Ser carioca de coração é mais do que gostar de praia e futebol. É amar a cidade do Rio e ter o prazer de conhecer mais sobre suas histórias. E ainda mais: poder fazer parte delas. Por isso, é com orgulho que o Zona Sul anuncia sua nova filial em um ponto superimportante para a identidade do Rio, que reúne a história do revolucionário meio de transporte do Rio e até as obras de Machado de Assis. Role pra baixo e descubra onde é!
Aqui você vai ver:
- Rio, de capital a centro
- O surgimento do bonde: uma viagem na história
- Todo mundo quer saber: por que bonde?
- Conheça o novo Zona Sul: consumo moderno no Rio Antigo
- O que o novo Zona Sul tem
Rio, de capital a centro
A cidade do Rio é repleta de histórias incríveis. Com sua real importância enquanto capital do Vice-Reino do Brasil – nome dado à colônia portuguesa no Novo Mundo – no século XIX, a cidade também se tornou capital do Brasil já independente no período 1763 a 1960, quando o governo foi transferido, então, para Brasília.
No início do século XIX o Rio de Janeiro era uma das mais importantes cidades do território colonizado pelos portugueses. Consequentemente, o trânsito era bem intenso. Não de carros ou ônibus, mas nas suas devidas proporções, apresentava um grande fluxo de homens e carregamentos entre zona portuária e centro mercantil.
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Jean-Baptiste Debret registrou o Rio colonial em aquarelas entre 1816 e 1831, como pintor da corte de D. João VI e D. Pedro I, integrando a Missão Artística Francesa.
O surgimento do bonde: uma viagem na história
O transporte no centro colonial do século XIX era realizado com veículos à base de tração animal, destinados a transportar mercadorias ou passageiros, todos puxados por cavalos ou burros. O transporte coletivo de maior capacidade podia levar até 9 pessoas e eram conhecidos como ônibus ou gôndolas.
O Rio de Janeiro foi a primeira cidade da América do Sul a organizar um serviço de transportes coletivos urbanos sobre trilhos de ferro.
As ferrovias começaram a ser implantadas em 1852 e inicialmente eram destinadas a transportes de mercadorias, e depois, para passageiros. Já os famosos bondes, foram planejados para o transporte coletivo e a primeira linha de veículos urbanos sobre trilhos de ferro foi oficialmente inaugurada em 1859, a Companhia Ferro-Carril da Tijuca, fundada pelo Dr. Thomas Cochrane.
Todavia, apesar da revolucionária substituição da tração animal pelo vapor, a companhia faliu por problemas financeiros e acidentes frequentes.
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Herdando o conhecimento de investidor na companhia anterior de bondes que havia sido criada pelo médico inglês Cochrane, o Barão de Mauá fundou a Companhia do Caminho de Carris de Ferro do Jardim Botânico, em 1862, adquirindo a linha, desta vez, criada por empresários brasileiros.
O projeto demorou alguns anos para a total conclusão do trajeto até a Gávea e foi considerada totalmente concluída em 1883.
Curiosidade: o Barão de Mauá foi quem trouxe a iluminação a gás para a cidade do Rio e foi pioneiro das estradas de ferro no país.
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Todo mundo quer saber: por que bonde?
Se os veículos não eram oficialmente chamados de bonde, de onde surgiu o apelido, afinal?
Quando os carros utilizados no transporte coletivo passaram de tração animal a vapor e começaram a ser adotados diferentes modelos de carros mais abertos e arejados para os passageiros, as passagens eram vendidas nas estações, em forma de blocos.
O bloquinho contendo os tickets era impresso nos EUA e nele estava escrito o nome da companhia, a palavra bond, o valor e um desenho do veículo. Por analogia, o povo passou a chamar o veículo pela palavra que o acompanhava e o apelido “bonde” viralizou.
As últimas linhas de bonde funcionaram até 1962 e 1963, restando hoje apenas os bondes de Santa Teresa que se tornaram atração turística para os residentes da cidade e para os visitantes.
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Bonde de Santa Teresa: um pedaço da história do Rio para experimentar.
