O Zona Sul está sempre de olho em iniciativas sustentáveis, para demonstrar o amor não só pelo Rio, mas pelo planeta, a fim de deixar a “casa” arrumada para as próximas gerações. E uma das soluções verdes adotadas pelo supermercado mais amado do Rio é a adoção das ecobags. Afinal, uma ecobag corresponde a 10 sacolas plásticas a menos no lixo. Mas para deixar essa conta ainda melhor, o Zona Sul se uniu à marca carioca Vaique para desenvolver ecobags Amo Rio a partir de sacolas plásticas descartadas. O resultado é uma linha única, exclusiva e ecofriendly para acompanhar você por todos os lugares. Confira!

Aqui você vai ver:

Quem é Vaique?

A Vaique é marca carioca contemporânea de bolsas e acessórios com propósito, baseada no design circular. Esse conceito orienta a criação de produtos projetados desde a concepção para circular continuamente na economia, maximizando a utilidade e minimizando o desperdício. Ao adotar o “Design Circular” a Vaique assegura que cada elemento é recuperável e reutilizável, enfatizando a responsabilidade ecológica e a sustentabilidade como valores centrais da marca.

A Vaique é um laboratório de materiais que transformas velhos hábitos em novas possibilidades.

Foto: divulgação Vaique.

Genuinamente carioca e localizada no Centro do Rio, a Vaique opera em parceira com catadores, cooperativas e costureiras e busca desenvolver novos materiais de baixo impacto que sejam fruto de um olhar atento aos problemas e questões atuais, como o descarte de sacolas plásticas no ambiente.

A poluição e o plástico

Uma dessas questões que se tornaram motivo de preocupação para as gerações de hoje e de amanhã é o uso inadequado e descarte de material plástico. De acordo com a WWF “a crise mundial da poluição por plásticos só vai piorar, a menos que todos os atores da cadeia de valor dos plásticos se responsabilizem pelo custo real do material para a natureza e para as pessoas”.

A poluição causada pelo plástico afeta a qualidade do ar, o solo e os sistemas de fornecimento de água. Os impactos diretos estão relacionados a não regulamentação global do tratamento de resíduos de plástico, ingestão de micro e nanoplásticos (invisível aos olhos) e contaminação do solo com resíduos.

Entre uma das soluções para a redução do consumo de plástico está a criação de processos pensados para cada elo do sistema, que envolve a produção, consumo, descarte, tratamento e reuso do plástico, de modo que todos consumam menos plástico virgem (o plástico novo) e estabeleçam uma cadeia circular completa.

O Brasil é o 4° maior produtor de lixo plástico no mundo. Sacos plásticos já representam 10% de todo lixo nacional.

Fonte: WWF Brasil

Assim como o consumidor atual, o Zona Sul e a Vaique estão focados em reduzir a pegada ecológica, contribuir com as empresas locais, prezar pela responsabilidade ambiental e consumir de forma consciente. E o resultado dessa colab do bem está na nova linha de ecobags Amo Rio!

Amo Rio + Vaique: mais que ecobags

Amo Rio é uma das mais de 25 marcas exclusivas desenvolvidas pelo Zona Sul para o consumidor carioca, pensando no estilo de vida e na rotina de quem vive no Rio de Janeiro. Além da Amo Rio, a variedade de marcas próprias Zona Sul engloba delícias fresquinhas para consumo como a linha Quasi Pronto; legumes, verduras e frutas de produtores locais Cariorta, sucos integrais, kombuchas e cafés variados Me Bebe e muito, muito mais!

Se você acha que não conhece a marca Amo Rio, basta lembrar de alguém usando uma linda ecobag Zona Sul nos mais variados locais: na praia, no parque, no piquenique, no shopping… Sempre tem gente desfilando uma Amo Rio por aí!

Além das ecobags pequenas e grandes, a linha conta com bolsas térmicas, lancheiras e bolsas para vinhos e azeites.

As estampas das coleções Amo Rio, além das criações próprias, já foram desenvolvidas em parceria com grandes nomes e marcas da arte e da moda, como Isabela Capeto, BlueMan, Via Mia, Cicero, Papel Craft, entre outros. Com um estilo carioca de coração, as bolsas são muito mais do que um utilitário para o dia a dia, mas esbanjam a beleza do Rio pelas ruas da cidade.

A nova coleção, resultado da colab sustentável entre Zona Sul e Vaique, conta com diversas opções de bolsas coloridas e inovadoras, produzidas com materiais reciclados obtidos em cooperativas locais. Peça agora mesmo sua nova super ecobag e receba em casa essa novidade!

Iniciativas sustentáveis Zona Sul

Pensar verde é um dos valores do Zona Sul desde a sua fundação, há 65 anos. Por isso, a sustentabilidade sempre fez parte das iniciativas de desenvolvimento do supermercado mais amado do Rio.

Algumas ações estão mais perto do que você imagina, como carrinhos de compras feitos com redes de pesca ou entregas realizadas com veículos não poluentes, e outras estão nos bastidores da nossa produção, como a doação de insumos não colocados à venda para o Banco de Alimentos da Comlurb, contribuindo para a gastronomia sustentável.

Todas essas iniciativas elas fazem parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU, que envolvem, além de projetos a favor da sustentabilidade, outras ações a favor da comunidade e do coletivo.

O desenvolvimento sustentável é aquele capaz de atender as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de terem suas necessidades supridas.

Se você se preocupa com o meio ambiente e pensa em colaborar com um planeta bem saudável para as gerações futuras, fique de olho nas dicas para um mundo mais sustentável: