Se você gosta do clima das festas de fim de ano, provavelmente você é daqueles que ama receber convidados em casa. Mas vamos combinar que uma boa recepção fica ainda melhor com bons comes e bebes, não é mesmo? Aprenda com o Expert André Guedes a escolher a sua combinação perfeita de frios, queijos, pastinhas, bebidas e ainda se inspire em ideias para transformar momentos gostosos em boas memórias.

Aqui você vai conferir o passo a passo para montar uma entrada como um legítimo anfitrião carioca apaixonado pelo melhor da gastronomia! Pegue seu caderno e anote as dicas:

  1. Calcule a quantidade de pessoas
  2. Combine com a ocasião e harmonize com bebidas
  3. Pense nos acompanhamentos
  4. Para quem ama pastinhas
  5. Além da gastronomia

Passo 1: calcule a quantidade de pessoas

Ao escolher sua tábua ou petisqueira Zona Sul, fica bem fácil fazer o cálculo de quantidade para os convidados, pois cada opção pronta já possui uma indicação da quantidade de pessoas a servir.

Porém, aqui no Gastronomia Carioca, muito mais do que informar, a gente gosta mesmo é de compartilhar conhecimento. Por isso, caso você queira preparar sua própria tábua de queijos em alguma ocasião, a conta é a seguinte:

  • Para uma tábua só de aperitivos, calcula-se aproximadamente 150g por pessoa;
  • Quando a tábua é uma refeição principal, como em uma noite de queijos e vinhos, pode-se calcular 250g por pessoa.

E assim como nas opções prontas, ao preparar a sua versão, escolha sempre frios e queijos de qualidade!

Saber a quantidade média de consumo ajuda a “rachar” a conta (nos casos de um prato coletivo) e evita o desperdício de alimentos.

Passo 2: combine com a ocasião e harmonize com bebidas

Você sabia que as tábuas e petisqueiras Zona Sul são criteriosamente planejadas pelos Experts Zona Sul? Ao contrário do que muita gente pensa, a qualidade de uma tábua está longe de ser sinônimo apenas de apresentação bonita. Consequentemente, elaborar uma boa harmonização de sabores e texturas não é uma tarefa aleatória.

Por isso, para o catálogo de tábuas e petisqueiras deste ano, foram criadas opções para cada ocasião, seja pensando no clima carioca, no valor nutricional ou em características em comum dos ingredientes.

Entenda as categorias com o Expert em frios e queijos André Guedes:

Leves: para o clima quente

Para os dias de calor bem carioca ou para quem está buscando por opções menos calóricas, foram elaboradas opções de petisqueiras com frios leves pelo Expert André Guedes, como peito de peru light, blanquet de peru, mussarela light, entre outros.

Para manter a leveza na harmonização, escolha vinhos brancos e frutados ou cervejas Lager para harmonizar. As cervejas do estilo Lager (estilo na qual a Pilsen faz parte) são refrescantes e menos amargas que as ALE.

Se você gosta de drinks, você pode optar pelos drinks em jarra, preparados com vinho branco ou espumantes, como os deliciosos Clericots. Aproveite para aprender aqui uma receita com o mixologista Claudio Adriano, do Bar do Rio e outras receitas de drinks para o fim de ano.

Clericot Amoré por Claudio Adriano.

Queijos nacionais para os brasileiros de corpo e alma

O Brasil é um país com uma enorme diversidade de pratos, sabores e histórias. Engana-se quem pensa que somente na França, Holanda, Suíça ou Inglaterra são produzidos os queijos mais famosos do mundo. Existem queijos brasileiros de altíssima qualidade, inclusive considerados patrimônio imaterial nacional, como o queijo Minas.

Em 2008, aprovou-se o registro do modo artesanal de fazer queijo Minas como patrimônio imaterial brasileiro (saiba mais).

