A experiência sensorial de uma refeição vai muito além do paladar. A arte de saber harmonizar um bom vinho, ou a sensibilidade de usar um tempero que lembra a infância, escolher os ingredientes a dedo… Tudo isso faz parte de um completo processo que chamamos de gastronomia. Quem vai nos apresentar a esse mundo é a Chef Zona Sul Beth de Sá, que chega ao time de especialistas cariocas de coração.

Quem é Beth de Sá

Gastrônoma pela faculdade SENAC com 10 anos de experiência, Beth de Sá é especializada em cozinha brasileira. Formada como sommelier pela ABS-Rio (Associação Brasileira de Sommeliers) e como barista pela Orfeu (@orfeucafes), Beth é apaixonada pelo mundo das bebidas, tanto na harmonização quanto na utilização nos preparos dos pratos.

Memórias Chef Beth de Sá. Fotos do acervo pessoal.

A Chef trabalhou em diversos restaurantes conceituados como Tasca Filho D’Mãe, Empório 76, Brewteco, entre outros, e participou de oito edições do evento Rio Gastronomia, referência no cenário carioca.

Beth participou do Centro de Pesquisa em Inovação e Tecnologia na Cozinha do Senac, pesquisando sobre novos ingredientes e gastronomia molecular, sendo coautora do livro lançado pelo instituto, “Cozinha de Inovação”.

Beth é coautora do livro lançado pelo Senac sobre pesquisas tecnológicas voltadas para a gastronomia.

Não é pouca a bagagem que a nossa nova Chef Elizabeth Trindade, ou melhor, Beth de Sá, traz no seu cardápio de histórias gastronômicas. Seja-bem vinda à gastronomia carioca de coração!

O dia começa no café da manhã

A rotina da Chef Beth de Sá começa bem cedo. Às 5 horas da manhã, Beth já está de pé se preparando para chegar no Zona Sul e cuidar não só do Salada Bar, mas dar o seu toque especial no café da manhã. A ideia é criar uma identidade para a loja na qual atua, na Av. Atlântica, 866 – Leme.

Precisamos criar uma identidade através da gastronomia.

Chef Zona Sul Beth de Sá

A enogastronomia

Beth além de chef, é formada como sommelier, o que faz dela uma apaixonada por enogastronomia, como descreve no seu perfil @chefbethdesa no Instagram.

Resolvi estudar vinhos porque é um casamento perfeito com a gastronomia, um vem pra agregar valor ao outro. Sou apaixonada por vinhos e faço uso não só para a harmonização como para cozinhar também.

Chef Zona Sul Beth de Sá

A chef relata que sua paixão pelos vinhos vai além do sabor, pois além de ser a bebida mais antiga do mundo, existe uma história por trás de cada uva, por trás de cada safra ou garrafa. Aproveite para baixar seu catálogo de vinhos de primavera!

Vinhos de primavera 2021

Falando em histórias, Beth se identifica muito com a gastronomia afetiva, como Bia Souza. Aquela comida que tem o sabor de casa, o cheirinho da casa de vó.

Uma dica de coração

Apesar do tema parecer sofisticado, a Chef Beth esclarece que gastronomia e harmonização falam muito mais sobre memórias e histórias do que verdades absolutas ditas por um especialista. Inclusive, acrescenta que o papel deste é criar momentos especiais para cada consumidor.

Harmonização é muito particular e depende muito do que você lembra ou sente. É única pra cada um.

Chef Zona Sul Beth de Sá

Por fim, Beth faz uma comparação entre sua experiência como consumidora e agora, como Chef de um supermercado que oferece aos cariocas um ambiente que vai além das compras e é um lugar para comer e viver bem.

Antes, no Zona Sul, eu tinha a experiência de estar em um ambiente que não era só um mercado e hoje eu posso fazer deste mesmo ambiente uma vitrine gastronômica.

Chef Beth de Sá

Conheça os Chefs Zona Sul

O time de Chefs Zona Sul está repleto de profissionais que são mais do que chefs, mas são cariocas de coração, com suas bagagens culturais e experiências que enriquecem o sabor de cada prato que chega até você no Salada Bar. Aproveite para conhecer melhor Bia Souza, David Eleutério, Thiago Rossetti, Thays Costa e Roberto Neves.

Conecte-se ao melhor da gastronomia com a gente!