Não precisa ser nativo para saber que o Brasil é famoso globalmente quando o assunto são algumas bebidas típicas. A cachaça, reconhecida internacionalmente, apesar de muito popularizada com a caipirinha, não dá origem apenas a um tipo de coquetel. Assim como o destilado de origem nacional, outros drinks são inspirados em ingredientes típicos e podem dar ao seu brinde aquele gostinho verde e amarelo. Afinal, coquetelaria também é cultura!
Aqui você vai ver:
A cachaça
Um dos maiores símbolos brasileiros quando o assunto são bebidas alcoólicas é a cachaça, que dá origem não só à globalmente famosa caipirinha, mas pode ser um ingrediente perfeito em drinks que utilizem destilado como ingrediente.
Como descrito no Decreto Oficial, “cachaça é a denominação típica e exclusiva da aguardente de cana produzida no Brasil, com graduação alcoólica de trinta e oito a quarenta e oito por cento em volume, a vinte graus Celsius, obtida pela destilação do mosto fermentado do caldo de cana-de-açúcar com características sensoriais peculiares, podendo ser adicionada de açúcares até seis gramas por litro.”
A cachaça é um produto essencialmente brasileiro e toda cachaçaria precisa atender a uma série de normas para produzir seus destilados através do registro de estabelecimentos no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Além disso, apenas os produtores brasileiros podem usar a denominação Cachaça.
Para fabricar uma cachaça de qualidade é preciso respeitar cada processo: extração do caldo, fermentação, destilação e envelhecimento. Esta última etapa revela todo o potencial da biodiversidade brasileira, pois somente o Brasil utiliza outras madeiras além do carvalho para envelhecimento, o que destaca sabores ricos, complexos e diferenciados da cachaça para o paladar internacional.
Antigamente associada somente aos bares e botecos, a cachaça é a nova queridinha do momento quando o assunto é a coquetelaria nacional. As possibilidades de utilização do destilado são muitas, ainda mais quando se trata de inovações, e entre os coquetéis tradicionais brasileiros estão a caipirinha e o rabo-de-galo.
“Meu maior desafio é fazer com que a cachaça seja o destilado mais consumido nacionalmente.”
Mixologista Zona Sul Claudio Adriano
Caipirinha
Seja dentro ou fora do país, todo mundo conhece a caipirinha. A receita mais tradicional do drink combina cachaça, limão, gelo e açúcar, mas existem outras variações que exploram o sabor de ingredientes bem nacionais, como a caipirinha de caju, que você encontra no Bar do Rio.
Outras ideias são possíveis, como caipirinha de kiwi, uva e morango e muito mais! Confira a receita de uma caipirinha de maracujá, que é muito simples de fazer e vai surpreender seus convidados.
Rabo-de-galo
Uma bebida bem conhecida dos bares e botecos que conquistou os bartenders. A história do rabo de galo se confunde com a história da marca de vermute italiana Cinzano. Em meados dos anos 50, a empresa, percebendo que nos bares a cachaça era líder de pedidos, criou o seu próprio cocktail, misturando o vermute à queridinha dos brasileiros nascendo assim, o “rabo de galo”.
Confira a receita do drink para preparar em casa:
Ingredientes
- 60 mL de cachaça
- 30 mL de Cinzano
- 30 mL de Cynar
- 1 gota de angostura
Modo de preparo
Adicione todos os ingredientes no mixing glass e misture com uma bailarina. Sirva num copo baixo e decore com um twist de laranja.
Bombeirinho e Macunaíma
Clássicos brasileiros dos bares, os drinks Bombeirinho e Macunaíma também são receitas com cachaça. A primeira, nascida nos anos 80, mistura a “quentura” da cachaça com o extremo dulçor do xarope de groselha, resultando em um equilíbrio delicioso de sabores. A utilização do xarope de groselha reflete a época da praticidade entre os bartenders, com o uso de misturas prontas e ingredientes coloridos.
Já o Macunaíma é um coquetel mais recente, criado em 2014 no Bar Boca de Ouro, em São Paulo. O nome do drink é uma homenagem ao personagem da obra literária modernista de Mário de Andrade, considerado o anti-herói brasileiro. O recente e famoso Macunaíma leva cachaça, suco de limão, Fernet e xarope de açúcar.
Batidas
As batidas refletem o paladar brasileiro, que em geral, é fã de um bom doce. Como base, a batida precisa de leite condensado, frutas e um destilado, que pode ser cachaça, vodka ou whisky.
É possível também utilizar sorvete no lugar de leite condensado mas, para essa bebida alcoólica de textura mais densa, o mixologista Zona Sul Claudio Adriano explica que a nomenclatura correta é smoothie.
Batida de amendoim
Entre os sabores mais populares de batidas em território nacional estão: coco, abacaxi, morango, maracujá e amendoim, que você pode aprender a fazer com o mixologista Claudio Adriano. Aperte o play e anote o passo a passo:
Ingredientes
- 200g creme de leite Da Matina
- 1 lata de leite condensado
- 300 ml de cachaça Magnífica
- 100g de pasta de amendoim
- 200g de paçoca
Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva num copo com gelo. Finalize com pedacinhos de paçoca.
Batidas com frutas em calda
Você também pode utilizar frutas em calda para criar as mais variadas batidas. A dica é não usar leite condensado ou creme de leite pois a calda já oferece o dulçor necessário. A “química” perfeita se baseia em:
- Base alcoólica: bebida da escolha do cliente, de preferência com envelhecimento como rum, whisky, cachaça envelhecida, para um sabor de álcool pungente.
- Fruta em calda Frutoro: adicionar os pedaços de fruta e um pouco da calda.
- Elemento cítrico: adicionar suco de limão para dar acidez.
Batida de pêssego por Claudio Adriano
- 1 lata de pêssego em calda Frutoro
- 200 ml de suco de limão
- 300 ml de cachaça Magnífica Tradicional Ipê
Preparo: bater todos os ingredientes no liquidificador com gelo. A adição de uma lata de leite condensado é opcional.
Mais destilados e receitas
Se você ama destilados, seja para apreciar puros ou como ingredientes em drinks, vai adorar conhecer o catálogo de primavera Zona Sul. A publicação conta com uma seleção completa do mixologista Claudio Adriano de rótulos que você encontra no supermercado mais amado do Rio, além de receitas de cocktails exclusivos. E alguns deles você encontra no Bar do Rio!