Em primeiro lugar, o que você pensa quando ouve falar de vinhos de entrada? Muitos pensam que se tratam de vinhos doces, de pouca complexidade e baixa qualidade. Outros, por sua vez, acreditam que vinhos desse tipo só vão bem na entrada, e nunca no prato principal. Mas será que é assim mesmo?
O fato é: vinhos de entrada são ideais para quem é iniciante no mundo dos vinhos, para quem quer conhecer novos sabores. Muitos, aliás, são de ótima qualidade, reconhecidos e apreciados internacionalmente, agradando até mesmo os paladares mais exigentes, garantindo ótimas experiências.
É o caso, por exemplo, dos vinhos chilenos Viu Manent, uma das 25 melhores vinícolas do mundo em 2019 segundo o site World’s Best Vineyards.
Pensar que vinhos de entrada são vinhos de baixa qualidade é mito. São indicados para iniciar no mundo da vitivinicultura.
Dionísio Chaves, Expert em vinhos
Entre com o pé direito no mundo dos vinhos
Nós sabemos que escolher um vinho pode ser um desafio, especialmente para quem é apreciador iniciante. São tantas variedades, características, tipos de uvas, fabricação, entre vários outros fatores que confundem a cabeça de quem é atraído para esse universo. Então, como escolher?
“Escolha vinhos com bom custo-benefício, pois serão a porta perfeita para conhecer mais variedades depois.”
Expert Dionísio Chaves
Em primeiro lugar, segundo o Expert Dionísio Chaves, os vinhos da linha Viu Manent, que levam o mesmo nome da vinícola, têm bom equilíbrio, agradando bem, geralmente, aqueles consumidores que não estão acostumados à bebida. Sem contar que são vinhos leves e apresentam menor concentração de taninos, substância responsável por causar aquela sensação de secura na boca.
Viu Manent: vinhos leves e apresentam menor concentração de taninos.
Foto: Rodrigo Azevedo / Zona Sul.
Vale ressaltar que um vinho com um bom custo-benefício não é sinônimo de vinho barato com pouca qualidade. Longe disso! Aliás, o Expert utiliza seu próprio sistema de pontuação para classificar os vinhos selecionados de acordo com diversas características, como complexidade, aromas, corpo, entre outros. Clique aqui e conheça o sistema de pontuação Dionísio Chaves.
Aproveite e siga também esta dica de ouro para aprender mais sobre o mundo dos vinhos. E comece bem: escolha o vinho ideal e a taça correta.
Viu Manent
Confira, a seguir, alguns rótulos perfeitos para quem está começando a se aventurar no delicioso mundo dos vinhos.
Clasico Sauvignon Blanc
Vinhos brancos, em geral, são famosos por serem mais leves, ótimos para harmonizar com saladas, queijos, peixes e frutos do mar. Sendo assim, são excelentes para iniciantes!
Segundo o Expert, o vinho Viu Manent Clasico Sauvignon Blanc é leve, fresco, com notas florais, frutas tropicais e ligeiro vegetal. A ocasião de consumo ideal, neste caso, é a entrada, e deve ser servido em temperatura de 10 a 12°C.
Uma ótima opção para antepastos (as tradicionais “entradas”) são as bruschettas. Aprenda dicas rápidas para preparar a sua!
Clasico Carménère
Esse vinho é um tinto de médio corpo, equilibrado e fundo de boca aveludado e fresco. Diferentemente do que muitos pensam, vai bem com o prato principal, principalmente com carnes tipo maminha, fraldinha, frango ensopado, massas com molhos vermelhos, pizzas e queijos meia cura, servido em temperatura de 16 a 18°C.
Viu Manent Carménère, 89 pontos por Dionísio Chaves Vai bem com pizza calabresa Zona Sul
Clasico Cabernet Sauvignon
O vinho tinto Viu Manent Clasico Cabernet Sauvignon é mais encorpado, vermelho rubi-intenso, com aromas de frutas maduras, eucalipto, ervas secas e ligeiro tostado. Na boca, tem bom equilíbrio, taninos macios, fresco e com retrogosto longo e agradável.
Devido a essas características, qualquer iniciante apreciador de vinhos pode comprar uma garrafa sem medo! Para acompanhar, carnes de caça, picanha, bife de chorizo, massas com molhos picantes e queijos maturados ficam excelentes!
Viu Manent Cabernet Sauvignon, 87 pontos por Dionísio Chaves Fettuccine ao molho caseiro
Sem dúvidas, depois da primeira taça desses vinhos incríveis, vai ser difícil resistir à segunda. Mas lembre-se: beba com moderação.
Bônus: vinhos Rayuela
Agora, se o seu foco é versatilidade na hora de combinar com as opções do mundo da gastronomia, a sugestão é a variedade de rótulos Rayuela. Também produzidos pela vinícola Viu Manent, os vinhos Rayuela são fáceis de combinar e bem joviais. Afinal, Rayuela quer dizer “amarelinha”. Isso mesmo, aquela brincadeira infantil de pular os números. Pois fácil como brincar é se apaixonar pelos vinhos Rayuela da Viu Manent. Clique aqui para conhecê-los.
Para deixar sua experiência com o mundo dos vinhos ainda mais completa, o Expert preparou uma seleção especial de rótulos com informações e harmonizações especiais para o inverno. Se você quiser iniciar no mundo dos vinhos, comece com muita informação e amor pela gastronomia!