O friozinho finalmente chegou no Rio de Janeiro! Como bom carioca, você já deve ter corrido pra debaixo das cobertas, certo? Mas para esquentar ainda mais, nada melhor do que sopas e caldos! Os pratos que combinam perfeitamente com a estação não podiam ficar de fora da “checklist” de inverno. Por isso, fique de olho nestas dicas para aproveitar o melhor das suas sopas.

E ainda: dicas de pães e vinhos para deixar sua experiência muito mais completa. Um bom inverno pra você!

Sopa faz bem pra saúde

Em primeiro lugar, é interessante saber que a sopa pode ser uma aliada muito interessante na sua dieta, caso você não queira “chutar o balde” no inverno. Basta escolher uma receita que seja rica em nutrientes e legumes e evitar aquelas com ingredientes muito gordurosos, como creme de leite e embutidos como linguiça ou paio, por exemplo.

Para não ficar sem carboidratos na sua dieta, que também são importantes, escolha uma torradinha ou pão integral, preferencialmente uma opção sem glúten para acompanhar.

Ricas em nutrientes e de fácil digestão, sopas podem ser aliadas da dieta.

A sopa garante um aumento da ingestão de vegetais e líquidos, oferece saciedade e uma digestão mais fácil. Por isso, junte o útil ao agradável e recheie o seu menu de sopas saudáveis.

Comfort food

Mesmo que a sua intenção ao escolher uma sopa ou caldo para sua refeição não seja a de fazer uma dieta, mas somente trazer à memória aquele gostinho de infância, saiba que a sopa é geralmente classificada como “comfort food”, que significa literalmente comida que traz sensação de conforto, memórias da infância, o bem-estar do lar. É a cozinha afetiva, a gastronomia que conecta.

Escolhendo sua receita

Não tem como falar de sopa sem aprender a fazer uma, não é mesmo? Por isso, a dica é aprender com os Experts receitas variadas, deliciosas e nutritivas. Para isso, basta dar uma olhada nessas 4 receitas aqui.

Para caldos e sopas, um bom azeite extravirgem pode ser usado tanto no refogado (base da sopa que originará o caldo) quanto na finalização. Para caldo de legumes, por exemplo, um azeite de frutado maduro ou frutado verde leve vão bem para ambas as finalidades.

Marcelo Scofano, Expert em azeites e temperos

Harmonize sua sopa com vinho

Porém, já que estamos falando de inverno, um bom vinho não podia ficar de fora. Por isso, o Expert Dionísio Chaves dá a dica perfeita de harmonização para cada uma das 4 receitas dos Experts:

  • Champon, do Expert Carlos Ohata combina com vinhos brancos encorpados. Minha sugestão são de vinhos com passagem em barrica, que lhe confere mais estrutura e untuosidade, tipo o Nic Rager Chardonnay.
  • Sopa Raízes vai bem com vinhos tintos leves com fundo de boca aveludado. Minha sugestão é o californiano Round Hill Merlot.
  • Harira, a sopa marroquina, vai bem com com tintos de médio corpo. Uma ótima opção é o Lamothe Saint German.
  • Velouté de cogumelos, do Stanislas Brito, combina com tintos de bom corpo como o toscano Santa Cristina.

Se você quiser saber mais dicas de vinhos de inverno, pode baixar o catálogo de vinhos de inverno 2021 Zona Sul. Uma seleção de rótulos perfeitos para a estação feita pelo Expert Dionísio Chaves.

Catálogo de vinhos de inverno 2021

Pra quem ama sopa e é apaixonado por pães

Se você ama pães e também é fã de sopas, uma receita de sopa no pão é o casamento perfeito pra você. O expert Stanislas Brito dá a dica de que pão escolher para sua sopa preferida:

  • Pochon: sopa de cebola gratinada, sopa de legumes;
  • Pão redondo italiano: sopa de tomate, creme de cogumelos;
  • Pão de abóbora: sopa de abóbora com carne seca, sopa de abobrinha com crema cheese;
  • Santa Mônica: velouté de aspargos, caldo verde.
Padaria Zona Sul

Além de servir sopa no pão, você também pode optar por torradinhas Panetto ou croûtons como acompanhamento. Stan indica os croûtons de pão Santa Mônica para as sopas de cebolas, de legumes, de mandioquinha e torradas de Rustiguette com sopa de couve e sopa de peixes.

Conheça: pão italiano Zona Sul

Feito com farinha branca, farinha de sêmola de trigo italiano e levain (fermentação natural), este rústico italiano é elaborado com sêmola de grano duro e fermento selvagem para garantir um pão saboroso com casca fina e crocante com miolo macio. Ótimo, sobretudo, para acompanhar sopas e saladas ou cortar em pedaços nos fondue de queijos!

Para preparar o seu pão da melhor forma para servir a sopa, o Expert Stanislas Brito compartilha a dica no vídeo a seguir:

Sopa de tomate no pão italiano

Bônus: adicione queijo na borda

Para deixar sua sopa ainda mais gostosa, o Expert Stanislas Brito dá um toque especial, adicionando queijo Grana Padano ou Emmenthal ralado sobre a borda do pão italiano e tostando levemente. O resultado é uma sopa que, além de uma bela apresentação, tem um sabor incrível.

Já decidiu qual a sopa do dia? Conta pra gente lá no nosso insta @sigazonasul e tenha um excelente inverno carioca de coração.