O Prosecco é um espumante branco Italiano, oriundo do nordeste da Itália. É nas cidades do Vêneto e Friuli que o Prosecco encontra as condições climáticas ideais para ser produzido. É produzido a partir da uva Glera, que amadurece por volta do início do mês de setembro, ou seja, ao final da colheita.
Conheça as dez uvas mais famosas do mundo dos vinhos.
A origem
As colinas do Prosecco são o 55º local italiano reconhecido pela Unesco, um lugar responsável pela maior parte da produção de Prosecco di Conegliano-Valdobbiadene DOCG. Conegliano e Valdobbiadene recebeu, em 2009, o certificado de D.O.C.G. (“Denominazione di Origine Controllata e Garantita”) por produzir os melhores Proseccos.
As colinas do Prosecco são o 55º local italiano reconhecido pela Unesco.
Em Conegliano, utiliza-se técnicas datadas de 1876 no que diz respeito à produção de vinho espumante fundadas pela primeira faculdade da região, que ainda está em atividade. Ademais, Conegliano possui viticultura heroica e magistralmente moldou os terrenos de suas encostas para torná-los adequados às plantações de suas videiras.
Aperol Spritz
Em uma região ensolarada, próxima à costa Amalfitana, muitas inspirações surgem em torno do Prosecco. Algumas delas são drinks refrescantes e envolventes que proporcionam novas experiências. Destes, o mais famoso é o Aperol Spritz, que possui uma receita super prática para você testar em casa:
- 100mL de Aperol
- 150mL de espumante Prosecco
- 50mL de soda ou água com gás
- Gelo a gosto
Adicione todos os ingredientes a uma taça estilo Bordeaux!
Quer dar um toque de brasilidade? Adicione 2 fatias de laranja Bahia, fruta que dá todo um toque especial ao drink!
Espumante italiano Prosecco La Perla Prata
Entre os rótulos selecionados para a primavera, está o espumante italiano Prosecco La Perla Prata. Ele tem corpo leve, ideal para consumo imediato, servido de 6° a 8°C. É produzido em Veneto com uvas Glera.
Muito bom como aperitivo, vai bem com canapés, peixes leves, saladas, comida japonesa e queijos frescos. Segundo o Expert em vinhos, Dionísio Chaves, é um espumante leve, fresco e muito fácil de beber.
Receitas
Experimente combinar o espumante La Perla com receitas leves como Poke Bowl, canapé de salmão defumado com mozzarella fresca, tilápia empanada com creme de baroa e arroz selvagem, elaborada por Experts.
Escolha sua receita ideal para aproveitar o seu melhor momento, com um bom espumante Prosecco.