O clima esfriou? Prepara o cobertor, o controle remoto, um petisco, uma bebida quente (e uma boa companhia) para aproveitar o ar-condicionado natural do inverno carioca. Confira receitas elaboradas pelos Experts e Chefs Zona Sul: são chocolates quentes, drinks com com café e até bebidas bem diferentes para curtir o clima “polar” do Rio de um jeito bem mais gostoso.

Aqui você vai ver:

Receitas sem álcool para todos

A fim de manter todo mundo bem juntinho, as receitas de bebidas quentes sem álcool são perfeitas para juntar a família toda. Além disso, você pode unir o útil ao agradável e fazer da sua bebida quente um pré-treino, somando aos ingredientes especiarias, probióticos como o iogurte e bebidas proteicas.

Confira essas ideias para esquentar o clima sem álcool:

Achocolatado proteico sem lactose fácil

A Expert em Cozinha Saudável Lorena Abreu ensina a preparar um achocolatado proteico delicioso e probiótico utilizando iogurte sem lactose. Prepare o seu e aqueça o seu dia frio de forma nutritiva.

Ingredientes

  • 1 bebida proteica sem lactose Verde Campo sabor chocolate Natural Whey
  • Canela em pó a gosto
  • Cacau a gosto

Modo de preparo

Misture os ingredientes e aqueça por 1 minuto no micro-ondas. Em seguida, bata num mixer até obter uma textura homogênea.

Chocolate quente clássico

Frio sem chocolate quente é como queijo sem goiabada. O match perfeito entre clima frio e chocolate quente é o que você precisa para dar aquele gostinho de “eu mereço” no seu dia. Anote a receita infalível da Chef Zona Sul Bárbara Mattos e prepare a sua bebida ideal para esquentar o coração.

Ingredientes

  • 500 mL de leite
  • 200g de leite condensado
  • 200g de creme de leite
  • 100g de chocolate meio amargo
  • 50g de cacau em pó
  • 15g de amido de milho

Modo de preparo

  • Em uma panela, acrescente o leite, o amido o cacau, o leite condenado e o creme de leite. Após levantar fervura, adicione o chocolate meio amargo e deixe diluir por completo.
  • Para quem gosta do chocolate quente mais doce, basta adicionar mais leite condensado.

Gemada italiana com café

Paulo Tassinari, Expert Zona Sul em Cafés, encontrou sua paixão pelo café através de uma gemada preparada por sua mãe. O sabor daquela bebida, que continha o creme de gemas com açúcar presente em outras sobremesas que Tassinari adorava, como suspiro ou o tiramisú, inspirou Paulo a seguir a gastronomia como profissão. Confira a receita da gemada do Expert Tassinari que contém o tempero especial de mãe:

Ingredientes

  • Um ovo (apenas a gema)
  • 2 colheres de café bem cheias de açúcar
  • 100 mL de leite bem quente
  • 30 mL de café (Me Bebe em cápsula ou café curto feito na Moka)

Modo de preparo

  1. Bata a gema com açúcar até ficar bem cremosa, com a colher por cerca de 5 minutos. Adicionar o café e o leite nessa mistura, aos poucos, misturando. Dica: misture primeiro o café e depois o leite.
  2. Recomenda-se ovos frescos de procedência boa, de preferência do tipo caipira.

Masala Chai

O termo “chai” significa “chá” no continente asiático e refere-se à bebida obtida da infusão das folhas de chá (Camellia Sinensis). Originalmente preparado com finalidades medicinais, o chai conquistou o mundo com suas propriedades aromáticas e gustativas.

No ocidente, o termo “chai” se refere ao massala chai (ou “masala”), que surgiu na região de Assam, na Índia. Os colonos britânicos começaram a cultivar a planta de chá Camellia Sinensis em 1830 para estimular a produção de chá indiano e substituir os chás chineses nas xícaras britânicas.

massala chai é uma mistura de chá preto com especiarias que possuem propriedades termogênicas e ajudam a aquecer o corpo. Aproveite para aprender a preparar o seu Masala Chai com Gabi Tassinari. O massala chai também pode ser bebido com leite de vaca ou até mesmo o “leite vegetal”.

Ingredientes

  • 6 cravos
  • 2 anis estrelados
  • 1 canela em pau
  • 1 pedaço de gengibre fresco (5 cm)
  • 1 colher de sopa de folhas de chá preto (ou 2-3 saquinhos de chá)
  • 2 xícaras de leite (bebida vegetal ou comum)
  • 3 ou 4 colheres de açúcar ou mel

Modo de preparo

  1. Coloque todas as especiarias (exceto o gengibre) em um bowl e com a ajuda de um pilão quebre em pedaços menores.
  2. Adicione em uma panela a fogo médio as especiarias, o gengibre e o chá. Toste levemente a mistura para liberar os aromáticos. Não se esqueça de mexer com uma colher de pau para não queimar a mistura.
  3. Adicione 2 xícaras de água filtrada e deixe a mistura ferver por dois minutos, sempre que possível misturando com a colher de pau.
  4. Adicione o leite e o açúcar, fervendo por mais dois minutos. Deixe infusionar com fogo apagado por 8 minutos.
  5. Coe a mistura e sirva em xícaras de cerâmica ou porcelana.

