Você já provou o mais conhecido sal do mundo? Ele foi escolhido como o sal oficial da realeza britânica, tem um incrível rendimento na culinária e possui mais de um século de tradição. Isso tudo em cristais em forma de pirâmide. Estamos falando do Sal Maldon!

Vamos conhecer mais sobre este sal que merece o reconhecimento que tem, e entender como utilizá-lo na gastronomia e coquetelaria.

De onde vem

Em primeiro lugar, é importante saber as origens do sal Maldon, que conquistou o paladar do mundo.

Extraído dos estuários de Essex, no sudoeste da Inglaterra, o produto se diferencia sobretudo pelo seu formato de pirâmide e a consistência dos flocos de cristais.

É elaborado a partir da coleta da água do rio no encontro com o mar, que é fervida, filtrada novamente e aquecida para que seque e o sal cristalize.

Ideal pra realçar qualquer prato! Sal Maldon. Foto: divulgação

Seus flocos macios e crocantes de sal marinho contêm o equilíbrio perfeito de minerais naturais, oferecendo uma intensidade fresca e sabor limpo para realçar qualquer prato.

Você sabia? De acordo com o site oficial da marca, em 2010, a rainha da Inglaterra foi recebida nas salinas Maldon. Dois anos depois, um mandato Real foi expedido, escolhendo a Maldon com fornecedora oficial de sal marinho para a realeza.

Uso na gastronomia

De acordo com o Expert em azeites e temperos Marcelo Scofano, o sal Maldon deve ser usado apenas na finalização dos pratos, com parcimônia.

Ele tem sabor suave e delicado, sem amargor ou retrogosto, funcionando como um grande realçador de sabor.

Marcelo Scofano, Expert Zona Sul

Para degustar com um delicioso pedaço de pão, pode ser adicionado a um extravirgem de qualidade, tornando-se um excelente aperitivo.

Já para o Expert em gastronomia Christophe Lidy, o sal Maldon possui um diferencial que faz dele o mais admirado entre os chefs e é indicado para uso em pratos com peixes ou carnes:

Depois de conhecer o Sal Maldon fica difícil voltar para o sal comum. Um produto completamente natural e bem mais saudável que o tradicional. Com cristais de intensidade equilibrada, ele é ideal para finalizar pratos de carne ou peixe. Apreciado e recomendado pelos chefs renomados.

Expert em gastronomia Christophe Lidy

Uso na coquetelaria

O mixologista Claudio Adriano, responsável pelo Bar do Rio, dá ideias incríveis para quem é apaixonado por drinks, sejam eles com ou sem álcool.

Na coquetelaria, o uso do sal marinho pode servir, de forma diluída, para equilibrar o sabor doce de algumas bebidas e também misturado à noz moscada e outros temperos para decorar coquetéis, como o clássico Bloody Mary.

Mixologista Claudio Adriano

Receita de sal saborizado com noz-moscada

Claudio Adriano compartilha, inclusive, a receita básica para você preparar o seu próprio sal saborizado de noz-moscada utilizando o sal Maldon. É simples: basta misturar 100 g de sal a 3 g de noz moscada ralada.

É muito utilizado para molhos como o de tomate, para equilibrar sua acidez. Também utilizado para temperar saladas e até mesmo carnes vermelhas.

Sobre a Maldon

Com mais de 140 anos de tradição, a Maldon mantém o método artesanal de produção de sal marinho na cidade costeira de Maldon desde 1882. Todavia, a companhia nunca parou de investir em tecnologia e novos métodos sustentáveis.

Sobre sustentabilidade, a Maldon leva a responsabilidade social a sério, e um dos objetivos ambientais da marca é zerar a emissão de carbono até 2025. Afinal, ser o mais famoso do mundo envolve muito mais do que oferecer um sabor marcante.

Onde encontrar

Você agora encontra o Sal Maldon, o sal mais famoso do mundo aqui no Zona Sul! Garanta o seu na loja mais próxima, faça seu pedido pelo WhatsApp ou compre pelo site e app. Acompanhe as dicas e receitas oficiais do perfil @maldonsalt.