A culinária da Espanha é tão atrativa quanto sua cultura: dos frutos do mar aos frios, o país também é referência quando o assunto é a vitivinicultura. Apesar da grande diversidade de vinhos produzidos no país, apenas poucas vinícolas estão na seleta lista Vino de Pago, sinônimo de vinhedos únicos e vinhos de qualidade. Entre elas está a Pago de Vicario, vinícola selecionada pelo Expert Dionísio Chaves para o verão carioca de coração. Conheça os rótulos e saiba como harmonizá-los com pratos típicos espanhóis.

Aqui você vai ver:

Espanha e Tempranillo: uma história de amor

Em primeiro lugar, não tem como pensar em vinhos espanhóis sem lembrar da uva Tempranillo. A rainha das uvas espanholas está presente em mais de 202 mil hectares do território espanhol e sua fácil adaptação ao clima quente faz com que seja cultivada em diversos outros países, incluindo o Brasil.

Todavia, em alguns casos, ela é conhecida por nomes diferentes. Um exemplo são as uvas portuguesas do tipo Aragonês ou Tinta Roriz, que nada mais são do que a Tempranillo com identidade lusitana. Na Espanha, a uva Tempranillo tem seu nome derivado do termo temprano, que significa “cedo”. Isso porque ela tem um ciclo de crescimento mais curto do que outras uvas.

Não precisa ir longe: na Espanha mesmo a Tempranillo é conhecida também como Araúja, Cencibel, Chincillana, Tinta del País, Tinta de Toro etc.

Características dos vinhos com uva Tempranillo

Em geral, vinhos feitos com a uva Tempranillo possuem um alto teor alcoólico, acidez equilibrada e taninos elegantes. Mas diversas técnicas de envelhecimento em barricas de madeira podem resultar em vinhos com diferentes sabores e aromas, mais tânicos e complexos.

Isso sem contar com os blends com outras variedades de uvas, que dá origem a vinhos únicos para harmonizar com ocasiões diversas.

A gastronomia espanhola

Na gastronomia, a Espanha é conhecida pelos azeites e pela charcutaria. O azeite espanhol representa 50% dos azeites de oliva vendidos mundialmente e existe uma rota turística conhecida como “óleoturismo”, para conhecer os locais de produção de azeites. Já a charcutaria espanhola, tal como a italiana, é conhecida no mundo todo, e inclui delícias como o presunto cru e os salames.

Quanto aos petiscos, o país é conhecido pelas tapas espanholas, que são antepastos variados, para abrir o apetite e temperar as conversas, geralmente acompanhadas por coquetéis e vinhos.

Vinícola Pago del Vicario

Para conhecer mais sobre a qualidade dos vinhos espanhóis, o Expert Dionísio Chaves selecionou diferentes rótulos da vinícola Pago del Vicario, que produz vinhos sob a classificação Vinos de Pago.

“Vino de Pago’ é a mais alta classificação de vinhos espanhóis e apenas 23 propriedades ostentam o título no território espanhol e entre elas, a vinícola Pago del Vicario.

A vinha Pago del Vicario situa-se a  600 metros de altitude , nas margens do rio Guadiana. Abrange uma área de 130 hectares, onde predomina a Tempranillo, a rainha das uvas espanholas. Além dela, cepas como Garnacha, Graciano, Merlot, Syrah, Cabernet Sauvignon e Petit Verdot também são cultivadas para vinhos tintos; Sauvignon Blanc e Chardonnay para os brancos.

Entre os diferenciais da produção, a vinícola Pago del Vicario preocupa-se com a preservação do meio ambiente e com o uso de técnicas modernas e vanguardistas da viticultura mundial:

  • Viticultura sustentável: respeito ao meio ambiente e conservamos os recursos naturais
  • Modernização da irrigação: redução do consumo de água e melhoramos o desenvolvimento das plantas
  • Viticultura de precisão através de sensoriamento remoto com drones
  • Melhoria da biodiversidade através de coberturas vegetais

A vinícola também possui uma adega em formato de luneta, que integra-se ao cenário do vinhedo. Cada um dos arcos decrescentes na arquitetura da adega simboliza as diferentes fases de transformação do processo de fabricação do vinho: a vinha, o tanque, o barril, a garrafa e, finalmente, a taça ou o copo.

Pago del Vicario está classificada na  Denominação de Origem Bierzo com seu outro vinhedo Soto del Vicario, com cepas que têm entre 50 e 110 anos. Entre elas, variedades de uvas como Mencía, Godello, Doña Blanca e Malvasía.

Harmonizando com receitas

Para um menu de verão 100% espanhol, o Expert Dionísio Chaves sugere a combinação de alguns rótulos Pago del Vicario com pratos que têm os sabores da Espanha. Confira:

Branco Pago Del Vicario Tempranillo + paella

Para combinar com aves, peixes e até mesmo com carne suína, o vinho branco Pago del Vicario é um vinho branco produzido com a uva tinta Tempranillo. De corpo médio, é ideal para o prato principal e deve ser servido de 8º a 10ºC. É um Vino de Pago, a mais alta classificação espanhola para vinícolas.

“É um vinho branco bem interessante, com bela acidez, estrutura e nível de equilíbrio muito bom.”

Expert Zona Sul Dionísio Chaves

Para combinar com seu branco de Tempranillo, aprenda a preparar uma paella marinera com o Chef Zona Sul David Eleutério.

Tinto El Origen La Cabarca + pernil de cordeiro

Produzido na região de Denominação de Origem Bierzo, o vinho tinto El Origen La Cabarca Soto del Vicario é elaborado com a uva Mencía. Encorpado, guarda até 5 anos e vai bem no prato principal com carnes maturadas e de caça.

Entre os pratos típicos da culinária espanhola que vão bem com este rótulo está o cordeiro assado. Típico de Castilla, o cordeiro é assado em forno à lenha e pode ser substituído por leitão cozido. Para se inspirar, aprenda receitas com carnes exóticas.

Tinto Pago Del Vicario 6 Meses + Queijo Manchego

O vinho tinto Pago del Vicario 6 meses é um blend das uvas”Grenache, Merlot, Petit Verdot e Tempranillo. O seu envelhecimento durante 6 meses em barricas intensamente torradas lembra café com leite, chocolate e especiarias como a canela. De corpo médio, guarda até 3 anos e deve ser servido de 16º a 18ºC.

Combina com massas e carnes bovinas e queijos. Para uma harmonização bem espanhola, experimente com o queijo de ovelha Manchego, um queijo curado produzido com o leite das ovelhas La Mancha, protegido por denominação de origem na região de mesmo nome.

Tinto Más 34 Tempranillo + tábua de frios

Não podiam faltar as tapas espanholas. Um vinho perfeito para acompanhar pratos principais como aves, massas e carnes magras, mas também “casa” muito bem com entradinhas com frios e salames é o 34 Tempranillo. De corpo leve e equilibrado, é fácil de beber, guarda até 3 anos e pode ser servido de 16º a 18ºC.

Para receber os convidados em casa, você pode preparar uma tábua de queijos e frios, no clima das tapas.

Vinhos de verão Zona Sul

Que tal aprender mais dicas de harmonização para o clima mais quente do ano? A seleção de vinhos do Expert Dionísio Chaves conta com rótulos chilenos, uruguaios, italianos e franceses para você curtir os sabores do mundo sem sair de casa.

Baixe o seu catálogo de vinhos e aproveite para descobrir o mundo das cervejas e destilados com o catálogo de bebidas de verão 2024.