Alguém falou pizza?! Se tem um prato que reúne todo mundo em volta da mesa é a pizza. Crocante, quentinha e com variedade de sabores, ela é uma experiência gastronômica e social. Se você é fã deste clássico, aprenda a preparar a sua pizza em casa com os melhores ingredientes e combinações irresistíveis de sabores. Um verdadeiro toque de Expert!

Pizza, um dos pratos mais amados do mundo.

Expert da pizzaria e spaghetteria Piero Cagnin

Origem da pizza

Reza a lenda que a pizza, ou receitas similares a ela, já existiam desde a era Neolítica. Porém, a pizza redonda com seus toppings, como conhecemos atualmente, vem de Nápoles, na Itália, no século XVII. A ideia inicial da pizza era alimentar pessoas de baixa renda, por ser um alimento barato, prático e nutritivo. Por ser consumida em fatias com a mão, era “tratada” como um sanduíche.

Mas de popular e corriqueira, a pizza passou a frequentar a alta sociedade. Pois em 1889, a serviço do rei Umberto I e da rainha Margherita, um padeiro chamado Raffaele Espósito fez uma pizza em homenagem à rainha utilizando ingredientes com as cores da bandeira italiana: queijo muçarela, tomate e manjericão. A rainha gostou tanto do prazo que o padeiro resolveu batizar a sua criação de pizza Margherita.

Pizzas Panetto Margherita.

Depois disso, a pizza se tornou uma paixão global. E, no Brasil, um dos alimentos mais pedidos em serviços de entrega durante a pandemia, em 2020 (fonte: Delivery Much, dados coletados em 19 estados brasileiros.)

As mil faces da pizza

A criatividade é sem fim quando se fala em pizza. Com uma massa bem gostosa e crocante, é possível fazer mil combinações de ingredientes para deixar o sabor ainda mais aprimorado.

Para acertar na massa, a dica do Expert em pizzaria e spaghetteria Zona Sul, Piero Cagnin, é simples: dar uma passadinha no Zona Sul ou pedir pelo site a massa para pizza resfriada Panetto. A mesma massa que você já conhece (e ama) das nossas pizzarias, com mil possibilidades de customização feitas por você, do seu jeitinho.

O preparo é super rápido – entre 5 a 7 minutos com a temperatura a 180° – mas pode variar de acordo com o forno da sua casa. 

Massa de pizza Panetto, só tem no Zona Sul!

Se você for daqueles que ama ir pra cozinha preparar cada detalhe da sua refeição, vai adorar pegar a receita de massa da pizza com o Expert Piero. Anota a receita e prepare os ingredientes:

Receita de massa de pizza com Piero Cagnin

Customizando sua pizza com o Expert

Para fazer uma pizza perfeita é importante saber combinar bem os ingredientes para o sabor ficar equilibrado e tudo “casar bem”. Por isso, o Expert Piero também preparou duas dicas de customização para não ter erro: uma com frango, alho poró e catupiry; e outa de berinjelas grelhadas.

Qual a sua preferida de hoje?

Customizando pizzas por Piero Cagnin

Vai bem com…

Depois disso tudo, basta saborear a sua pizza com um delicioso azeite e fugir de condimentos como mostarda e ketchup. Dica do Expert Marcelo Scofano, especialista em azeites e temperos. Confira a dica:

Oriento a gastrônomos e consumidores em geral a só finalizar pizzas com azeites. Por favor, abandonem maioneses, mostardas ou ketchups, esse último um vício de cariocas.

Expert em azeites e temperos Marcelo Scofano

Segundo Scofano, pizzas harmonizam somente com azeite ou condimentos aromatizados a base de azeites. Veja as dicas:

  • Margherita ou de mozzarella: azeites de frutado leve e menos intensos, assim como azeites trufados, aromatizados com alecrim ou pimenta (esses harmonizam com todo tipo, desde que salgada);
  • Pizzas calabresas, portuguesas, presunto ou sabores mais marcantes: azeites de frutado mais intenso, os premium como Rincon de la Subbetica, Casa de Santo Amaro, Centonze, Orfeu, Joseph Lorens, Oro Bailen.
  • Pizzas doces: azeites cítricos, laranja ou limão.

Que tal combinar sua pizza com um um gostoso vinho? Baixe os catálogos de vinhos Zona Sul e descubra dicas incríveis de harmonização pelo Expert Dionísio Chaves.

Catálogo de vinhos de outono Zona Sul