Um destilado criado aqui há cerca de 500 anos que é ícone da identidade brasileira em todo o mundo: a cachaça é exclusividade verde e amarela e reflete nossa biodiversidade no seu processo de fabricação. Quer saber o por quê? Venha aprender com o Expert José Padilha e conhecer as variedades da Magnífica, uma das cachaças mais premiadas do nosso país.

Aqui você vai ver:

A história da cachaça

A cachaça é uma bebida típica brasileira e exclusiva do nosso país. Considerada o primeiro destilado das Américas, foi produzida pela primeira vez num engenho de açúcar entre 1516 e 1532, antes do surgimento da tequila e do rum. Mas sofreu preconceito desde os tempos do Brasil colônia porque concorria com a bagaceira portuguesa e, por isso, teve sua produção proibida por várias vezes.

A bebida feita da cana-de-açúcar sofreu preconceito na época do Brasil Colônia.

Todavia, foi em 1660 que os produtores do Rio de Janeiro resolveram reverter essa situação e lideraram a Revolta a Cachaça, movimento que levou à legalização da bebida em 13 de setembro de 1661. Daí a escolha da data para ser o dia comemorativo do destilado nacional.

Sabia que a Cachaça tem o seu dia comemorativo? Anote a data para celebrar: 13 de setembro!

Tipos de cachaça e fabricação

A cachaça se divide em diferentes tipos, que vão da branca, também conhecida como prata (que não passa por barrica), às armazenadas e envelhecidas em barris de madeira.

Para fabricar uma cachaça de qualidade é preciso respeitar cada processo: extração do caldo, fermentação, destilação e envelhecimento. Esta última etapa revela todo o potencial da biodiversidade brasileira. Afinal, o Brasil é o único país do mundo que utiliza outras madeiras além do carvalho para envelhecimento, o que destaca sabores ricos, complexos e diferenciados da cachaça para o paladar internacional.

Entre as madeiras utilizadas estão Eucalipto, Castanheira, Amburana, Ipê, Bálsamo, Freijó, Jequitibá-branco, Jequitibá-rosa, Ariribá, Grápia, Cabreúva e muito mais.

Etapas da fabricação da cachaça, por Zona Sul.

Cachaça na gastronomia

Na gastronomia, a cachaça vai muito além da caipirinha e serve também para marinar, flambar ou deglaçar, transferindo um sabor especial para os pratos em questão, assim como acontece na utilização dos vinhos para a culinária.

Para a sobremesa, a cachaça também pode dar o toque especial em doces que utilizam frutas cítricas, pois lembra o sabor da caipirinha. Não pense, porém, que a cachaça escapa de um dia frio, pois é um adicional perfeito para chocolates quentes, principalmente se você utilizar uma cachaça mais envelhecida com notas de caramelo.

“Uma dica maravilhosa é selar a carne do strogonoff e depois deglaçar a panela com cachaça. O álcool evapora e o sabor é incorporado e reduzido, transferindo uma riqueza de notas incríveis para o seu prato.”

Expert José Padilha

Cachaça na coquetelaria

Já na coquetelaria, a cachaça pode facilmente substituir o gin, a vodka e o rum em bebidas clássicas como Mojito, Negroni ou Margarita, criando releituras bem brasileiras de drinks clássicos.

“No seu gin tônica, experimente trocar o gin pela cachaça e crie sua cachaça tônica!”

José Padilha

Cachaças Magnífica

Para começar a conhecer os diferentes tipos de cachaças que nosso país tem de melhor, nada mais apropriado do que experimentar bebidas de qualidade e premiadas. Por isso, a dica é experimentar as cachaças Magnífica, produzidas no Estado do Rio de Janeiro!

Toda a cana de açúcar utilizada para a produção da Cachaça Magnífica vem fazenda do Anil, localizada a cerca de 110km da cidade do Rio de Janeiro, situada a uma altitude de 800m acima do nível do mar. O processo de produção é sustentável, gerando menos impacto possível para a natureza.

“Na nossa fazenda, a cana de açúcar é colhida manualmente e moída fresca. Nossa moenda é movida por uma máquina a vapor centenária, que utiliza o bagaço da própria cana como fonte de energia. O processo é 100% sustentável.”

Fonte: Cachaça Magnífica

Conheças os diferentes tipos de Magnífica e saiba como harmonizar as premiadas cachaças com aperitivos e receitas.

Magnífica Reserva Soleira

A cachaça Magnífica Reserva Soleira envelhece em barris de carvalho americano “ex-bourbon” pelo exclusivo método “Soleira”, combinando harmoniosamente cachaças com 6 a mais de 15 anos de idade.

