O Expert em cervejas José Padilha costuma dizer que quem não gosta de cerveja é porque ainda não descobriu o seu estilo favorito. Mas dentre tantas opções, por onde começar? Algumas dicas são simples mas fazem toda a diferença para o futuro cervejeiro que não sabe a rota do paraíso. Vamos às dicas?

Aqui você vai ver:

Dicas de ouro

Em primeiro lugar, se você está começando a beber cervejas artesanais e quer aprender mais sobre os diferentes estilos, a dica é não partir para os extremos, como cervejas muito amargas, ácidas ou demasiadamente alcoólicas e encorpadas. Nem sempre aquela indicação “imperdível” do seu amigo vai servir pra você neste momento.

Anote as dicas básicas:

  • evite os extremos e comece com cervejas leves e claras;
  • começar é ir aos poucos, não se guie pelo gosto do seu amigo.

Escolha cervejas com alta drinkability

Para iniciar com o pé direito, buscar cervejas mais fáceis de beber, mas que não utilizam cereais não maltados já representa um grande passo. Comece com as cervejas claras, leves e refrescantes, de teor alcoólico baixo ou moderado, fáceis de beber, mas puro malte. São chamadas cervejas com alta drinkability, mais democráticas para diferentes paladares e ocasiões.

Dicas para começar a beber cerveja, por José Padilha / Zona Sul.

O uso de cereais não maltados

Para começar, você sabe o que é uma cerveja que utiliza cereais não maltados?

Cereais não maltados, falando de forma mais geral, são aqueles diferentes dos quatro elementos considerados essenciais para uma cerveja “pura”, que são água, malte, levedura e lúpulo. Além desses ingredientes, muitas cervejarias adicionam outros cereais com diferentes intuitos, que vão desde dar mais clareza e leveza à bebida até criar novas experiências de sabor e alterações na densidade, deixando as bebidas mais encorpadas ou leves.

Os quatro elementos essenciais para preparar uma cerveja são água, malte, lúpulo e leveduras.

Apesar de parecerem vilões da cerveja, os adjuntos, como são chamados estes ingredientes “extras”, se bem utilizados são um perfeito diferencial para a qualidade e sabor final da bebida. O problema para a má fama dos cereais não maltados está na finalidade do uso deles pela grande indústria. E para um iniciante, fica complicado fazer este filtro.

Por isso, comece pelo sabor mais “puro” e aos poucos vá definindo suas preferências.

A cerveja clara

A cor de uma cerveja é obtida pela mistura dos ingredientes, pelo tipo de malte e a torrefação. Cervejas com maior torrefação resultam em cervejas mais alcoólicas e com notas mais próximas ao café ou chocolate, que é o caso das Stout, por exemplo.

A torrefação traz aquecimento. As cervejas mais claras, com maltes menos tostados, são, consequentemente, as que não trazem aquecimento. Ao contrário disso, refrescam e são indicadas nos meses mais quentes do ano.

Estilo Catharina Sour

Falando em cervejas refrescantes, você conhece o estilo de cerveja criado no Brasil? As cervejas do estilo Catharina Sour são internacionalmente reconhecidas e são adicionadas de frutas tropicais, como pitaya, graviola, entre outros.

Rótulos para dar o primeiro gole e nunca mais parar

Confira a seguir alguns rótulos de cervejas de altíssima drinkability, artesanais e puro malte. Garantia de entrar e nunca mais sair do universo cervejeiro.

Praya Witbier

Cerveja leve e refrescante, com toques cítricos que agrada a um público de apreciadores cada vez maior, porque é uma Witbier diferente das outras, bem mais suave e fácil de beber, cheia de personalidade.

A Praya é uma cerveja 100% natural, vegana, com raspas de limão siciliano e coentro e sem aditivos químicos. A cervejaria Praya apoia o Bar do Rio, um local agradável e aconchegante dentro de algumas lojas Zona Sul, para você curtir um delicioso happy hour regado a bons drinks.

A cerveja Praya possui selos de certificação da Sociedade Vegetariana Brasileira, Associação Brasileira de Veganismo, entre outras.

Denker Pilsen

Uma Pilsen puro malte premium que agrada todos os paladares, uma cerveja fácil de beber, leve e refrescante, ideal para qualquer ocasião, feita para você matar a sede com uma Lager de ingredientes nobres.

Harmonização: pratos leves, não muito condimentados. Queijos suaves, azeitona, amendoim e castanhas.

Röter Summer Ale

Leve e refrescante como uma Lager, mas com uma suave complexidade que só as Ales oferecerem, sem perder em nada o poder de matar a sede em grande goles, perfeita para todos os momentos pela sua grande drinkability.

Naturalmente turva, por não ser filtrada, possui aroma refrescante de lúpulos americanos, é perfeita para dias quentes e fantástica para harmonizar com pratos de bacalhau e frutos do mar com preparos de média intensidade. Ou seja, aqueles pratos que não são tão gordurosos ou temperados quanto uma fritura ou uma receita com muitas especiarias e molhos.

Aperte o play e saiba mais:

Roter Summer Ale por José Padilha

Apoie os produtores artesanais

A grande força das cervejas artesanais está no fato de não serem ligadas a grande grupos industriais. Com isso, muitas delas possuem foco em diversidade e na utilização de ingredientes nobres.

Para uma melhor experiência, procure no rótulo da cerveja sugestões de harmonização, para combinar sua bebida com aperitivos, pratos principais e até mesmo com sobremesas.

Hoje, no Brasil e principalmente nos EUA, existem associação de cervejas independentes comoa  Abracerva (Associação Brasileira da Cerveja Artesanal) e a Brewers Association, entidades que possuem um selo de cerveja artesanal independente, o que mostra que a cerveja é produzida por um pequeno produtor.

Cervejas com o selo ABRACERVA são garantia de cervejas brasileiras, artesanais e independentes.

A diferença principal desta proximidade é que, quando produzida por um produtor local, a cerveja artesanal tem a identidade própria do cervejeiro. O consumidor conhece a história da receita e tem mais intimidade com a marca.

Hoje em dia, cervejarias locais estão ganhando prêmios internacionais. Por isso, é bom atentar-se para produção local e experimentar as cervejas artesanais de produtores independentes.

Expert José Padilha

Quer mais dicas? Acompanhe o perfil do sommelier Padilha no Instagram @padilhasommelier e fique de olho nas dicas sobre cervejas aqui no Gastronomia Carioca!