Frutas que são a cara do Brasil, a manga e o caju rendem uma combinação mais versátil do que você possa imaginar. Deliciosas se consumidas “in natura”, ambas as frutas podem ser igualmente apetitosas se transformadas em ingredientes de receitas. Confira pratos doces e salgados criados pelos nossos Experts e Chefs Zona Sul!

Manga, sabor do Brasil que veio da Índia

Trazida para o Brasil pelos portugueses e aqui cultivada desde 1700, inicialmente na Bahia, a rainha das frutas é de origem do sudoeste da Índia, o atual Kerala, e incorporada desde o início da busca por especiarias no comércio lusitano. Embora muito brasileira, a manga é de origem indiana.

Fruto enaltecido pela polpa doce, de sabor intenso e penetrante, espalhou-se praticamente por todas as regiões do Brasil, de norte a sul.

A manga é um fruto com polpa doce, de sabor intenso e penetrante.

Consumida “in natura”, a manga é um espetáculo para os sentidos. A começar pelo cheiro da fruta madura que é intenso e inebriante chegando ao seu êxtase quando descascada. A partir daí a fruta enfim se revela com sua polpa amarelo-laranja e desde a primeira mordida, até chegar ao caroço, é a glória suprema.

Variedades de manga

O seu cultivo gerou variedades locais próprias por aqui como a “bourbon”, “rosa”, “espada”, “coqueiro”, “ouro” entre outras. A nova fase de seu plantio no Brasil, tem a tecnologia como aliada e ainda o respeito ao manejo do solo e da irrigação. Com isso, alcançou a produção em diversos pontos em terras brasileiras.

A manga está presente na Salada Verão Zona Sul, que você pode experimentar em uma das nossas lojas com serviço de restaurante disponível.

salada verão
Salada Verão, foto: Zona Sul.

Manga vai bem com..

Sobremesas, carnes vermelhas, sejam bovinas, de carneiro ou cordeiro, chutney e pickles indianos (manga verde) ou no acompanhamento de saladas. Aproveite para aprender receitas para utilizar sua manga em pratos doces, salgados e drinks.

Drink Torre do Barão

Um coquetel exclusivo do Bar do Rio, criado pelo mixologista Zona Sul Claudio Adriano.

Drink Torre do Barão por Claudio Adriano.

Tacos del Brasil

A receita mexicana ganhou uma roupagem 100% tropical com a Chef Zona Sul Thays Costa, que ensina cmo utilizar a manga em um delicioso prato temperado.

Conseguimos atiçar a sua curiosidade? Ou vai continuar comendo uma esplendorosa, suculenta manga madura sem descascá-la?


É carne de caju!

Na “Morena Tropicana” de Alceu Valença, ou na frase de Oswald de Andrade no manifesto antropófago “tupi or not tupi”, o fruto é homenageado e não desmente: a palavra caju é da lavra do povo tupi e significa “noz que se produz”.

Esse “pseudofruto” tem raízes brasileiríssimas, mais precisamente com origem no nordeste do país, por isso não é mera coincidência que o maior cajueiro do mundo fique em Parnamirim, no estado do Rio Grande do Norte.

O maior cajueiro do mundo fica em Parnamirim, no Rio Grande do Norte.

No caju, o fruto propriamente dito é a castanha, enquanto o seu pedúnculo floral, carnudo, cheiroso ao extremo quando maduro, é capaz de perfumar um ambiente inteiro com o seu aroma. Nem sempre há o costume de usar o fruto além do suco, e ele chega a ser menos utilizado ou às vezes, infelizmente, descartado.

Benefícios do caju

Destaca-se a fortíssima presença de vitamina C, muito maior, por exemplo que a da laranja e perdendo somente para outra glória nordestina: a acerola.

Se você é fã do caju e de uma bebida como a brasileiríssima cachaça, experimente a caipirinha de caju do Bar do Rio. Um universo para você degustar as melhores receitas e drinks. Você encontra o Bar do Rio no Zona Sul Barão da Torre, Santa Mônica e Dias Ferreira.

drink de caju
Drink caipirinha de caju, Bar do Rio. Foto: Zona Sul.

Caju vai bem com…

Caju combina com sobremesas, drinks e em preparos salgados (cozidos vegetarianos, moquecas, escondidinhos, tortas). A maioria das receitas com caju são doces, mas é na sua versão salgada que a potencialidade dessa fruta surpreende pelo contraste e pelo sabor inusitado.

Moqueca de caju com arroz de coco e castanha

Você não imaginava que o caju poderia ser tão surpreendente, né? Aprenda esta receita de moqueca de caju da Expert Lorena Abreu.

Moqueca de caju por Lorena Abreu.

Ceviche de caju

Você ama pratos refrescantes e apetitosos para consumir no verão? Aprenda a preparar um ceviche de caju com o Expert Chistophe Lidy. Uma receita vegana e com os sabores do Brasil!

E aí se interessou? A época desse fruto tão diferente e de DNA brasileiro acabou de começar. No Nordeste, a colheita está a todo vapor e nos brinda aqui com seus frutos amarelos-vermelhos de perfume exótico e provocador.

Você é do time manga ou do time caju? Na dúvida, escolha as duas e crie pratos incríveis.