Bonde de Santa Teresa – Rio de Janeiro – Brasil – Foto: Alexandre Macieira | Riotur
Conheça o novo Zona Sul: o consumo moderno no Rio Antigo
Você deve se perguntar: “mas o que o Zona Sul tem a ver com bondes?”. A novidade é a nova loja Zona Sul, que fica exatamente onde era a garagem da Cia de Ferro Carril do Jardim Botânico, onde os bondes da zona sul faziam ponto final, situado na Rua Machado de Assis, 40.
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Os bondes fazem parte da cultura literária brasileira e carioca, pelas mãos de Machado de Assis. Leia um trecho da crônica Balas de Estalo, que ensina “modos adequados” para os passageiros com humor e ironia.
O supermercado mais amado do Rio se enche de orgulho e de história, cercado pelos prédios da antiga Companhia Telefônica Brasileira e da antiga Companhia dos bondes cariocas.
Anote o endereço na nova loja Zona Sul: Rua Machado de Assis, 40. Flamengo.
O que o novo Zona Sul tem
A nova loja conta com iniciativas sustentáveis como carrinhos feitos com redes de pesca recicladas, fachada verde, entregas com veículos elétricos além de delícias como Sushi Bar, pizzaria, grelhados e benefícios que só o cliente Zona Sul tem.
E ainda conta com a gestão do Chef Zona Sul David Eleutério para o menu do Salada Bar e do insubstituível café da manhã.
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Conheça mais sobre o que você vai encontrar na nova loja Zona Sul:
Sushi Bar
Para provar os variados pratos com os sabores da Ásia com a assinatura do Expert Carlos Ohata, basta dar uma passada no Sushi Bar! Para você que ama sushis, makimonos, temakis, yakisobas e toda a diversificada cozinha oriental, aqui é o lugar certo para colocar o hashi (os famosos “pauzinhos” utilizados na culinária japonesa) para trabalhar!
Salada Bar e Grelhados
Para quem ama carnes, o Zona Sul oferece o serviço de grelhados, que conta com um cardápio com 8 tipos de proteínas para combinar com até 3 tipos de acompanhamentos.
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Para quem ama combinar praticidade e saúde, a dica é usufruir do Salada Bar, que todo dia conta com uma novidade criada pelo Chef Zona Sul David Eleutério, que ama utilizar a gastronomia tradicional em seus pratos.
Café da manhã
Tomar café da manhã no Zona Sul já se tornou programação diária de muitos cariocas. A combinação perfeita entre nutrição, variedade, sabor e aquele pecadinho da gula que a gente comete às vezes, né? Afinal, fica complicado resistir aos pães, bolos e croissants da nossa padaria.
Todo dia até às 11h você tem um encontro com a sua primeira refeição, deliciosa como o restante do dia deve ser,
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Pizzaria
Pode perguntar em qualquer esquina do Rio de Janeiro e você vai descobrir que todo mundo conhece e aprova a pizza com a massa mais crocante da cidade. A pizza Zona Sul é uma criação de longa data e mantém sua receita original desde sua criação nos anos 2000.
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Fachada Verde
A nova loja Zona Sul conta com a fachada verde: um jardim vertical repleto de plantas, que além de deixar a frente de loja ainda mais linda, ainda contribui para reduzir a temperatura, o barulho e a concentração de poluentes.
Segundo pesquisas internas realizadas, em dias quentes, o prédio com muro verde diminuiu a temperatura interna em até seis graus Celsius. E reteve o calor em até três graus Celsius em dias frios! E, além disso, deixou o cenário muito mais bonito. Saiba mais sobre as consequências positivas das iniciativas sustentáveis.
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A fachada verde Zona Sul ajuda a regular a temperatura do ambiente e deixa o visual ainda mais bonito.
Venha conhecer de perto e se conectar ao amor pela gastronomia e pelo Rio.
Fontes de pesquisa:
- Os transportes sobre trilhos e a expansão da cidade do Rio de Janeiro (Anais do X Encontro de Geógrafos da América Latina – 20 a 26 de março de 2005)
- Livro “O Rio de Janeiro, capital do Reino” (Atual Editora).
- Machado de Assis, vida e obra (MEC – site oficial)