No intuito de valorizar as fábricas brasileiras, a petisqueira Top Nacional é composta de queijos tipo gorgonzola, tipo Gouda e tipo provolone com altíssima qualidade. São os melhores queijos nacionais que podem ser apreciados com vinhos brasileiros também considerados “top“, como os vinhos Cristofoli, Casa Valduga, Casa Perini e até mesmo vinhos em lata Vivant.

Gourmet: os importados

Para uma noite especial de queijos e frios, você pode optar pelas opções Gourmet, com queijos nobres e clássicos da gastronomia como Gouda, Emmental, Brie francês e Gorgonzola.

Esse tipo de tábua mais robusta pede tintos mais encorpados ou cervejas de alta fermentação, como as ALE.

Momentos de consumo distintos, para temperaturas e gostos distintos. As tábuas e petisqueiras oferecem alternativas para todas as ocasiões.

Expert André Guedes

Além de todas as opções apresentadas, existem também aquela carta na manga que serve para todo e qualquer momento: a petisqueira tradicional para duas (até três) pessoas, indicada para experimentar com qualquer bebida, que contém:

  • Provolone cubinhos;
  • Provolone salanete;
  • Minas padrão;
  • Gouda;
  • Bola;
  • Alface.

Passo 3: pense nos acompanhamentos

Para toda tábua de queijos e frios, os pães e frutas são bem vindos. Os pães de fermentação natural como Baguette Roustique, Pão Pochon e Santa Mônica são ótimos para compor sua tábua. Quanto aos pães saborizados, cuidado para eles não abafarem o sabor do queijo.

Pão Santa Mônica Zona Sul.

Passo 4: para quem ama pastinhas

Você não precisa sempre pensar no mesmo tipo de recepção para os seus convidados. Escolher outros aperitivos no lugar de queijos e frios também pode ser bem democrático e delicioso. Por isso, o Zona Sul também preparou pra você kits de pastinhas para deixar todo mundo na dúvida, querendo provar cada uma delas.

Boa notícia: as pastinhas não contém glúten

  • Pasta de azeitona ou alho com aipo – aperitivo para servir com torradas e pães integrais, harmoniza bem com espumantes brancos ou rosé;
  • Pastinha de provolone – vai bem com torradas e pães integrais e harmoniza bem com tinto frisante;
  • Pasta de salmão – ideal no preparo de canapés, harmoniza bem com espumantes brancos ou rosé;

Passo 5: além da gastronomia

Como a gastronomia é feita de bons momentos, receber os amigos em casa vai além dos petiscos. Por isso, que tal algumas ideias para descontrair?

Trilha sonora sempre

Prepare uma lista especial de músicas ou dê um play na playlist Vamos Cozinhar Juntos do Zona Sul! Tem ritmos para todos os gostos, para temperar a sua reunião.

Aposente o celular um pouquinho

É tentador ficar no celular tirando fotos e rolando o feed, a gente sabe. Mas para aproveitar ao máximo os amigos, reserve o “cantinho dos smartphones” e deixe os aparelhos descansando um pouco. Voltar ao modo analógico pode ser ótimo para uns bons jogos e conversas. Que tal ver quem é bom de mímica?

Para descontrair a criançada a dica é colorir a nova ecobag Zona Sul + Paulo Ouro Preto, que vem cheia de doodles somente com contorno em linha, para deixar todo mundo colorir como quiser. Use canetas para tecido ou lona.

A nova ecobag Zona Sul + Paulo Ouro Preto vem com personagens que você pode colorir.

Menos é mais

O principal em uma boa recepção para os amigos é… poder estar junto dos amigos! Por isso, procure investir em opções práticas de aperitivos como as apresentadas aqui, em bebidas de fácil reposição como os drinks em jarra, e curta o momento com a galera!

Se o dia foi corrido e organizar a sua casa para receber o pessoal se tornou um problema, corre pro plano B, porque ele pode ser até mais legal que o plano A: corre pro Zona Sul e faça o seu happy hour no Bar do Rio!