A França já possui sua fama no mundo dos vinhos, sendo uma das principais produtoras mundiais da bebida, dividindo o ranking apenas com Itália e Espanha. Mas nem todo vinho produzido na França é igual. O país possui uma grande variedade de cultivos de uvas, além de terroirs únicos, o que resulta em bebidas que carregam em cada gole as características de seus locais de origem. Para conhecer mais sobre os vinhos produzidos na França, o Expert Dionísio Chaves convida você para um tour pelas principais regiões vinícolas francesas. Bon voyage!

Aqui você vai ver:

As regiões vinícolas da França

O vinho faz parte da cultura francesa e está presente na história do país há muitos séculos, quando os romanos trouxeram o conhecimento da viticultura da Grécia e da Itália. O conhecimento e a o amor dos franceses pelo vinho deu origem ao desenvolvimento de novos estilos, explorando os mais variados terroir e com dispondo das centenas de castas cultivadas no país.

Do mais tânico vinho tinto ao mais refrescante espumante, todos os estilos passam pelo icônico representante do Velho Mundo dos vinhos. Cada uma das mais de 16 regiôes produtoras possui características únicas e entre elas estão a Alsácia, Cótes, Médoc, entre outras mundialmente famosas, que você pode conhecer a seguir.

Bordeaux

Bordeaux é uma região produtora de grande sucesso internacional, principalmente por causa do blend irresistível produzido na região conhecido como corte bordalês, que costuma misturar basicamente Merlot, Cabernet Franc e Cabernet Sauvignon, a rainha das uvas tintas. As propriedades específicas com vinhedos renomados são conhecidos como châteaux. Por isso alguns vinhos de Bordeaux vêm com a informação no rótulo: château + nome da propriedade.

Sua localização na costa sudoeste sofre influências do Oceano Atlântico e da Corrente do Golfo, resultando em frutos com características únicas para a produção dos vinhos.

O corte bordalês é um dos mais admirados e reproduzidos no mundo.

Você sabia que existe até mesmo um modelo de taça indicado para apreciar as propriedades dos vinhos da região? A taça é a Bordeaux, caracterizadas pela sua borda mais fechada.

Tipos de taças por Dionísio Chaves, Expert em Vinhos Zona Sul.

Champagne

A região de Champagne é mundialmente famosa pelos espumantes que recebem o mesmo nome do local onde são produzidos. Os espumantes são produzidos com as uvas Pinot Noir, Pinot Meunier e Chardonnay cultivadas na região, a partir do método Champenoise de dupla fermentação.

Toda a norma de fabricação dos champagnes é regulamentada pelo Comitê Champagne, organização criada para gerir os interesses comuns dos viticultores e comerciantes que produzem vinho de Champagne.

Entre os champagnes famosos estão Krug, Perrier Jouët e outras que você encontra com facilidade no supermercado mais amado do Rio como Veuve Cliquot, Möet e Chandon e Dom Pérignon.

Provence

A cidade de Provence é uma das regiões de origem controlada, considerada a capital mundial do vinho rosé. Os vinhos que saem dessa região para o mundo são classificados como Côtes de Provence, Coteaux D’Aix-en-Provence ou Varois en Provence AOC.

AOC é a sigla para Vinhos de Denominação de Origem Controlada (Vins de Appellation de Origine Contrôlée), ou seja, vinhos que recebem essa classificação devem seguir a legislação das áreas em que são produzidos, o que garante uma melhor qualidade e uma identidade entre as bebidas.

Provence é a capital mundial dos rosés, famosa pelos seus vinhos cor de “casca de cebola”.

A gama de variações de tons do rosé vai da tonalidade groselha à “casca de cebola”, e existe uma cartela desenvolvida pelo Centre de Recherche e d’Expérimentation sur le Vin Rosé para ajudar na identificação das nomenclaturas cromáticas. Entretanto, os rosés de Provence são conhecidos pela cor clara e alaranjada.

Entre os exemplares de Provence está o vinho rosé Baron Maxime, um blend das uvas Grenache, Carignan e Cabernet Sauvignon. Frutado, leve e fácil de beber, o vinho vai bem com saladas, frutos do mar, carpaccios e ostras. Um belo companheiro para o curtir o verão petiscando na beira da piscina.

Bourgnone

A Bourgogne, ou Borgonha, é tão famosa quanto Bordeaux, mas possui uma quantidade maior de vinhedos e estilos de produção vinícola. As uvas que predominas na região são as variedades Pinot Noir (tintos) e Chardonnay (brancos). Os espumantes Crémant também se destacam nessa região.

Os vinhos da Borgonha são famosos pela elegância e também podem ser apreciados no tipo de taça que leva o mesmo nome.

De clima continental e solo calcáreo, a Borgonha abriga diversos produtores. Por isso, na classificação de vinhos, as classificações AOC se dividem de forma distinta das demais regiões: AOC genéricas regionais, Comunais, Premier Cru e Grand Cru, que funcionam praticamente da mesma forma que os châteaux de Bordeaux.

Languedoc-Roussillon

A região de Languedoc é voltada para o Mar Mediterrâneo e por anos foi estigmatizada como produtora de vinhos de baixa qualidade. Todavia, os tempos mudaram e Languedoc ganhou a atenção dos produtores, com cultivos de variedades tintas como Syrah, Carignan (a mais popular na região), Grenache, Cinsault, Merlot, Cabernet Sauvignon, além das brancas Sauvignon Blanc, Chardonnay, Viognier, entre outras.

Atualmente, Languedoc é uma das regiões que mais chama a atenção dos produtores internacionais.

A região produz os vinhos regionais conhecidos como Vin de Pays d’Oc, e conta com doenominações de origem controlada (AOC) como Minervois, Fitou, Corbières e Coteaux du Langedoc, que são produzidos em terrrenos mais elevados, dando origem aos melhores vinhos da região.

Para experimentar vinhos de Languedoc-Roussilon, o Expert Dionísio Chaves indica a vinícola Baron Maxime e alguns rótulos produzidos na região como os brancos Chardonnay e Muscat, rosé Syrah / Merlot ou os tintos Cabernet Sauvignon e Malbec / Syrah.

Vale do Loire

O Vale do Loire, chamado também de Jardim da França, é uma das regiões que mais produz volume de vinhos em toda a França. Entre os tintos, os Cabernet Franc jovens são os mais produzidos, mas a região se destaca mesmo pelos espumantes e brancos.

Entre os territórios mais famosos da região estão Sancerre e os vinhos rosés, e Pouilly-Fumé, com vinhos brancos Sauvignon Blanc encorpados e aromáticos, que podem acompanhar pratos principais mais complexos.

Para conhecer o Vale do Loire sem sair de casa, o Expert Dionísio Chaves indica os vinhos Domaine Des Gillières rosé e branco. Ambos são leves e refrescantes e acompanham queijos leves, entradas como carpaccio, além de saladas e peixes.

Vinhos de Verão Zona Sul

Quer saber mais sobre vinhos e espumantes? Além dos franceses, o catálogo de vinhos de verão Zona Sul 2024 conta com diversos rótulos selecionados pelo Expert Dionísio Chaves. São chilenos, uruguaios, italianos, espanhóis e o brasileiro ODE, exclusividade para os cariocas de coração.

Além das informações sobre vinhos, você conta com dicas de harmonização e receitas para deixar o seu verão ainda mais gostoso.