Durante o mês de setembro celebramos a identidade do nosso povo, festejando todos os sabores do Brasil! E qual a melhor cerveja para harmonizar com esse momento de brasilidade? O Expert em cervejas José Padilha traz a resposta aqui. Conheça mais o estilo Catharina Sour! Saúde!

O Expert José Padilha nos convida a celebrar o mês da identidade brasileira com cervejas 100% nacionais!

Um estilo Made in Brazil

Se existe um estilo de cerveja que representa muito bem a nossa terra, certamente é o estilo Catharina Sour, o primeiro estilo de cerveja criado no Brasil e catalogado internacionalmente. Um orgulho para os cervejeiros que estão levando a qualidade da nossa bebida para um patamar nunca atingido antes.

As Catharina Sour, como o nome sugere, nasceram em Santa Catarina em 2015, quando várias cervejarias artesanais e cervejeiros caseiros se uniram para criar uma cerveja com ingredientes brasileiros e que fosse ideal para refrescar, sobretudo no nosso clima quente.

O resultado da “alquimia perfeita” fez tanto sucesso que se espalhou para outros estados brasileiros e atualmente é muito popular nos concursos de cervejas em toda a América do Sul.

mes da cerveja

Catharina Sour: o primeiro estilo de cerveja criado no Brasil e catalogado internacionalmente.

Características sensoriais

Saborosa e com jeito tropical, o estilo Catharina Sour é muito diferente de tudo que você já provou por aí. Pra começar, é uma cerveja de trigo bem leve e refrescante, de teor alcoólico moderado e de baixo amargor.

Muito efervescente na boca, como um espumante, tem um deliciosa acidez equilibrada que vem da adição direta de frutas que são, em geral, frutas tropicais.

Toda essa complexidade, onde o destaque é o sabor e aroma da fruta, é o que faz das Catharina Sour um estilo único no mundo!

Características do estilo Catharina Sour, por Zona Sul

Para completar, o estilo permite na sua produção a adição de temperos, ervas e vegetais somente para combinar com o sabor da fruta, que é a grande estrela do estilo. A primeira cerveja do estilo, por exemplo, tinha adição de abacaxi com hortelã na sua fórmula.

Sobre a aparência, sua cor depende da fruta adicionada, mas em geral, tem aspecto claro.

Harmonização

E com o que combina uma Catharina Sour? O Expert José Padilha não hesita em dizer que uma ostra, iguaria popular no Estado que deu origem ao estilo, é a combinação perfeita!

A acidez da cerveja com os sabores dos frutos do mar, a que chamamos de maresia, são o casamento ideal. Além disso, a acidez frutada da Catharina Sour remete aos toques do limão salpicado na ostra in natura. Por fim, a carbonatação da cerveja ajuda a limpar o paladar para sentir todo o sabor da iguaria.

Expert José Padilha

Mas não se limite a combinar sua cerveja brasileiríssima somente com ostras, pois o estilo vai bem com pratos leves e frutos do mar, com destaque para os crustáceos. Se você quiser aprender a preparar pratos com frutos do mar, dê uma olhada nessas 7 receitas criadas pelo Expert Carlos Ohata.

Rótulos que você encontra no Zona Sul

Aqui no Zona Sul você encontra três rótulos de qualidade para apreciar tudo de melhor que o estilo Catharina Sour tem a oferecer:

  • Gravioh-la-lá, do Rio de Janeiro, foi medalha de ouro no seu lançamento no Mondial de La Bière.
  • I’m Sour, da Three Monkeys, que é também do Rio, e leva pitaia e goiaba. Apesar de não estar escrito Catharina Sour no rótulo, foi eleita a melhor do estilo no festival internacional de Porto Alegre.
  • Acid Trip, premiada com medalha de outo no Mondial de La Bière. Feita pela paulista St Patrick’s, utilizando dez frutas como cajá, caju, manga, graviola, melancia, pitanga, umbu, entre outras.

Cervejas do estilo Catharina Sour que você encontra aqui no Zona Sul!

Foto: Fernando Mafra / Zona Sul.

Para uma experiência única e inesquecível com uma cerveja diferente, com todos os ingredientes que têm a cara do brasil, pegue sua Catharina Sour deliciosa nas prateleiras do Zona Sul ou peça pelo site ou app!

Ouça o podcast no Spotify

Para saber mais sobre o estilo Catharina Sour diretamente com o Expert Padilha, ouça agora o episódio completo do nosso podcast no Spotify!