Se você buscar pela tradução de smoothie, provavelmente vai encontrar “batido de frutas”. Porém, o conceito dessa bebida cremosa e colorida é muito mais interessante do que isso e reúne algumas qualidades, como o sabor, a refrescância e a versatilidade nutricional. Deu água na boca? Então anote as dicas para um smoothie perfeito com o mixologista do Bar do Rio Claudio Adriano. Tem versões para crianças e para os adultos chegados em um bom drink. Aproveite!
Aqui você vai ver:
- Nem vitamina, nem milkshake
- Liquidificador: o pai do Smoothie
- Preparando sua mistura
- Ingredientes que só tem no Zona Sul
Nem vitamina, nem milkshake
Em primeiro lugar é importante colocar os pingos nos “is”. Um smoothie não é simplesmente um nome bonito para englobar todas as bebidas mais densas. Existem algumas diferenças que caracterizam bem o smoothie, que tem um conceito principal que o sustenta: o uso de ingredientes naturais e nutritivos como frutas e hortaliças em forma de purê.
A aparência pode até confundir, mas smoothie não é vitamina nem milkshake.
Smoothie x Vitamina
A partir deste conceito, fica mais fácil entender porque a bebida não é um sinônimo de outras famosas conhecidas nossas. A vitamina, por exemplo, é a mistura de leite com frutas. O smoothie engloba mais ingredientes e usa principalmente sorvete para dar mais cremosidade à mistura.
“São bebidas “grandes”, ou seja, bebidas feitas para serem degustadas por um bom tempo pois são mais densas.”
Mixologista Claudio Adriano
Smoothie x Milkshake
Todavia, o smoothie também não é um milkshake, porque enquanto o primeiro, apesar do uso do sorvete, utiliza ingredientes mais naturais e nutritivos como frutas e até hortaliças, o segundo faz uso de muitas caldas, confeitos e tudo de mais doce para atingir o seu delicioso objetivo de ser uma sobremesa refrescante.
Milkshake é irresistível, mas não é smoothie, apesar do uso do sorvete em comum.
Smoothie para maiores
A versão “para maiores” dos smoothies também existe e também é conhecida como “batida”, embora haja uma pequena diferença de densidade entre elas. O mixologista Claudio Adriano traz aqui pra você algumas dicas para fazer a combinação perfeita dos ingredientes para misturar doçura e álcool na medida certa.
“Quando feito sem álcool, o smoothie é uma vitamina mais densa, e com álcool, é menos denso que uma batida. Parece simples, mas isso já dá ao smoothie uma personalidade própria.”
Mixologista Claudio Adriano
Liquidificador: o pai do smoothie
O conceito de smoothie enquanto purê de frutas é antigo e remonta a alguns séculos atrás. Entretanto, foi com o surgimento do liquidificador que a mistura ganhou o mundo, facilitando a vida de quem se interessava pelo tema.
O primeiro liquidificador foi feito por um químico polonês-americano, Stephen Poplawski, com a Stevens Electric Company em 1919. No entanto, era um simples misturador de bebidas, e foi Fred Waring quem promoveu o primeiro liquidificador “real” em 1937, o Waring Blender. Com a potência do eletrodoméstico e as lâminas afiadas, experimentar novos sabores ficou muito mais fácil para os americanos e posteriormente, para o mundo todo.
Waring Blender: o liquidificador que mudou o rumo das bebidas nutritivas.
Fonte da imagem: Dallas Museum of Art
A origem do nome
O nome smoothie, porém, não veio junto com o liquidificador. Foi na década de 60 que o movimento hippie começou a dar importância à alimentação saudável e nos anos 70 a iniciativa entrou nas casas dos americanos através da mídia.
Alguns nomes se destacaram nessa época, como Jack LaLanne, conhecido como “guru do fitness” que começou a promover um estilo de vida saudável e o consumo de sucos de frutas e vegetais. Seguindo essa onda do bem-estar, surgiu o empreendimento The Smoothie King, uma rede de bebidas saudáveis que se expandiu na época e que apresentava seus produtos como uma alternativa saudável aos clássicos milkshakes. Daí, então, os smoothies.
