Atire a primeira pedra quem nunca se enrolou nas terminologias cervejeiras. Entre tantas características e estilos, parece até difícil escolher o rótulo ideal para cada ocasião. Mas nada pode ser tão difícil que o Expert José Padilha não possa facilitar. Por isso, para entender mais sobre os variados estilos de cervejas, é importante conhecer a origem de todos eles, que se dividem basicamente nas famílias Ale e Lager. Pronto para fazer parte dessa genealogia?
Aqui você vai ver:
Tipos de classificação
Quando se fala em cervejas Lager ou Ale, você sabe diferenciar? De acordo com o Sindicerv (Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja), as cervejas podem ser classificadas de acordo com seu teor de álcool e extrato, pelo malte ou de acordo com o tipo de fermentação.
Pelo teor de álcool, elas podem ser sem álcool ou alcoólicas, se tiverem mais de 0,5% de teor alcoólico. ABV é a sigla para Alcohol by Volume e as cervejas podem ser classificadas pelo seu teor alcoólico. De acordo com a BJCP (Beer Judge Certification Program), a escala é a seguinte:
- Abaixo de 4% ABV: baixo teor alcoólico;
- De 4% a 6% ABV: teor alcoólico moderado;
- Acima de 6% ABV: alto teor alcoólico;
- Acima de 9%: teor alcoólico muito alto.
De acordo com o malte, podem ser mais ou menos tostadas e derivadas de cevada ou outros cereais, como as cervejas de trigo. As cervejas ainda podem ser agrupadas em outras categorias, como coloração e amargor.
Quanto ao amargor, o índice utilizado é o IBU, sigla internacional para a expressão International Bitterness Unit ou em português, unidade internacional de amargor. Quanto mais amargor, mais lúpulo na composição da cerveja.
Já pela coloração, as cervejas seguem a EBC, a sigla para European Brewery Convention, que em português significa Convenção Europeia de Produção de Cerveja. No Brasil, essa é a escala adotada para a medir a coloração da bebida. Já outros países podem adotar o SRM (Standard Reference Method), que significa Método de Referência Padrão, que possui outra codificação.
Por fim, os tipos de fermentação se dividem em Ale e Lager, de alta e baixa fermentação.
Classificação pela fermentação
Já de acordo com o tipo de fermentação, as cervejas podem ser Ale, Lager ou ainda as milenares Lambic, a “mãe” de praticamente todas as cervejas da atualidade.
As cervejas Lambic, desenvolvidas numa região ao norte de Bruxelas por cervejeiros locais, conta com um processo de fermentação espontânea, a partir de leveduras selvagens, o que dá a elas características bem peculiares. O método, bem antigo, evoluiu e deu origem a métodos de fermentação controlada, o que deu origem às cervejas Ale e Lager. Entretanto, ainda é possível encontrar cervejarias que permanecem fiéis ao processo tradicional da fabricação das Lambic.
Quanto aos dois outros tipos de cervejas que dominaram o mundo, elas se dividem em cervejas de alta fermentação, as Ale, e de baixa fermentação, as Lager.
Cervejas da família Lager
As cervejas Lager são cervejas de baixa fermentação, que acontece em baixas temperaturas, entre 8º e 15ºC mais ou menos, e dura em torno de 14 dias. Após esse período, as leveduras ficam concentradas no fundo do tanque, resultando em cervejas geralmente mais leves e claras do que as ALE, com menor teor alcoólico, refrescantes e menos amargas que as Ales, pois utilizam menos lúpulo.
O termo Lager significa “armazenada” e se refere ao tempo de armazenamento da cerveja para o processo de fermentação e maturação.
Entre os estilos pertencentes à família Lager estão as populares Pilsener (ou Pilsen), Helles, Vienna Lager, Dunkel e Bock. Apesar de muita gente associar cervejas refrescantes a cervejas claras, nem toda Lager é clara, já que o malte utilizado influencia no resultado final, conferindo notas mais ou menos tostadas à bebida.
Para os dias de verão, o Expert em Cervejas José Padilha recomenda as cervejas do tipo Light Lager: límpidas, com sabores suaves e fáceis de beber.
Entre as Light Lager produzidas no Brasil estão Noi Bionda Oro, Hocus Pocus Alma Oat Lager, Odin Pilsen, entre outras que você confere no catálogo de cervejas de verão Zona Sul.
Cervejas da família Ale
Enquanto as cervejas Lager são de baixa fermentação, as Ale são conhecidas como cervejas de alta fermentação. Isso porque as leveduras sobem para a superfície do tanque durante o processo de fermentação, que ocorre entre 15º e 25ºC mais ou menos, e dura cerca de cinco dias. O resultado são cervejas com aromas e sabores mais complexos, com IBU mais alto, em geral.
Entre as Ale com amargor mais pronunciado, estão as cervejas IPA e as Pale Ale, de amargor intenso, cítricas e florais. Além desses estilos, as Weizenbier, Witbier, Weiss, Porter, Stout, Catharina Sour, Dubbel e Tripel também estão entre as Ale mais famosas.
Para o catálogo de verão Zona Sul, o Expert José Padilha selecionou algumas cervejas Light Ale que vão bem para refrescar o seu dia e harmonizar com pratos altamente versáteis. Entre os rótulos nacionais estão as cerveja Mohave APA Jimmy Ogro, Hocus Pocus Apa Cadabra, Hocus Pocus Orange Sunshine e Masterpiece Manet.
Catálogo de cervejas de verão Zona Sul
Se você é um amante de cervejas e deseja saber mais sobre as bebidas que combinam com o clima do momento, incluindo as Light Ale e Light Lager, confira os catálogos elaborados pelos Experts Zona Sul. Além dos variados rótulos selecionados por José Padilha, a publicação conta com dicas de harmonização e uma série de informações e curiosidades.
Faça brinde ao verão com cervejas perfeitas para o calor carioca!