Você sabia que a geografia influencia muito no resultado da produção de um vinho? A altitude, a temperatura e até a exposição solar podem dar ao vinho uma personalidade muito peculiar. Os rótulos Finca Don Otaviano são grandes exemplos desta influência geográfica na qualidade do vinho. Conheça a origem e aprecie a variedade.

A influência da geografia

A Bodega Otaviano está localizada na zona mais alta de Agrelo, a 1.050 metros acima do nível do mar, em Lujan de Cuyo, Mendoza, onde os vinhos se destacam pela sua melhor expressão de vinhos de altura.

A qualidade dos vinhos é o resultado da combinação de vários fatores como a casta, o rendimento das uvas, as técnicas de vinificação escolhidas, o selo do agrônomo e dos enólogos e as condições naturais e geográficas em que a vinha é plantada: solo, água, clima e altitude.

Os vinhos se destacam pela sua melhor expressão de vinhos de altura.

Cada um destes aspectos desempenha um papel fundamental na elaboração do vinho. No entanto, existem algumas zonas vinícolas no mundo onde a sua influência geográfica determina as características mais marcantes, tanto nos brancos como nos tintos, e o Alto Agrelo não é exceção.

Fatores que influenciam na qualidade do vinho

A vinha é plantada a 1.050 metros acima do nível do mar, onde a altitude, a amplitude térmica e a exposição solar imprimem efeitos na planta que resultam em vinhos específicos. A cor intensa, a concentração aromática e os sabores mais frescos e fluidos, com uma acidez natural e a expressão típica da sua casta, conferem aos vinhos de altitude uma personalidade e um caráter próprio.

Os vinhos Finca Don Otaviano

O portfolio é constituído por itens selecionados por EUCLIDES PENEDO BORGES e é composto pelas seguintes linhas:

Linhas Don Otaviano de vinhos (imagem: divulgação Bodegas Otaviano)

Finca Don Otaviano Estate

Vinhos jovens e frescos, 100% varietais, com uma importante presença de fruta fresca. Composto por Malbec e Cabernet Sauvignon.

Finca Don Otaviano Estate Premium

Vindo de uma seleção especial da propriedade e caracterizado pela intensidade da sua cor e aromas de fruta madura
em perfeito equilíbrio com o seu envelhecimento em carvalho. Composto por Malbec e Cabernet Sauvignon.

Finca Don Otaviano Estate Selection

Uvas selecionadas das melhores parcelas da nossa vinha onde se procuram vinhos com cores mais intensas, concentração desabores e taninos maduros e equilibrados. Composto por Gran Malbec, Gran Cabernet Sauvignon e Gran Blend.

Receitas

Aproveite para aprender esta receita de costela de cordeiro em crosta de ervas para harmonizar com o tinto Finca Don Otaviano Gran Malbec Estate Selection.

Receita de costela de cordeiro

Ou esta receita de bacalhau mediterrâneo com polenta de colher, pelo Expert da pizzaria e spaghetteria, Piero Cagnin, para hamonizar com um branco Finca Don Otaviano Chardonnay.

Receita de bacalhau mediterrâneo, por Piero Cagnin

Aproveite o sabor e a qualidade de um vinho de altitude como a linha Finca Don Otaviano e escolha sua receita preferida para acompanhar. Boa degustação!