Classificada como uma das 10 bebidas mais consumidas do mundo, a vodka é um destilado versátil, queridinho dos brasileiros. Seu alto teor alcoólico e seu sabor relativamente neutro faz da vodka um ingrediente bem presente em coquetéis variados, incluindo a caipiroska, inspirada na famosa caipirinha. Conheça mais sobre a vodka e saiba como criar drinks incríveis com o mixologista Zona Sul Claudio Adriano.

Aqui você vai ver:

O que é a vodka

A vodka é uma bebida destilada incolor de sabor neutro, com um teor alcoólico geralmente de 40%, mas que pode variar entre 35 e 60%, originária da Polónia e da Rússia.

Geralmente consumida pura nos países de clima mais frio, no Brasil a vodka ganha destaque pela sua versatilidade em coquetéis gelados. Sua fama no Brasil aconteceu nos anos 70, quando a Smirnoff chegou ao país. A criação da “caipiroska” fez da vodka um ícone nacional, como uma alternativa à caipirinha com cachaça.

O jeitão brasileiro de adaptar a caipirinha verde e amarela está também citada no site da IBA (Associação Internacional de Bartenders), como sugestão na receita original.

Como a vodka é feita?

Produzidas com cereais, podem ser feitas com trigo, as quais costumam apresentar um sabor mais suave, com milho, ou arroz, como a vodka japonesa Suntory Haku. O nome Haku significa branco no idioma nativo e refere-se ao arroz branco 100% japonês que é a origem do líquido.

Também podem ser produzidas a partir de tubérculos ou vegetais e frutas fermentados, como a francesa Cîroc, feita a partir das uvas Mauzac Blanc e Ugni Blanc, cultivadas na região de Gaillac. A fabricação a partir de um mix de matérias-primas também é comum.

O processo de obtenção da vodka é parecido com o do whisky, sendo que a temperatura da destilação na vodka é bem alta e são realizadas filtragens para neutralizar os aromas dos cereais.

Vodkas saborizadas

Além das vodkas “puras”, existem também as saborizadas ou aromatizadas, que contam com o toque especial de especiarias ou frutas. A Absolut, marca sueca de vodkas, costuma oferecer uma grande cartela de bebidas saborizadas, como a Absolut Raspberri, com framboesa, ou a Vanilia, com baunilha. Ambas sem adição de açúcar.

Vodkas orgânicas

Há ainda as vodkas orgânicas, feitas com matérias-primas cultivadas de forma orgânica, sem agrotóxicos e aditivos químicos. Mas fique sempre atento ao selo SisOrg, o Selo do Sistema Brasileiro de Avaliação e Conformidade Orgânica, que garante a procedência do seu orgânico.

Um exemplo de vodka orgânica é a brasileira Atlantis, elaborada com álcool de cereais orgânico e água alcalina, seguindo métodos tradicionais de produção e tripla destilação em alambiques de cobre.

Receitas de coquetéis com vodka

Amados pelos brasileiros, os coquetéis com vodka são uma fonte inesgotável de criatividade. Alguns coquetéis são bem famosos e reconhecidos pela IBA, como Sex on the Beach, Cosmopolitan, Moscow Mule, Caipirinha, Vesper, entre outros.

Conheça algumas receitas tradicionais e se inspire em novas ideias para variar no dia a dia!

Bloody Mary

O Bloody Mary é um drink considerado um clássico contemporâneo pela IBA (Associação Internacional de Bartenders) que leva vodka, tomate, molho inglês, limão e pimenta. Para aprender esse clássico, confira o passo a passo com o mixologista Claudio Adriano.

Também é possível preparar a versão com gin da receita, conhecida como Red Snapper.

Bloody Mary por Claudio Adriano, mixologista Bar do Rio.

Rio Mule (inspirado no Moscow Mule)

Moscow Mule é um famoso drink servido na caneca de cobre. Também conhecido como vodka buck, o coquetel é feito originalmente com vodka, cerveja de gengibre e suco de limão. A famosa espuma de gengibre, no entanto, bem característica do drink nos bares é uma invenção bem brasileira.

O bartender Marcelo Serrano foi o criador da espuma de gengibre, recurso utilizado para compensar a falta da cerveja de gengibre (ginger beer), que apesar no nome “cerveja” nada mais é do que um refrigerante, um dos ingredientes da receita clássica original. A espuma de gengibre com um toque de angostura fizeram do clássico Moscow Mule um ícone brasileiro.

Para deixar o seu Moscow Mule ainda mais carioca, o mixologista Zona Sul Claudio Adriano criou o Rio Mule, com o toque tropical dos ingredientes Easy Drinks.

Rio Mule por Claudio Adriano, mixologista Bar do Rio.

Absolut Summer: picolé com vodka

Picolé com vodka e xarope de cereja? Seria a sobremesa perfeita para o verão? Para experimentar essa combinação refrescante, anote a receita:

Ingredientes

  • 50 mL de Vodka Absolut
  • 15 mL de suco de limão
  • 4 pedras de gelo
  • 1 picolé cremoso de coco
  • 1 soda
  • 30 mL de xarope Fabbri de cereja

Modo de preparo

Numa taça grande de vinho, complete com 3 ou 4 pedras de gelo, soda até a metade da taça, Vodka Absolut, xarope Fabbri de cereja e suco de limão. Misture com a ajuda de uma colher bailarina e em seguida, coloque o picolé de coco. Sirva.

Espresso Martini

Quem gosta de um café gelado? Assim como no italiano Affogato, a sobremesa que une licor com café e sorvete, o Espresso Martini é um drink à base de vodka, café e licor que surpreende os sentidos. E o melhor e tudo: é bem fácil de preparar, ainda mais seguindo as dicas do Expert em Cafés Paulo Tassinari, que sugere o uso do café Me Bebe, exclusivo Zona Sul.

Ingredientes

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes na coqueteleira com gelo. Sirva numa taça de martini.

Smoothie alcoólico com manga e coco

Para uma bebida densa e deliciosa, um smoothie pode ser a solução! Utilize o sorvete Gelad de creme para a textura ideal do seu smoothie de manga e coco. O mixologista Claudio Adriano ensina 2 diferentes formas de apresentação da sua bebida. Escolha a sua favorita:

Smoothie alcoólico por Claudio Adriano

Para conhecer mais sobre a vodka e outros destilados como o uísque e o gin, além dos mais variados licores e cervejas para os dias de calor, baixe agora mesmo seu catálogo de bebidas de verão Zona Sul! São dezenas de rótulos escolhidos pelo time carioca de coração de especialistas para deixar a estação mais carioca do ano ainda mais gostosa.

Mas lembre-se de sempre ingerir suas bebidas com equilíbrio e cuidar para evitar a temida ressaca. Um brinde ao verão!