O pão e a História estão intimamente ligados. Classificado como o alimento mais antigo do mundo produzido pelo homem, o pão, através do seu processo de fermentação, inspirou a criação da cerveja, de ditados populares, crenças e lendas de diferentes culturas. Apesar do nome derivar de pane (neutro em latim), o pão não tem nada de neutro quando o assunto são sabores e variedades. E para experimentar a variedade Panetto, você precisa conhecer sobre os tipos de pães e suas diferentes formas de fabricação. Vamos juntos?

O que é o pão, afinal?

O pão, em termos gerais, é o resultado do cozimento de uma massa feita de farinha, sal, água e levedura (um conjunto de microrganismos responsáveis pelo processo de fermentação). A farinha utilizada pode ser obtida do trigo ou de outro cereal, como cevada ou milho, por exemplo, sendo a farinha de trigo a mais utilizada.

Na Padaria Zona Sul, por exemplo, você encontra mais de 5 tipos diferentes de farinhas que dão origem a diversos pães. Outros ingredientes podem ser adicionados nas receitas de pães, como leite, ovos, frutas, açúcar, entre outros.

Tipos de farinha utilizados no preparo dos pães da Padaria Zona Sul.

“Na Padaria Zona Sul fazemos a seleção dos melhores ingredientes como chocolate belga, farinhas francesas e italianas.”

Expert em Pães Stanislas Brito

O brasileiríssimo pão francês

Não tem como falar de pão sem mencionar o pão francês, conhecido também pão de sal, um dos principais representantes dos pães brancos, ou seja, feitos com farinha de trigo.

Ele é um dos queridinhos dos brasileiros no café da manhã (e vai perfeitamente bem com o café Me Bebe de Boa), sendo por vezes, substituído por alimentos feitos à base de tubérculos como tapioca ou cuscuz em diferentes regiões do Brasil, de acordo com o Guia Alimentar da População Brasileira.

O pão de queijo, por exemplo, quitute mineiro apreciado no mundo todo, apesar do pão no nome, também não é feito com farinha de trigo, mas com polvilho, que é a fécula da mandioca.

Você encontra o clássico pãozinho francês na Padaria Zona Sul, que é produzido seguindo as orientações de qualidade do Expert em Pães Stanislas Brito e não leva nenhum ingrediente adicional em sua receita, como leite, ovos ou gordura.

A anatomia do pão francês perfeito por Stanislas Brito.

Um pão francês de qualidade deve ter sua casca dourada e textura crocante e craquelada, com a pestana bem aberta, em relevo. Por dentro deve ser bem macio.

Os tipos de fermentação

Os pães podem ser produzidos com fermento químico, fermento biológico ou fermento natural. Cada um tem a sua característica.

Os pães produzidos sem fermento, no entanto, são aqueles produzidos apenas com farinha, água e outros ingredientes como azeite, por exemplo. Eles não crescem, por isso são mais fininhos e costumam ser muito consumidos na gastronomia indiana e em regiões do Oriente Médio. Também são ligados a costumes e religiões, como na alimentação Kosher.

Experimente combinar seu pão árabe com queijo cottage e ingredientes refrescantes para um dia de calor:

Sanduíche de queijo cottage com pão árabe por André Guedes.

Fermento químico e biológico: qual a diferença?

Começando pelo menos utilizado na panificação, o fermento químico não contém leveduras e é feito com bicarbonato de sódio, muito utilizado na fabricação de bolos. Mas nada impede que possa ser utilizado em receitas caseiras de pães, já que confere um resultado mais próximo de um fofinho bolo salgado.

A fermentação biológica é aquela feita com leveduras, assim como na fermentação natural, mas com algumas diferenças, sendo a principal delas a fabricação em laboratório. Ela é a mais utilizada em escala industrial, pois possui uma alta concentração de leveduras, precisando assim de menos tempo para fazer a massa crescer.

Fermentação natural

Já a fermentação natural acontece, como diz o nome, da forma como a natureza manda e é o processo mais antigo da fabricação de pão. Também é conhecida como levain, massa madre ou sourdough em diferentes idiomas.

A fermentação natural acontece quando as bactérias vivas presentes no ar entram em contato com a farinha e água e, em ambiente favorável, quebram o glúten e os açúcares. Desse modo, se obtém um pão mais saudável, com baixo índice glicêmico e baixo teor de glúten, facilitando a digestão. O processo, além de mais saudável, realça o sabor do pão, mas costuma ser bem lento, levando de 3 a 10 dias, dependendo da receita.

