Calor, caipirinha e feijão. A combinação, que é a marca do Brasil e a principal escolha de quem visita o país em busca de um sabor que resuma a culinária nacional, tem muita história. O prato, com feijão preto, carnes de porco e acompanhamentos, varia em cada Estado. Além da clássica, conheça os diferentes tipos de feijoada e aprenda receitas para fugir do tradicional.

Origem da feijoada

De onde vem este prato tipicamente brasileiro? Segundo estudiosos, a mistura seria uma versão de preparos de outros países, como o cozido, em Portugal, bem semelhante, mas com feijão branco; o cassoulet, na França; e a casouela, na Itália.

Ela é saborosa, democrática e tem combinações pra agradar todos os gostos.

Há quem afirme que foi uma criação dos escravos africanos, a partir de uma leitura do cozido português, e até mesmo uma criação que remonta o Império Romano. Pesquisas à parte, o sabor é um dos mais tradicionais da cozinha brasileira. O dia de comê-la varia de região para região, assim como os acompanhamentos, mas a feijoada é unanimidade no gosto popular.

Feijoada tradicional

Versão mais conhecida no Brasil e no mundo, é muito consumida no Paraná e na Região Sudeste. No Rio de Janeiro, a feijoada é apreciada tanto em dias quentes quanto nos frios, também chamada de feijoada carioca. Ela tem como ingredientes principais o feijão preto, charque, pé, orelha, lombo e rabo de porco, costelinha suína, linguiça calabresa e paio. Para acompanhar, arroz, couve e laranja.

Feijoada com caipirinha

Dica do Expert para um toque especial na feijoada

Siga as dicas do Expert em carnes, Marcelo Malta para dar um toque pra lá de especial na sua receita.

  1. Utilize uma laranja Bahia, cravejada com dentes de cravo. Cozinhe a laranja junto ao feijão e depois descarte-a.
  2. Retire a laranja e acrescente 100 mL de cachaça para 1kg de feijão e deixe ferver a feijoada.
  3. O toque do Expert: cozinhe as linguiças e paio inteiros e fatie apenas no fim do preparo. Assim as fatias ficarão pretas só por fora e vermelhinhas por dentro.
Dica do Expert Marcelo Malta

Receitas para fugir do tradicional

Além da feijoada que você já conhece, o Expert em peixes e frutos do mar Carlos Ohata e o Expert em pizzaria e spaghetteria Pieto Cagnin ensinam receitas nada tradicionais, igualmente deliciosas. Já imaginou uma feijoada de frutos de mar ou uma feijoada vegana? Siga nossas dicas e surpreenda seu paladar.

Feijoada de frutos do mar

Vencedora da primeira batalha dos Experts! Natural de Santa Catarina, ela é tão brasileirinha quanto a feijoada tradicional, e não está longe de desbancar a concorrente. Logo, quem gosta das comidas do mar não deve deixar de provar essa delícia, perfeita para um dia de sol. Criação do Expert Carlos Ohata.

feijoada frutos do mar

Feijoada Vegana

A feijoada vegetariana é o sonho de qualquer amante de comidas brasileiras que deseja saborear esse prato típico, ao mesmo tempo se mantendo fiel a seu estilo vegetariano. Além disso, algumas pessoas escolhem fazer a feijoada vegetariana por ser uma opção menos calórica do prato e rica em vitaminas e nutrientes. Criação do Expert Piero Cagnin.

feijoada vegana