Saborosos, nutritivos e saudáveis, os cogumelos são fontes de antioxidantes e ajudam a prevenir doenças como o mal de Alzheimer. Por isso, são muito bem vindos em pratos especiais ou no dia a dia, oferecendo um sabor único às suas receitas.

Os cogumelos ajudam a prevenir doenças como o mal de Alzheimer e são fontes de antioxidantes.

Tipos de cogumelos

De diferentes formas, tamanhos, cores e sabores, os cogumelos são fontes  de fibras, proteínas, vitaminas e minerais que contribuem para o bem-estar do organismo. 

O consumo de cogumelos no Brasil têm aumentado, e não se limita às receitas veganas e vegetarianas e somam um sabor diferente aos amantes da boa culinária ao redor do mundo. Além do sabor único é uma ótima opção pra na elaboração de pratos como molhos para carnes e massas, recheios de tortas, salgados, sanduíches e muito mais. 

infográfico cogumelos zona sul
Tipos de cogumelos e suas utilizações: Shiitake, Shimeji, Cogumelo Paris e Portobello.

E não paramos por aí: os cogumelos também podem ser poderosos aliados para quem deseja perder alguns quilinhos e não a qualidade nutricional, pois possuem poucas calorias, são livres de gorduras, colesterol e ricos em vitaminas do complexo B, niacina, riboflavina e vitamina D. Assim, eles aumentam a saciedade e melhoram o funcionamento do intestino.

Em um estudo publicado no Journal of Alzheimer’s Disease, também mostra que consumir cogumelos mais de duas vezes por semana reduz o risco de problemas de memória e linguagem em pessoas com mais de 60 anos, devido aos antioxidantes presentes.

Confira estas dicas

  1. Quanto mais frescos, maior a concentração dos benefícios. 
  2. Os cogumelos podem ser degustados em preparações bem simples ou até nas mais elaboradas. 
  3. Economize no sal. Como eles soltam muita água durante o preparo, o exagero ao tempero pode ficar ainda mais evidente.
  4. Reutilize a água do cozimento para o preparo de caldos, sopas e arroz.

Cogumelos: para perder uns quilinhos sem perder a qualidade nutricional.

De onde vem?

Quer saber de onde vêm os cogumelos fresquinhos que você encontra no supermercado mais amado do Rio?

Saber a origem dos produtos é importante para conhecer como o alimento foi plantado ou produzido, pois quanto mais próximo o produtor está de nossas lojas, mais frescos os cogumelos chegam até você.

  • Shitake: Galdinópolis, Nova Friburgo, RJ. Vai bem com carnes e batata.
  • Champignons e Portobello: Sul de MG. Vai bem com frango e omelete.
  • Shimeji branco, preto e salmão: Carapebus, RJ. Vai bem com? peixe. Shimeji branco e o Shimeji salmão são muito utilizados na cozinha oriental.

Container Might Greens: uma fazenda urbana dentro do Zona Sul

A Fazenda Urbana é a primeira do Brasil e da América do Sul a produzir cogumelos dentro de contêineres instalados em um supermercado. E imagina só onde você os encontra? No Zona Sul Santa Mônica. A produção é vertical e em ambiente controlado por tecnologia e processos sustentáveis, resultando em alimentos locais de qualidade, sem pesticidas e de alto valor nutricional.

Receitas com cogumelos

Hora de colocar em prática seu conhecimento sobre cogumelos! Conheça mais de 30 receitas vegetarianas da Expert em Cozinha Saudável Lorena Abreu, com sabores de todo o mundo: desde o tempero do curry asiático até o sabor de uma esfiha libanesa. Tudo com cogumelos!