Cerejas são frutinhas crocantes, suculentas e muito apetitosas. Não é à toa que a expressão “a cereja do bolo” representa aquele detalhe que faltava para a perfeição completa. Mas será que você conhece o suficiente para consumir cerejas de qualidade? Ou você ainda é enganado pelas “chuchurejas”? Venha conhecer mais sobre essa deliciosa fruta!

Aqui você vai ver:

Tipos de cerejas

Em primeiro lugar, é importante conhecer mais sobre essa atrativa fruta e sua origem.

A cereja, oriunda da Ásia, é o fruto de plantas do gênero Prunus, e as frutas comercializadas são oriundas de duas espécies principais: a cerejeira-doce (Prunus avium) e cerejeira-ácida (Prunus cerasus), conhecida como Ginja. A Ginja geralmente é usada na fabricação de conservas, geleias e compotas, diferenciando-se dos confeitos “tipo cereja” que são as cerecelas ou “chucurejas”, na linguagem popular.

As famosas cerejeiras ornamentais japonesas conhecidas como Sakura pertencem à outra espécie do gênero Prunus.

Os maiores produtores mundiais de cerejas são Turquia, EUA e Irã, seguidos de outros países como Itália, Chile, Espanha, entre outros.

O Brasil praticamente não produz cerejas, apesar das condições adequadas para o cultivo na região sul, que se destaca pela produção de maçãs. A importação é realizada principalmente da Argentina e do Chile.

Cerejas chilenas

O Chile é um dos maiores produtores mundiais de cerejas (fonte: Fruits from Chile). A colheita acontece de novembro a fevereiro. Com isso, há inúmeras oportunidades para celebrar as Cerejas do Chile, desde os feriados de dezembro até o Ano Novo Chinês ou Dia de São Valentim.

Entre as variedades de cerejas chilenas estão: Bing, Sweet heart, Lapins, Rainier, Santina, entre outras. Você encontra cerejas chilenas no supermercado mais amado do Rio!

Benefícios das cerejas

Você pode consumir suas cerejas in natura para aproveitar integralmente os seus benefícios nutricionais. Uma dica para facilitar o consumo é utilizar um descaroçador, que também pode ser utilizado para remover caroços das azeitonas.

A cereja contém triptofano, aminoácido responsável por dois hormônios importantes: a serotonina, conhecida como hormônio da felicidade e a melatonina, que ajuda a melhorar o sono.

Cerejas chilenas que você encontra no supermercado mais amado do Rio.

Pouco calórica na sua versão in natura, ela é rica em fibras e antioxidantes como as vitaminas como A e C e betacaroteno, é indicada para prevenir problemas ósseos como reumatismo e artrite, cardiovasculares e recomendada para auxiliar na digestão. Contém minerais como potássio e magnésio, auxiliando na prevenção das câimbras, para quem realiza atividades físicas intensas.

Cerejas na gastronomia

Comuns nas festas de fim de ano, as cerejas compõem a mesa de frutas dos brasileiros no Natal e Ano Novo. Entretanto, não é uma fruta que costuma aparecer nas ceias europeias por sua colheita não coincidir com as festas natalinas.

Geralmente associadas à sobremesas, as cerejas são clássicas em receitas como uma torta floresta negra ou um clafoutis, como indica o Expert da Pâtisserie Dominique Guerin.

Para aprender a fazer doces com frutas vermelhas, baixe o e-book Doces Receitas do Chef Zona Sul David Eleutério.

Mas não são somente as receitas doces que combinam com as apetitosas cherries. O Chef Zona Sul David Eleutério recomenda um um magret de pato poelle com cerejas, que também pode ser combinado com carne de porco.

Cerecela ou chuchureja, o confeito que não é cereja

Conhecidas como “falsas cerejas”, os confeitos de açúcar que parecem cerejinhas são chamados de cerecelas. Apesar de muitos anunciantes apresentarem o confeito como “cereja em calda”, fique atento aos rótulos dos produtos, pois a Lei 11.903/2009 informa que qualquer fabricante deve fornecer informações detalhadas e verdadeiras sobre os seus principais componentes nos rótulos de forma visível.

E o apelido “chuchureja”? A origem vêm do mito de que as gomas de cereja (cerecelas) são feitas com chuchu, pelo fato do legume adquirir facilmente sabores e corantes. Todavia, apesar das receitas caseiras que ensinam a fazer chucurejas, o fato é que a maioria das cerecelas é feita com açúcar, amido e alginato.

Para quem conhece a aparência das frutinhas reais, fica muito fácil distingui-las das chuchurejas, mesmo quando na versão em calda. As cerejas cortadas em calda possuem o relevo do caroço no centro e quando inteiras, o cabinho. E a textura e consistência das duas são bem distintas.

Cerejas ao marrasquino

As cerejas ao marrasquino, ao contrário dos confeitos de cereja, são de fato as frutinhas preservadas e adoçadas.

O nome “marrasquino” deriva do processo de fabricação tradicional utilizado para conversá-las. Originalmente, as cerejas azedas da região da Dalmácia (Croácia) eram conservadas em licor maraschino, bebida destilada italiana feita com cerejas marasca. Hoje em dia, no entanto, as cerejas do tipo marrasquino são preservadas em salmoura, com algumas substâncias utilizadas para o clareamento.

Cerejas na coquetelaria

As cerejas estão presentes na coquetelaria, seja em forma de xaropes ou em conserva. Utilizadas com sabedoria, elas podem dar o dulçor necessário ao drink, seja ele alcoólico ou um mocktail, equilibrando os sabores e dando um toque especial à apresentação da bebida.

Presentes nos drinks clássicos e nos contemporâneos, as cerejas conferem aquele charme a mais e um toque do seu sabor adocicado, sobretudo quando na versão em calda. Confira a preparação de um Kir Royal, utilizando a frutinha no seu preparo:

Uma das decorações mais antigas em coquetéis são as cascas de laranjas e cerejas. Com o tempo, as cerejas passaram a ser utilizadas na forma em calda.

@zonasulsupermercado Vem aprender a fazer um clássico coquetel francês, o Kir Royal! #Gastronomia #Drink #KirRoyal #França #SaboresDoMundoZS #ZonaSulTáOn ? original sound – lucaspison

Uma outra forma de utilizar o sabor da cereja é na forma de xaropes, mais adocicados. O Bar do Rio, exclusivo do Zona Sul para os cariocas de coração, oferece alguns drinks especiais e um deles é o drink Ponto G, com gin tônica.

No Bar do Rio você encontra o drink Ponto G, à base de gin, cereja, limão, açúcar, angostura e xarope de tangerina.

Você também pode brincar com o xarope de cereja na finalização de outras bebidas, como o smoothie de manga com vodka e sorvete de creme Gelad. Confira:

Smoothie alcoólico de manga com Gelad.

O mixologista Zona Sul responsável pelo Bar do Rio, Claudio Adriano, ensina a preparar uma conserva com cerejas para a utilização em drinks. Confira a receita:

Ingredientes:

  • 300g de cerejas chilenas
  • 200 mL de vodka
  • 200 mL de xarope de açúcar ou de cereja

Modo de preparo:

Numa compota de 500mL, misturar os ingredientes e deixar por 3 dias para obter cerejas em conserva.

Como comprar suas cerejas

Por fim, para comprar suas cerejas, escolha as brilhantes, firmes e brilhantes, com o cabinho (pedúnculo) bem preso ao fruto. Evite as muito moles e manchadas. E para garantir qualidade sem dúvida de levar “gato por lebre”, escolha sem medo o supermercado mais amado do Rio!