Aquele friozinho gostoso já está dando as caras em terras cariocas! Com ele, vem também a vontade ficar o tempo todo debaixo das cobertas, tomar uma sopa quentinha, e claro, se esbaldar com um fondue para aquecer o coração.

Doce ou salgado, essa iguaria é irresistível de qualquer jeito, não é mesmo? Quer você esteja sozinho ou acompanhado, fondue sempre vai bem. Pensando nisso, o Expert em queijos André Guedes trouxe para você as melhores combinações e sugestões de consumo dessa paixão gastronômica.

Já pode ir se preparando para tirar a panela da fondue do fundo do armário!

Expert André Guedes

Fondue: da Europa para o mundo

Não se sabe exatamente a origem do fondue, mas acredita-se que a receita nasceu na Suíça, quando os camponeses, em meio à pobreza e ao frio rigoroso, passaram a reaproveitar alimentos, como pães, para sobreviver. Como não faltava queijo, alguém teve a brilhante ideia de mergulhar pedaços de pão no queijo derretido, e desde então a fondue tem trazido calor às noites frias de inverno mundo afora.

A palavra fondue vem do francês e significa derreter ou fundir.

Com o passar dos anos, a rústica receita original foi sendo adaptada e ganhando novas versões. E foi na década de 50, nos EUA, que o prato se popularizou e ganhou sua versão doce, de chocolate. Só de pensar já dá água na boca!

E hoje em dia, seja nos restaurantes mais sofisticados ou no conforto do lar, caseiro ou comprado pronto em supermercados, fondue é a receita mais lembrada quando o assunto é inverno! E apesar de ter nascido na Suíça, o quitute é tão amado por aqui que já é considerado um clássico do inverno brasileiro. As combinações são diversas, capazes de promover as mais incríveis experiências sensoriais.

Para falar bonito: o recipiente (panela de cerâmica) chama-se caquelon, o local para aquecer é o rechaud e os garfinhos são chamados fourchette.

Fondue de queijo

Fala sério: queijo já é uma delícia, derretido então… Perfeito! Mas para garantir o sucesso do fondue, utilizar bons ingredientes é essencial. Para isso, saiba que você pode sempre contar com o Zona Sul!

Aqui, uma das opções mais recomendadas é o queijo para fondue suíço Heidi Mifroma. Feito com o delicioso Gruyère AOP, Emmental AOP e queijo montanhês, o fondue terá uma cremosidade inigualável. Preparar é muito fácil: basta aquecer por 3 minutos, temperar (a gosto) e aproveitar. Imperdível!

Outra dica imperdível é o Le Paysan, receita suíça produzida na região serrana do Rio de Janeiro. Exclusividade Zona Sul, prático e fácil de preparar, o Fondue Le Paysan é um blend de queijos maturados, alho e pimenta ideal para aquecer e compartilhar. Muito cremoso e saboroso, não é à toa que faz tanto entre os cariocas! Veja a dica do Expert André Guedes:

Engana-se quem pensa que só pão ou torrada combina com fondues de queijos. A iguaria fica maravilhosa também com legumes! Além dessas opções mais tradicionais, muitas pessoas usam a imaginação e combinam a receita com vários outros ingredientes. A dica final, então, é seguir seu gosto, experimentar e ver o que mais agrada seu paladar.

Pão Santa Mônica, um bônus!

Se quiser acompanhar seu fondue com pão, experimente o nosso exclusivo pão Santa Mônica, mais saudável e produzido a partir de fermentação natural. Ou a baguette rustiguette, que possui uma crosta crocante e o interior macio conforme os pães de antigamente. Para saber mais sobre a variedade da nossa padaria, é só clicar aqui!

Corte os cubinhos de pão com aproximadamente 3 cm, espete no fourchette e sirva com o fondue.

Expert em queijos e frios, André Guedes

Vai um vinho?

E para acompanhar com estilo essa experiência gastronômica, não pode faltar a taça de vinho, obviamente! A dica do Expert Dionísio Chaves é uma boa garrafa de vinho Chardonnay, ideal para harmonizar com fondues de queijo. Desse jeito, seu inverno será inesquecível!

Para saber mais dicas de vinhos de inverno e harmonizações, baixe o catálogo de vinhos de inverno Zona Sul 2021 e conheça ainda mais curiosidades e histórias do mundo da vitivinicultura.

Catálogo de vinhos de inverno Zona Sul

Fondue de chocolate

Os chocólatras de plantão não resistem ao fondue de chocolate! A sugestão é o fondue de chocolate Cruzília. Meio amargo, é a medida certa de sabor com os benefícios do chocolate.

Em todo lugar, essa é certamente a versão mais popular da receita. Então confira, a seguir, algumas sugestões de alimentos para acompanhar:

  • Frutas frescas (banana, uva, pera, tangerina, kiwi, abacaxi, maçã, manga, etc.)
  • Frutas secas (damasco, figo etc.)
  • Oleaginosas diversas (castanhas, amêndoas, pistache, nozes etc.)
  • Amendoim torrado e descascado
  • Biscoito waffer e amanteigados (italianos especialmente)
  • Pipoca (acredite, fica ótimo)

Além disso, segundo o Expert André Guedes, o fondue de chocolate fica sen-sa-ci-o-nal com biscoitos italianos, como os da marca Mulino Bianco ou Vicenzi. Você também pode escolher a versão sem açúcar dos biscoitos Balocco, opção que trará o equilíbrio ideal para o seu paladar.

Biscoitos italianos. Foto: Fernando Mafra / Zona Sul.

Vinho para acompanhar

E é claro, assim como na versão salgada, aqui não poderia faltar um vinho! Com fondue de chocolate, escolha um vinho do Porto ou um primitivo de Manduria. Opções muito apreciadas pelos enófilos brasileiros, uma taça desses vinhos combina perfeitamente com o sabor do chocolate.

Não se esqueça: aqui no Zona Sul, tem tudo que você precisa para sua noite de fondues. Então anote seus acompanhamentos favoritos, escolha um bom vinho e aproveite o friozinho da melhor maneira!