Popular nos Estados Unidos, o smash burger vem conquistando o coração dos brasileiros desde 2015. Hoje em dia, basicamente toda hamburgueria que trabalha com burgers artesanais oferece suas versões de smash e até ultra smash. Mas você sabe qual o diferencial deles?

Aprenda com o Expert

Quem vai tirar suas dúvidas é o Expert em Carnes Zona Sul Marcelo Malta, que além de fazer parte da equipe conectada ao amor pela gastronomia do supermercado mais amado do Rio, também é fundador da hamburgueria Sabor Doc @sabor_doc_sanduiches (que também oferece smash e ultra smash burgers) e do Malta Beef Club @malta.beefclub, restaurante especializado em carnes situado no Leblon, listado no famoso Guia Michellin.

O que diferencia um smash de um hambúrguer tradicional?

O principal diferencial de um smash burger está no fato de não ser moldado em discos como as carnes de hambúrguer tradicionais. São feitas pequenas almôndegas de 80 a 100g no tamanho ideal para serem prensadas com a espátula na chapa bem quente, acima de 120ºC, e logo após servidas no pão com os complementos.

Smash significa bater em inglês, pois a bolinha é batida, amassada na grelha durante o preparo ou “smashada”.

Por ser fina e amassada sobre a chapa quente, a carne ganha uma crosta, liberando aromas diferentes da carne mais alta, devido à reação de Maillard: uma reação química que ocorre acima de 120ºC que acentua o sabor, odor e cor aos alimentos. O aspecto dourado e caramelizado dos alimentos após assados é o resultado desse fenômeno.

A reação de Maillard também está presente em cervejas mais escuras, cafés, chocolates, no dourado dos pães assados, entre outros.

Por ser fininho, é comum você encontrar sanduíches que contenham várias camadas de carne smashadas. E, diferentemente do hambúrguer alto, que você pode escolher o ponto do cozimento (mal, bem passado ou ao ponto), o smash burger só tem um ponto, que é sempre bem tostadinho.

O ultra smash é ainda menor, com bolinhas de 40 a 80g, ficando ainda mais fino e crocante quando prensado na chapa.

“Na minha opinião é um dos hambúrgueres mais gostosos de comer na atualidade. Menores e mais leves, remetem à memória gustativa de hambúrgueres com cheddar, picles e molho”. Expert Marcelo Malta

Expert Marcelo Malta

O diferencial está na qualidade

Por se tratar de um hambúrguer artesanal, cujo blend das carnes moídas é o que vai reger a orquestra dos sabores, é essencial utilizar carnes de excelente procedência, como as da linha Best Beef, que você encontra aqui no Zona Sul.

Para o Expert Marcelo Malta, peito e acém são as melhores carnes para fazer um smash burger e o queijo cheddar combina perfeitamente com o estilo. Confira a seleção completa de ingredientes aqui.

Acompanhamentos

Para acompanhar, nada melhor do que uma bela cestinha de batatas fritas bem crocantes. E para beber, que tal descobrir as melhores harmonizações de hambúrgueres com cervejas segundo Expert José Padilha?

Smash burger plant-based?

Você sabia que existe smash burger vegano para você preparar em casa? A linha NotCo de produtos de origem vegetal (plant-based) já oferece a opção para quem quer aproveitar o sabor do hambúrguer sem precisar de proteína animal pra isso. Aprenda a preparar o seu com a Expert Lorena Abreu:

Aproveite a crocância e o sabor acentuado do seu smash burger e prepare o seu!