo do vinho, muita gente se confunde ao diferenciar enólogo e sommelier. Para sanar suas dúvidas, um guia rápido vai mostrar as diferenças entre essas duas profissões essenciais ao mundo da vitivinicultura.

A enologia tem sua origem etimológica na Grécia: o sufixo “logia” vem de logus (estudo, ciência), enquanto o prefixo “eno” vem de oinos e refere-se à palavra “vinho”. Logo, um enólogo seria um cientista dos vinhos, que estuda e detém o conhecimento sobre o assunto, da produção à taça.

Um enólogo precisa conhecer sobre a viticultura (plantio e colheita das uvas viníferas), entender sobre o terroir e sobre os processos de todas as etapas de produção. Já na elaboração, esse profissional precisa ter habilidades sensoriais suficientes para saber elaborar blends perfeitos, combinando uvas que realcem a qualidade do vinho, utilizando além de tudo, sua criatividade.

Fatores que influenciam na qualidade do vinho. Infográfico no Zona Sul.

Além disso, um enólogo pode aconselhar quanto ao armazenamento do vinho, envelhecimento em barris de madeira, processos de fermentação, entre outras técnicas. O conhecimento do enólogo es expande até a logística de exportação ou importação, envase e comercialização.

Esse verdadeiro especialista está capacitado não apenas para atuar com vinhos e espumantes, mas com os derivados dessa bebida, como a grappa, o vermute e até mesmo o suco da uva.

Onde se formar em enologia?

De acordo com a Associação Brasileira de Enologia, não há muitos cursos de formação de enólogos no Brasil, e a maioria está localizada no sul do país, região de destaque na produção vinícola nacional. Conheça a lista de universidades e cursos para obter formação em enologia.

O sommelier

A palavra Sommelier vem do francês sommiers, nome dado os veículos de transporte de alimentos e bebidas dos senhores feudais na Europa Medieval, durante o deslocamento dos mesmos em comitivas de guerras. Os responsáveis pelo transporte também se incumbiam de provar esses alimentos antes que fossem servidos aos nobres, e ficaram conhecidos como sommeliers.

Com o tempo, o sommelier se tornou responsável por servir o vinho ao rei e, consequentemente prová-lo antes do senhoril, colocando a sua vida em risco em nome do reino. Felizmente, a atividade perdeu o seu caráter perigoso e com o passar dos séculos, deu lugar ao profissional especializado em bebidas, atuante em restaurantes, bares etc.

Veneno na bebida? O sommelier tinha a tarefa de provar antes para garantir a saúde do senhor feudal.

O papel do sommelier como consultor

Atualmente, o sommelier é o profissional responsável pela escolha, compra, recebimento, guarda e prova dos vinhos (e bebidas em geral) antes que elas sejam servidas ao cliente, como informa a ABS (Associação Brasileira de Sommelier). A profissão é regulamentada através da Lei 12.467 e entre os cursos de formação disponíveis está o oferecido pela própria ABS, reconhecida internacionalmente e membro da Association de la Sommellerie Internationale (ASI).

Enquanto o Dia Internacional do Sommelier é celebrado em 3 de junho, o Dia Nacional do Sommelier é considerado como 29 de agosto, data que comemora a publicação da regulamentação da profissão de sommelier no Brasil e promove a importância desse profissional na valorização do vinho.

Sommelier não se limita a vinhos

Um sommelier de vinhos é um verdadeiro guia enogastronômico, especializado em proporcionar aos clientes as melhores experiências e harmonizações em estabelecimentos como restaurantes e bares. Ele não se limita somente aos vinhos, mas sua orientação inclui as melhores indicações de pratos, pães, acompanhamentos, chocolates, entre outros. Ele também precisa ter a sensibilidade de considerar o momento da experiência do cliente, como o ambiente e o contexto.

A missão do sommelier vai além da bebida. Ele precisa entender os gostos do cliente, criando harmonizações adequadas para cada momento.

A profissão de sommelier não está restrita ao universo dos vinhos e envolve outras áreas e bebidas, como o mundo das cervejas, dos cafés, dos destilados, entre outros. O Expert Zona Sul José Padilha, por exemplo, é sommelier em cervejas. Já a profissão mais próxima à de enólogo seria a de mestre cervejeiro quando se trata das bebidas lupuladas.

O Expert Zona Sul em Vinhos Dionísio Chaves é formado pela ABS, sommelier Bi-Campeão Brasileiro 1999/2002, Campeão da América do Sul 2004, vice-campeão das Américas 2004 e único representante brasileiro nos concursos mundiais do Canadá 2000 e Grécia 2004. Além de sugerir sempre novidades e rótulos de qualidade para diversos momentos e harmonizações, também oferece cursos e degustações disponíveis ao público na Estação Sabores Zona Sul.

O supermercado mais amado do Rio também conta com um time de consultores formados pela ABS, através do incentivo do Zona Sul, para sanar dúvidas e indicar os melhores rótulos aos consumidores diretamente nas lojas.

A experiência dos Consultores Zona Sul na Serra Gaúcha.

Se você chegou até aqui talvez seja um enófilo, nome dado ao apreciador de vinhos. Se for o seu caso, baixe gratuitamente os catálogos de vinhos Zona Sul e confira harmonizações e rótulos selecionados para cada estação. E mais: receitas exclusivas elaboradas pelos Experts e Chefs Zona Sul. E continue de olho das dicas sobre vinhos com o Expert Zona Sul Dionísio Chaves.