Você é fã de frutas em calda? Pêssego, abacaxi, figo, ameixa… Qual sua fruta favorita em compotas? Para conhecer como aproveitar todo o sabor das suas novas frutas em calda Frutoro, os Experts e Chefs Zona Sul dão ideias de harmonizações irresistíveis, receitas doces e salgadas e até coquetéis! Escolha sua receita e se delicie com essa novidade carioca de coração.

Como surgiu a fruta em calda?

Assim como as a utilização de gelo ou sal, as conservas são métodos de preservação de alimentos, já conhecidas e aplicadas há milhares de anos, seja por decorrência de períodos climáticos críticos ou para alimentação durante longas jornadas de exploração.

Assim nasceram os curados e diversos alimentos fermentados, como o tão conhecido picles. Da mesma forma, a tradição de conservar as frutas remonta aos romanos, que costumavam utilizar o mel, pois o açúcar ainda não era um produto disseminado mundialmente antes do século XVIII. Com a adição do açúcar, a expansão das criações com base em preservação das frutas cresceu e iguarias como as frutas cristalizadas e geleias conquistaram os comensais do mundo todo.

A conservação em sal ou açúcar age retendo a água que fica na superfície do alimento, inibindo a reprodução de microrganismos que levam ao processo de decomposição.

De acordo com a publicação “Doces e Geleias” do Ministério da Educação (2007), a tradição de consumir doces em compotas e geleias nasceu junto com a colonização e a utilização da cana-de-açúcar. Nas cozinhas das casas-grandes das fazendas produtoras de açúcar, novas receitas com frutas regionais iam surgindo e novos doces surgindo dos tachos.

Definição

De acordo com a publicação “Doce de frutas em calda”, oficial da Embrapa (2006), as conservas de frutas, especificamente os doces de frutas em calda são preservadas de tal forma que permanecem inalteradas por meses, mantendo suas características sensoriais (aroma, sabor, textura e cor) e, principalmente, seu valor nutritivo.

Os doces de frutas em calda preservam o valor nutricional dos alimentos.

A preservação se dá devido a quatro fatores: a concentração de açúcar, o aquecimento do produto e o envasamento em embalagem hermética. E, por fim, as boas práticas de fabricação.

Consideradas doces em compotas, as frutas em calda possuem uma definição diferentes das geleias.

A geleia de fruta, segundo a Resolução nº 12 de 1978 do Ministério da Saúde, “é o produto obtido pela cocção, de frutas, inteiras ou em pedaços, polpa ou suco de frutas, com açúcar e água e concentrado até consistência gelatinosa”.

Já a compota ou fruta em calda é, de acordo a mesma Resolução, “o produto obtido de frutas inteiras ou em pedaços, com ou sem sementes ou casca, e submetida a cozimento, envasadas em lata ou vidro, praticamente cruas, cobertas com calda de açúcar. Depois de fechado, o produto é submetido a um tratamento térmico adequado.”

Novas frutas em calda Frutoro

Para quem gosta de frutas em calda, nada melhor do que contar com a praticidade e com a qualidade para aproveitar o melhor do seu docinho, não é mesmo? Por isso a novidade exclusiva para os cariocas de coração acabou de chegar no supermercado mais amado do Rio: as frutas em calda Frutoro!

Novidade: frutas em calda Frutoro – exclusivdade Zona Sul.

Você pode escolher entre quatro opções com açúcar: figo, abacaxi, pêssego e ameixa. E ainda conta com a versão pêssego zero, sem açúcar, para dietas restritivas.

Você pode consumir suas frutas diretamente como sobremesa, mas existem diversas formas de combiná-las a outros ingredientes para criar receitas deliciosas. Confira:

Carnes com frutas em calda

A combinação de carnes com frutas em calda é muito bem vinda e costuma ser aplicada nos menus festivos de Páscoa, Natal ou Ano Novo, como aves ou suínos.

A carne suína é um trunfo e vai bem com todas as frutas Frutoro em calda: pêssego, abacaxi, ameixa e até mesmo o marcante figo. A carne vermelha (bovina) assada também vai bem com ameixas em calda. Aves também combinam com frutas mais cítricas em calda, como pêssego ou abacaxi.

Frutas em calda com queijo por André Guedes

O costume de consumir queijos com doces de frutas em calda é muito apreciado pelos mineiros. O doce de figo fica perfeito com queijo fresco, como o queijo minas ou os artesanais, como Canastra, Serro, Serra do Salitre, Araxá, entre outros.

Já para acompanhar no churrasco, um abacaxi em calda fica maravilhoso com queijo Jersey Vitalatte ou queijo de coalho gratinado.

E para utilizar o queijo como ingredientes para sua sobremesa, a ameixa em calda fica maravilhosa no pudim de queijo, que você pode aprender a seguir:

Pudim de queijo com ameixa em calda por André Guedes

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de leite (use a lata de leite condensado vazia para medir)
  • 3 xícaras (chá) de queijo minas ralado ou amassado
  • 3 ovos

Ingredientes da calda

  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1/2 xícara (chá) de água

Modo de preparo

  1. Calda: Em uma panela, leve ao fogo o açúcar e a água , deixe ferver até obter um caramelo. Espalhe essa calda no fundo e nas laterais de uma forma de buraco no meio de 20cm de diâmetro e reserve.
  2. Preparo do Pudim: No liquidificador, bata o leite condensado, o leite, o queijo, e os ovos até ficar homogêneo.
    Despeje na forma e leve ao forno médio, pré aquecido, em banho maria, por 50 minutos. Deixe esfriar, desenforme e leve à geladeira por 2 horas.

Batidas com fruta em calda por Claudio Adriano

Todas as frutas em calda podem servir como ingredientes para batidas. O mixologista Zona Sul Claudio Adriano ensina uma “alquimia” básica para uma batida equilibrada com frutas em calda. Basta misturar os ingredientes no liquidificador com gelo e pronto!

  • Base alcoólica: bebida da escolha do cliente, de preferência com envelhecimento como rum, whisky, cachaça envelhecida, para um sabor de álcool pungente.
  • Fruta em calda Frutoro: adicionar os pedaços de fruta e um pouco da calda.
  • Elemento cítrico: adicionar suco de limão para dar acidez.

“Para uma batida com frutas em calda, não é necessário leite condensado ou creme de leite.”

Mixologista Claudio Adriano

Batida de pêssego por Claudio Adriano

  • 1 lata de pêssego em calda Frutoro
  • 200 ml de suco de limão
  • 300 ml de cachaça Magnífica Tradicional Ipê

Preparo: bater todos os ingredientes no liquidificador com gelo. A adição de uma lata de leite condensado é opcional.

Bolo com frutas em calda

Não tem como pensar em frutas em calda sem combiná-las a um dos doces mais queridos dos brasileiros, o bolo! Para fazer o combo perfeito, o Chef Zona Sul David Eleutério ensina a preparar um bolo de pêssego com cream cheese. Para aprender o passo a passo, baixe gratuitamente o e-book Doces Receitas.

Garanta sua novidade

Para curtir o sabor das frutas em calda com qualidade e praticidade, peça sua novidade Frutoro agora mesmo! Você pode pedir pelo WhatsApp, online pelo app ou site ou fazer uma visita na loja Zona Sul mais próxima.