Jack LaLanne tem seu nome estampado entre as estrelas da Calçada da Fama em Hollywood.
Preparando sua mistura
Agora que você já mergulhou de cabeça no assunto, fica mais fácil identificar qual será o seu objetivo ao preparar o seu smoothie. Com isso, fica mais interessante combinar ingredientes que combinem entre si para dar o sabor e a cremosidade ideal à bebida.
Smoothies são bebidas sem álcool. São mais espessas, misturadas com frutas, iogurtes, leite condensado, creme de leite ou sorvete. A partir do momento que o álcool entra na composição, a bebida se torna uma batida.
Mixologista Claudio Adriano
Smoothie com sorvete
O mixologista Claudio Adriano, responsável pelo Bar do Rio, lembra que o sorvete é um excelente espessante para bebidas que precisam de mais corpo, como os smoothies e batidas. Combinando o sabor do seu sorvete com as frutas escolhidas, o resultado é infalível, principalmente no verão.
Claudio Adriano indica manga e sorvete de coco como o casal perfeito. Os sabores fortes e marcantes das frutas se equilibram. Para uma versão alcoólica, você pode adicionar vodka.
A acidez de algumas frutas mais cítricas encontram o ponto ideal somadas à doçura do sorvete.
De forma geral, as frutas mais indicadas são as com acidez mais elevada como morango ou abacaxi. No caso de frutas menos ácidas, pode-se colocar um pouquinho de suco de limão, com muito cuidado para não talhar o leite contido no sorvete.
Smoothie funcional
Os smoothies também são considerados bebidas esportivas funcionais, pois são um denso combinado de frutas, legumes e especiarias para regar o seu treino de vitaminas e minerais. Para substituir o calórico sorvete, podem ser utilizados iogurte natural, aveia ou água de coco.
Os smoothies funcionais substituem refrigerantes e industrializados, sendo assim, fontes mais seguras de reposição de energia para a saúde.
Se o seu objetivo com o smoothie for, além de nutrir, fazer um detox no organismo, eliminando as toxinas causadas pelo excesso de consumo de sal ou açúcar em curto prazo, pode adicionar temperinhos e ervas como hortelã, alecrim, salsa, gengibre ou capim-limão para potencializar as propriedades da sua bebida mantendo o gostinho de “quero mais”.
Smoothie para os pequenos
Para a galerinha que foge dos legumes e verduras, o smoothie pode ser uma excelente oportunidade para inserir os alimentos saudáveis no menu. O mixologista indica o uso de beterraba e cenoura, por exemplo, que combinam muito bem com outras frutas e não contrastam com o sabor doce do sorvete.
Conquistando pelo estômago: transforme o preparo do smoothie em uma oportunidade de brincar de chef em família.
Assim todo mundo sai ganhando, afinal, sorvete é a sobremesa mais querida da criançada e pode ser a armadilha do bem para que seu filhote passe a gostar de um prato mais colorido.
Dica para os papais e mamães: depois que o seu filhote provar a mistura e amar, deixe-o preparar im próximo smoothie junto com você, para que ele veja o uso dos legumes e frutas como ingredientes e deixe de lado a aversão pelos alimentos naturais.
Ingredientes que só tem no Zona Sul
Para preparar uma boa bebida, você precisa escolher ingredientes de qualidade. E uma coisa é certa: aqui no Zona Sul você tem acesso a produtos exclusivos, criados e pensados para levar o melhor para os cariocas de coração.
Por isso, indicamos sem medo sorvetes Gelad, iogurtes Da Matina, frutas fatiadas Quasi Pronto, água de coco Me Bebe e orgânicos Bio Vida para você ousar com criatividade e amor pela gastronomia!
Sorvete Gelad. Foto: Zona Sul Produtos Quasi Pronto. Foto: Fernando Mafra