Receitas alcoólicas

Quer potencializar o aquecimento das suas bebidas? O mixologista Zona Sul Claudio Adriano explica que as bebidas alcoólicas mais açucaradas como os licores são aquelas que mais aquecem nos dias frios.

Claudio Adriano explica que, no frio, o metabolismo é mais acelerado. Por isso, consumir bebida alcoólica nessa condição climática dá uma sensação de calor, pois o álcool metaboliza mais rápido. Já as bebidas mais doces dão uma sensação de saciedade e, por isso, costumam “esquentar” o corpo, além de poderem ser degustadas por mais tempo.

O mixologista do Bar do Rio ressalta que as especiarias adicionadas aos ingredientes dos drinks ajudam ainda mais nessa sensação de aquecimento, pois algumas elas possuem propriedades termogênicas, como a canela, o anis e o gengibre.

As bebidas alcoólicas mais doces como os licores costumam ser muito apreciadas no inverno. Da mesma forma acontece com os vinhos licorosos, que possuem um teor alcoólico mais alto e mais teor de açúcar. Vinhos mais tânicos e encorpados também funcionam bem para o inverno.

No caso das cervejas, aquelas que possuem torrefação mais alta, mais encorpadas e de teor alcoólico mais alto são as mais indicadas.

“Licores de especiarias e ervas são ótimas opções para o frio, pois mexem com a temperatura do corpo.”

Mixologista Zona Sul Claudio Adriano

Confira receitas de bebidas internacionalmente clássicas e outras bem típicas do nosso país para aquecer os seus dias mais frios. Para mais ideias de coquetéis, baixe o e-book de Drinks de Inverno Zona Sul.

Brandy Cappuccino

Uma ideia perfeita para quem é apaixonado por cappuccino, mas em versão “para maiores”. O mixologista Zona Sul Claudio Adriano ensina a deixar a sua bebida cafeinada mais poderosa com um toque de conhaque.

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Use a máquina de café espresso para vaporizar o leite até ficar bem espumoso (opcional).
  2. Coloque o café em uma caneca de vidro e despeje o leite sobre ele.
  3. Adicione o conhaque, o licor de laranja e misture delicadamente.

Irish Coffee

O drink Irish Coffee é um clássico que mistura café e whisky em uma receita perfeita para esquentar. A Irlanda é um dos principais países quando o assunto é a produção de whisky e o Brasil, um dos principais países na produção de café. Imagine misturar essas potências! Confira a dica do mixologista Claudio Adriano e faça em casa o seu clássico:

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Misture o café, o whisky e o açúcar em uma taça para coquetéis quentes.
  2. Adicione o creme de leite cuidadosamente com uma colher para que ele fique no topo.

Chá alcoólico de jambu com especiarias

O jambu é uma erva típica brasileira, facilmente encontrada no Pará, no norte do país que possui uma característica peculiar de deixar a boca levemente dormente. Por isso, é uma boa opção de ingrediente para “anestesiar” nos dias mais frios. Confira essa brasileiríssima receita por Tamires Christine, Chef Zona Sul.

Ingredientes

  • 300 mL de cachaça de jambu
  • 300 mL de água
  • 3 rodelas de gengibre
  • 2 cravos-da-índia
  • 2 paus de canela
  • Casca de 1 laranja
  • 1 ramo de hortelã
  • 1 anis estrelado
  • 1 grão de cardamomo

Modo de preparo

  1. Em uma panela grande misture a água, o gengibre, os cravos-da-índia, o anis estrelado, o cardamomo e os paus de canela e a casca de laranja.
  2. Leve ao fogo médio e deixe ferver por cerca de 5 minutos.
  3. Reduza o fogo e adicione a cachaça.
  4. Deixe aquecer por mais alguns minutos sem ferver.
  5. Retire do fogo e coe para remover os sólidos.
  6. Sirva quente em xícaras ou copos decorados com rodelas de laranja e raminhos de hortelã.

Quentão

O quentão não precisa estar presente apenas nas festas típicas. A famosa bebida que aquece o clima do arraiá também pode ajudar deixar qualquer momento mais aconchegante. Confira a receita da Chef Zona Sul Beth de Sá:

Ingredientes

Modo de preparo: coloque tudo em uma panela e leve ao fogo por 40 minutos.

Mais receitas para aquecer o coração

Enquanto o Rio de Janeiro aproveita a temporada de clima de montanha, por que não caprichar nas receitas de inverno para esquentar o coração? Fique de olho nas dicas e planeje sua semana fazendo seu pedido diretamente pelo site ou WhatsApp Zona Sul para não precisar sair de baixo das cobertas.

Você também pode aproveitar aquela preguiça de ir para a cozinha no inverno, e sair para curtir as massas e pizzas que há anos conquistam o paladar dos cariocas. Basta localizar o Zona Sul com o serviço de pizzaria e spaghetteria mais perto de você.