A cachaça Magnífica Reserva Soleira é produzida de forma sustentável no Estado do Rio, em Vassouras, e vem numa linda caixa, perfeita para dar de presente.

De coloração dourada, evoca aromas de caramelo, mel, frutas secas e baunilha. Muito macia, tanto pode ser degustada pura ou com gelo, como aperitivo ou digestivo.

A premiadíssima Magnífica Reserva Soleira é um dos poucos destilados do mundo que envelhecem pelo método soleira, uma técnica de envelhecimento em madeira, no qual a cachaça passa durante vários anos por diferentes barris de carvalho americano e europeu que envelheceram whisky bourbon, resultando em uma cor mais escura que lembra mogno e um sabor mais suave e complexo.

Extra Premium

Num processo de dupla maturação, descansa primeiro em ipê por um ano e depois em carvalho americano por no mínimo três anos.

Dourada, perfumada e de sabor suave, pode ser degustada pura ou com gelo, como aperitivo ou digestivo. Em drinks ou na gastronomia em geral, combina sobretudo com chocolate, especiarias e frutas vermelhas.

Drink energético com café por Paulo Tassinari

Se você acha que cachaça só combina com limão é porque ainda não experimentou o drink com café criado pelo Expert Paulo Tassinari. Além do sabor, a receita oferece uma energia a mais para levantar o seu astral. Anote o passo a passo de um preparo interessante e divertido:

Drink energético por Paulo Tassinari

Tradicional Ipê

A Magnífica Tradicional Ipê descansa no mínimo por um ano em tonéis de Ipê, madeira nobre típica do Brasil.

Levemente amarelada, intensa, apresenta um agradável aroma de frutas tropicais. Ideal como base para o preparo de drinques com frutas cítricas, principalmente aquela brasileiríssima caipirinha. Entretanto, você pode ir além das receitas tradicionais e se surpreender com essa incrível receita de batida de amendoim, criada pelo mixologista Claudio Adriano, responsável pelo Bar do Rio.

Batida de amendoim por Claudio Adriano

Uma batida com o sabor do Brasil, misturando a exclusividade verde e amarela da cachaça Magnífica tradicional com a paçoca, aquele docinho que ou você ama ou você odeia (é possível odiar?). Aperte o play e anote:

@zonasulsupermercado Tem batida de amendoim no Arraiá em Casa sim sinhô! Anote a receita! #ZonaSulTáOn #Batida #MinhaReceitaJunina #arraiáZS #festajunina #arraiatiktok ♬ som original – Myllena Apolinário Gomes

Magnífica Bica do Alambique

Como o nome indica, a Magnífica Bica do Alambique sai direto do exclusivo alambique de 3 corpos para a garrafa, sem descanso e sem diluição, com inéditos 48% de álcool (margem máxima permitida pela legislação).

Sabor fresco, doce e nada agressivo. Apresenta um leque sutil de aromas que vão de alcaparras, das trufas a cerejas. Forte e ao mesmo tempo suave, elaborada para agradar especialmente os apreciadores da melhor “branquinha”.

Safra do Ano

Esta cachaça descansa em tonéis de inox, sem passar por madeira. De estilo puro e franco, seu frescor revela o verdadeiro espírito da cachaça de alambique.

É também especialmente indicada para o preparo da tradicional caipirinha e outros drinques, como uma deliciosa batida de coco do Expert José Padilha.

Batida de coco por José Padilha

A batida de coco com Magnífica Safra do Ano é uma delícia que não pode faltar na sua festa junina. Aquele sabor docinho e suave que combina muito bem com os quitutes típicos dessa época no ano é a combinação perfeita!

Dê o play na receita abaixo e prepare a sua batida:

Single Cask

De tiragem limitada, a Single Cask é extraída de um único barril, escolhido entre os mais antigos e que emprestam mais qualidades à bebida. Cada garrafa, numerada, indica a data de sua produção e o teor alcoólico.

Da coleção de barricas raras, cada barril oferece um produto único, apresentando aromas, sabor e coloração que lhe conferem identidade própria.

A Single Cask é extraída de um único barril, escolhido entre os mais antigos. Cada garrafa, numerada, indica a data de sua produção e o teor alcoólico.

Onde encontrar sua Magnífica

Você já sabe que no Zona Sul você encontra os melhores ingredientes para conectar você ao melhor da gastronomia. Por isso, não tem erro: basta um clique para pedir as suas cachaças preferidas pelo site, app ou WhatsApp.

Além dessa experiência de compra que une praticidade e conveniência, também é possível sair de casa e bater uma perninha na loja Zona Sul mais próxima de você com a desculpa de degustar um drink feito com cachaça no Bar do Rio, o convite ao seu happy hour.