“É possível reconhecer um pão com fermentação natural quando o miolo tem alvéolos muito irregulares, já que a natureza não é perfeita.”

Expert em Pães Stanislas Brito

A Padaria Zona Sul oferece diversos pães de fermentação natural como Rustiguette (baguette tradicional francesa), pão de figos, pão de passas, pão de frutas secas e ciabatta. Baixe o catálogo de pães e confira mais detalhes.

O Pão Santa Mônica

Além desses, existe o pão de fermentação natural exclusivo Zona Sul produzido em loja, o Pão Santa Mônica, com um miolo macio, aerado e com uma casquinha bem crocante. Feito com farinhas francesa “Label rouge” (sem aditivos químicos), para quem gosta de pão de verdade!

Fica perfeito no preparo de bruschettas e acompanhando uma bela tábua de queijos e frios.

Pão Santa Mônica de fermentação natural

Pizza Panetto de fermentação natural

Quando se fala em fermentação natural, muito se pensa sobre os pães, mas as massas de pizza também podem ser produzidas através dessa técnica. E a novidade que acabou de sair do forno para os cariocas de coração são as pizzas de fermentação natural Panetto, prontinhas para levar para casa e dividir com a sua melhor companhia.

Panetto é uma marca exclusiva do Zona Sul para os cariocas de coração.

Disponíveis nos sabores mozzarella, margherita e calabresa, as pizzas levam ingredientes de qualidade na receita, como farinha italiana, sal marinho, molho de tomates pelati e azeite extravirgem.

Para ficar com mais vontade de levar pra casa a novidade, escaneie o QR Code impresso nas embalagens e confira sua pizza prontinha através de realidade aumentada.

Pães integrais

Os pães integrais podem ser fabricados mediante qualquer tipo de fermentação, tanto levain quanto fermentação biológica e a principal diferença está no tipo de farinha utilizada, que pode ser parcial ou totalmente moída de grãos de trigo inteiros ou quase inteiros.

Não necessariamente um pão integral é menos calórico do que um pão branco, porém não só de calorias é feita uma dieta. O pão integral é mais rico em fibras, nutrientes e vitaminas. Todavia, assim como na escolha de qualquer alimento, é importante dar preferência aos pães artesanais, pois o processo demanda menos aditivos químicos.

Panetto é uma marca exclusiva do Zona Sul para os cariocas de coração.

Experimente servir um pão integral exclusivo Panetto com o queijo Tête de Moine, sugestão do Expert em queijos André Guedes.

Queijo Tête de Moine com pães integrais por André Guedes.

Pães folhados

Por fim, os pães folhados não podem ficar de fora da lista! A massa folhada, feita com farinha de trigo e bastante manteiga confere aquele aspecto da massa em camadas e a perfeita textura crocante que só um verdadeiro folhado tem.

A massa folhada funciona para salgados e doces e está presente no clássico croissant francês e em doces como o strudel ou mil folhas.

Deu vontade de comer aquele croissant quentinho, com cheirinho de café da manhã? Responda ao chamado do seu estômago dando uma passadinha nas padarias Zona Sul, que contam com folhados exclusivos:

  • Croissant tradicional, de chocolate avelã e de amêndoas;
  • Croissant de queijo e presunto;
  • Croque Monsieur

Para conservar os pães

Nada melhor do que um pão recém saído do forno. Mas se você não conseguir comer todo o seu pãozinho de uma vez, pode armazenar para consumir em uma próxima refeição.

Na Padaria Zona Sul tem pão fresco todo dia!

Uma boa dica é congelar os pães que não forem consumidos no dia, seja em um plástico filme ou sacola de plástico. Na hora de consumir basta descongelar de acordo com as instruções abaixo:

Pão Francês

  1. Deixe descongelar em temperatura ambiente
  2. Pré aqueça o forno a 180ºC
  3. Umedeça um pouco o pão e embrulhe cada um em papel alúminio
  4. Deixe no forno por 5 minutos

Pães Artesanais e de Fermentação Natural

  1. Deixe descongelar em temperatura ambiente por 30 min
  2. Pré aqueça o forno de 180º C a 200ºC
  3. Umedeça um pouco o pão
  4. Deixe no forno de 8 a 10 minutos para pães já assados e de 15 a 20 minutos para pães pré-assados.

Garanta seus pães e pizzas exclusivos Panetto e conheça mais delícias exclusivas para os cariocas de coração na padaria online Zona Sul!