Crianças ou adultos, quem não gosta de um macarrão? A consagrada massa, cuja arte do preparo é associada diretamente aos italianos, é sempre uma deliciosa alternativa para qualquer refeição. Mas como garantir um macarrão artesanal, feito com ingredientes de qualidade, do jeitinho mais italiano possível? A resposta está mais perto do que você imagina, aí do seu lado. Vem com a gente descobrir!

Macarrão, queridinho dos italianos e brasileiros

O prestigiado macarrão tem um dia só dele, comemorado em 25 de outubro: o Dia Mundial do macarrão! A data foi instituída em Roma, durante o I World Pasta Congress, em 1995.

Se você acha exagero comemorar o dia do macarrão, talvez você ainda não tenha percebido ele está presente em praticamente todas as famílias brasileiras! A Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias e Pão & Bolo Industrializados (ABIMAPI) divulgou um estudo que revela que 99,6% dos brasileiros consomem algum tipo de massa.

Segundo o Guia Alimentar da População Brasileira, o macarrão faz parte do grupo de cereais na alimentação. Deste grupo está excluído o macarrão instantâneo, que é um alimento ultraprocessado e deve ser evitado.

Você sabia que o macarrão está presente na rotina de 99,6% dos brasileiros?

Como definido no guia, o macarrão, feito de farinha de trigo e água (com ou sem a adição de ovos), é uma preparação culinária quando feito em casa e é um alimento minimamente processado quando produzido pela indústria. A preferência, portanto, sempre está nos alimentos preparados em casa!

Entretanto, para consumir massas artesanais, não necessariamente você precisa “colocar a mão na massa” e pode correr para as novas massas frescas feitas à mão Zona Sul!

Conheça as massas frescas Zona Sul

As massas frescas Zona Sul são feitas à mão, ou em bom italiano, fatto a mano. Produzidas diretamente na loja Zona Sul Santa Mônica, as massas são feitas com apenas 3 ingredientes e muito amor: farinha de trigo duro, farinha de trigo normal 00 e gema de ovo.

Os tipos de massas são seis no total, que podem ser adquiridas à granel no setor de queijos e frios em embalagens de 250g. Conheça as diferenças entre cada tipo de massa e as melhores combinações de molhos:

Formatos das massas frescas feitas à mão que você encontra no Zona Sul Santa Mônica.

Massas compridas

Das massas disponíveis 3 são compridas: spaghetti, linguine e tagliatelle. Para escolher os molhos ideais, linguine e spaghetti vão bem com molhos cremosos ou à base de vegetais, pesto e de peixe. Já o tagliatelle fica bom com molhos à base de carne, cremosos ou de cogumelos.

Receita de tagliatelle com cogumelos

Vamos aprender a fazer um tagliatelle fresco ao molho de cogumelos Porcini Salpa? Anote o passo a passo e aperte o play.

Ingredientes

  • 640 gramas de tagliatelle frescos
  • 3 envelopes de cogumelos secos Porcini
  • 3 dentes de alho
  • 150 ml de vinho branco seco
  • Folhas de ½ maço de salsa lisa
  • Sal e pimenta do reino preta a gosto
  • 30 ml de azeite extra-virgem de oliva
  • 80 g de queijo Grana Padano ralado

Modo de preparo

  1. Transfira os cogumelos para uma vasilha grande.
  2. Despeje água quente sobre os cogumelos até cobri-los. Deixe os de molho por uns 15 minutos.
  3. Troque a água uma vez, tendo o cuidado que seja sempre quente. Escorra os cogumelos, preservando a segunda água e pique-os grosseiramente.
  4. Em uma frigideira, aqueça o azeite, acrescente os dentes de alho descascados e esmagados e deixe-os dourarem bem. Retire o alho e acrescente os cogumelos.
  5. Misture bem, regule de sal e pimenta e acrescente o vinho branco. Aguarde o vinho evaporar e coloque uma concha da água dos cogumelos. Deixe cozinhar em fogo médio/baixo.
  6. Enquanto isso, coloque para ferver uma panela grande de água e já ponha um punhado de sal. Cozinhe a massa por até 90 segundos, escorra bem e acrescente-a na frigideira junto aos cogumelos.
  7. Salteie bem, salpique com a salsa picada e a metade do queijo ralado. Misture uma última vez e coloque nos pratos.
  8. Finalize com o queijo ralado restante e sirva imediatamente.

Massas curtas

Já as massas curtas são caserecci, fusilli e gnocchetti sardi, que têm um formato bem diferente do gnocchi convencional. Para combinar com molhos, o gnocchetti fica ótimo com molhos à base de embutidos ou de queijos. Caserecci e fusilli são versáteis e ótimos com molhos de carne, queijos, verduras ou ainda um prosaico molho de tomate.

Curtos ou longos, tanto faz. Todos os formatos vão bem com molho de tomate.

Receita de gnocchetti sardi com gorgonzola e nozes

Experimente saborear o poder do queijo gorgonzola com nozes combinado à nova massa fresca gnochetti sardi. Aperte o play e veja o passo a passo com o Expert:

Ingredientes (para 4 pessoas)

  • 560 gramas de gnocchetti sardi frescos
  • 300 gramas de queijo tipo gorgonzola
  • 200 ml de leite integral
  • 80 gramas de nozes já descascadas

Modo de preparo

  1. Coloque para ferver uma panela grande de água e já ponha um punhado de sal.
  2. Em uma frigideira grande, coloque para derreter o queijo Gorgonzola cortado em cubinhos; imediatamente regue com o leite e misture até formar um creme denso.
  3. Pique as nozes. Cozinhe a massa já com a água borbulhando por até 90 segundos.
  4. Escorra bem e misture-a imediatamente ao molho na frigideira.
  5. Salpique as nozes, misture e sirva imediatamente.

Diferentemente das massas secas, as frescas cozinham de 1 minuto e meio a 2 minutos.

Onde encontrar?

Você encontra essa deliciosa novidade no Zona Sul Santa Mônica (Av. das Américas 8.888, Barra da Tijuca) e pode aproveitar a visita para escolher os melhores ingredientes para fazer o seu macarrão perfeito!

Por fim, que tal conhecer ainda mais sobre massas e molhos? Fique de olho nas dicas: