Está oficialmente aberta a temporada das sobremesas refrescantes para o verão. Se você pensou em sorvete, prepare-se para carregar seu congelador de Gelad, uma novidade cremosa com 4 sabores pra combinar com o seu jeitinho. Mas você não precisa tomar seu sorvete do mesmo jeito todo dia. Aprenda com os Chefs e Experts Zona Sul a diversificar o seu menu!

Aqui você vai ver:

Sorvete, o salva-vidas do verão

Rio 40 graus: a verdade transformada em música ainda continua valendo para o carioca. Com temperaturas que ultrapassam facilmente a marca dos 40, o verão do Rio já está discretamente aparecendo, e vai colocar o “pé na porta” oficialmente no dia 21 de dezembro. E sabe quem vai salvar você desse micro-ondas natural? Sim, o sorvete!

Você sabia que o sorvete tem uma dia comemorativo? É o dia 23 de setembro, data que marca o início da primavera.

De acordo com a ABIS (Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de sorvetes), o consumo médio per capita de sorvetes no Brasil gira em torno de 5,29 litros por ano (utilizando como base o ano de 2019). Sem dúvidas, grande parte deste consumo está associado às estações mais quentes.

Todavia, a Associação lembra que o sorvete pode ser consumido o ano todo, e movimentos como o Dia do Sorvete, comemorado dia 23 de setembro, estão aí para nos lembrar que sorvete é bom, gostoso e nutritivo.

Gelad: só tem no Zona Sul

Se você é um carioca de coração que também é apaixonado por sorvetes, pode unir o útil ao agradável e experimentar todo o sabor da infância do novo Gelad: a novidade em forma de sorvete que só tem no Zona Sul.

Sem gordura trans e com quantidades significativas de nutrientes, Gelad é uma ótima opção para o lanche e para a sobremesa, com textura e sabor do autêntico gelato italiano, mas com a cara do Rio.

O sorvete tem o poder de trazer ao seu dia pequenos momentos de prazer com o gostinho da infância, trazendo alegria e melhorando o seu astral.

Sorvete Gelad em quatro sabores pra você. Só tem no Zona Sul!

Harmonize seus sabores

Conheça os sabores do novo Gelad e aprenda a combinar com outras delícias indicadas pelos Chefs e Experts Zona Sul para mudar a sua rotina e trazer a versatilidade da gastronomia para a estação mais quente do ano.

1 – Creme: o clássico dos clássicos

O “pretinho básico” dos sorvetes! O sabor de creme é aquela gostosura universal que combina com todos os momentos. Até mesmo harmonizando com a sua ceia. Uma ideia do Expert José Padilha (@padilhasommelier) é colocar uma generosa bola de sorvete de creme sobre a rabanada e degustar com uma cerveja do estilo Stout.

2 – Chocolate: novas formas de servir

O sorvete de chocolate une a paixão dos chocólatras ao frescor do universo das sobremesas geladas. Um oásis para o paladar, o sorvete de chocolate “brilha” sozinho em cena. Mas você sabia que pode deixar o seu sorvete com um toque mais interessante e gourmet com azeites aromatizados? Verdade!

Quem confirma é o Expert em azeites e temperos Marcelo Scofano, que prova que o azeite pode ser utilizado para temperar doces e sobremesas. Basta escolher o azeite certo, como o clássico San Frediano aromatizado com cascas de laranja para realçar o sabor de um bom sorvete de chocolate.

3 – Sorvete de flocos e bolo: o casal perfeito

O sabor flocos foi criado nos anos 60, mesclando o sorvete de leite ou nata a pequenos pedaços de chocolate. O sabor foi tão bem aceito que se tornou um clássico das sorveterias.

O sorvete de flocos vai muito bem como acompanhamento de bolos, como indica a Chef Zona Sul Thays Costa (@southayscosta). Para seguir o clima das festas de fim de ano, você pode trocar o bolo por um panettone ou pandoro.

4 – Napolitano: o democrático

O sorvete napolitano é aquele famoso sorvete democrático. Quem gosta mais de morango, tira mais sorvete com a concha do lado rosinha. E assim acontece com os sabores de creme e chocolate. No final, tudo se equilibra e todo mundo sai feliz.

Curiosidade: o sorvete napolitano, apesar do nome, não é italiano.

Sabe o que é curioso no sorvete napolitano? É que, apesar do seu nome fazer referência à cidade de Nápoles, sua origem não tem nada de italiana. O sorvete napolitano de 3 sabores tem sua suposta origem nos Estados Unidos como uma referência aos bolos de sorvete de 3 camadas criados por Giuseppe Tortoni, dono do popular Café Tortoni em Paris.

O sorvete napolitano é uma excelente pedida para a Banana Split, como indica a Chef Zona Sul Thays Costa. Corte as bananas longitudinalmente e capriche nos toppings, sem se esquecer do chantilly e das castanhas picadinhas. As crianças vão amar. E os adultos também, claro!

5 – Bônus: o smoothie

O mixologista Claudio Adriano, responsável pelo Bar do Rio, lembra que o sorvete é um excelente espessante para bebidas que precisam de mais corpo, como os smoothies e batidas. Qualquer sabor de sorvete é bem vindo em um smoothie, desde que combine com os demais ingredientes da bebida em questão.

Smoothies são as bebidas sem álcool. São mais espessas, misturadas com frutas, iogurtes, leite condensado, creme de leite ou sorvete. A partir do momento que o álcool entra na composição, a bebida se torna uma batida.

Receita: Smoothie Citrus Mix com sorvete

Smothie Citrus. Imagem ilustrativa.

Ingredientes

  • 30 mL de suco de laranja
  • 30 mL de suco de limão
  • 4 morangos
  • 1 fatia grossa de abacaxi
  • 1 ou 2 colheres de bar de açúcar
  • 200 mL de sorvete

Modo de preparo

Bata os ingredientes no liquidificador com uma ou duas pás de gelo até adquirir textura cremosa. Coe para um copo Collins.


Receita: Peach Royale com sorvete

Ingredientes

  • 1 pêssego sem casca
  • 1 banana prata
  • 200g de sorvete
  • 1 ou 2 colheres de bar de açúcar
  • 30 mL de água

Modo de preparo

Bata os ingredientes no liquidificador com uma ou duas pás de gelo até adquirir textura cremosa. Coe para um copo Collins.


Peça o seu Gelad e experimente a novidade!

Escolha o seu sabor preferido (creme, flocos, chocolate ou napolitano) e peça pelo WhatsApp, pelo site, app ou vá na loja Zona Sul mais próxima e garanta a sua sobremesa favorita do verão!

Gelad: a novidade geladinha que só tem no Zona Sul.

Na imagem colaborador Marcos @zonasulsupermercado