Dizem que uma taça de vinho por dia faz bem para a saúde. Pois aqui você vai encontrar 7 motivos para não deixar passar nenhum dia da semana sem brindar à vida, mesmo nos dias quentes. Afinal, o verão também pede um bom vinho e o leque de opções é mais extenso do que você imagina. Conheça os rótulos da vinícola brasileira Cristofoli que vão deixar sua estação muito mais gostosa!
Aqui você vai ver:
- O mito do vinho de inverno
- Brasil produz vinhos de qualidade?
- Vinícola Cristofoli
- Baixe seu catálogo de vinhos de verão
O mito do vinho de inverno
Em primeiro lugar, é importante desmistificar o conceito de que vinho é “bebida de inverno”, assim como a classificação de cerveja como “gelada do verão”. A gastronomia e o mundo das bebidas é recheado de opções para queimar todo estereótipo e provar que existe um ingrediente perfeito para todo e qualquer momento.
O mito de que cerveja serve só para o verão é tão falso quanto o que afirma de que vinhos são para o inverno.
Da mesma forma que existem cervejas mais encorpadas, maltadas e alcoólicas para os dias mais frios, existem também os vinhos mais leves, frutados e refrescantes para o calor. E tais adjetivos não se resumem apenas aos espumantes, rosés ou brancos, mas incluem diversos vinhos tintos.
Brasil produz vinhos de qualidade?
Outro mito com relação ao mundo dos vinhos está na antiga percepção de que somente os países do Velho Mundo produzem rótulos de qualidade. Entre os países do Novo Mundo que se destacam na produção de vinhos, o Brasil tem apresentado cada vez mais vinícolas premiadas produzindo bebidas de qualidade, como mostra o Anuário de Vinhos 2019/2020.
O Brasil tem ganhado diversos prêmios em concursos internacionais de vinhos, provando que aqui se produz bebida de qualidade.
Regiões mais tropicais como o Brasil oferecem maior incidência do sol e um solo diferenciado para a produção de vinhos mais frutados, intensos em aromas e sabores.
Vinícola Cristofoli
Entre os produtores de destaque no cenário nacional está a vinícola Cristofoli (@vinhoscristofoli), que começou com uma família que veio da Itália para o Brasil. Situada na região de Faria Lemos no sul do país, a vinícola cultiva castas autóctones em seus frutíferos hectares, tais como Sangiovese, Moscato, Peverella, Barbera e Bonarda.
A vinícola Cristofoli faz parte do Rota Turística Cantinas Históricas e Vale do Rio das Antas, oferecendo atividades como almoços, spuntino e piqueniques ao ar livre para você curtir com a família.
Dos rótulos disponíveis para o prazer do consumidor amante da enogastronomia, o Expert Dionísio Chaves indica 7 rótulos perfeitos para o verão. Conheça e anote na sua lista de compras pelo site ou app Zona Sul.
Conheça um pouco mais sobre a Cristofoli em um tour exclusivo do Zona Sul pelas vinícolas brasileiras:
1 – Vinho branco Cristofoli Chardonnay
Este Chardonnay de coloração amarelo palha com reflexos verdes, possui nariz muito fino, com notas de maçã verde, abacaxi e ervas finas. Tem corpo médio, ótimo frescor, equilibrado e com final de boca muito refrescante e agradável. Acompanha carnes brancas, peixes, saladas e queijos meia cura.
De consumo imediato, deve ser servido de 8º a 10ºC, perfeito para um dia quente.
2 – Vinho branco Cristofoli Moscato de Alexandria
Com aromas de frutas cítricas, flores brancas e ervas finas, é seco, leve, com excelente frescor, equilíbrio e harmonia gustativa.
O vinho Moscato de Alexandria Cristofoli é perfeito para a entrada e pratos principais. Perfeito como aperitivo, com peixes, carpaccios, saladas e queijos leves. Deve ser servido entre 8º e 10ºC.
3 – Tinto Cristofoli Cabernet Sauvignon
Com aromas de frutas negras, especiaria, madeira discreta e notas minerais, o Cabernet Sauvignon Cristofoli combina com carnes vermelhas com maior nível de gordura, massas com molhos fortes e queijos curados.
Deve ser servido entre 16º e 18ºC. Apesar de ser tinto, possui taninos macios, o que o torna ideal para uma estação mais quente como o verão.
4 – Tinto Cristofoli Merlot
Quer uma dica perfeita para uma noite de verão? Aposte no Cristofoli Merlot.
Destaca-se como um vinho tinto de ótima estrutura, com taninos macios e persistente em boca. Este vinho Merlot possui notas de frutas vermelhas, negras e especiarias. Na boca, tem médio corpo, taninos aveludados, equilibrado e com fundo de boca muito elegante e harmonioso.
Acompanha bem carnes grelhadas, carne assada, massas com molhos untuosos e queijos meia cura. É possível também acompanhar com um bom hambúrguer e tábuas de frios. Deve ser servido de 16º a 18ºC.
5 – Vinho Tinto Cristofoli Sangiovese
O tinto Sangiovese Cristofoli é um vinho pleno de frescor e jovialidade, com elegantes taninos. O final de boca remete ao olfato, com presença de frutas vermelhas, destacando-se na elaboração de um vinho de leve estrutura.
A uva Sangiovese é uma das preferidas para vinhos de verão.
Um vinho coringa em harmonização, perfeito com carnes vermelhas leves, pizzas, frios, massas leves no geral, mas especialmente preparadas com molho vermelho. Deve ser servido de 16º a 18ºC.
6 – Espumante Cristofoli Brut
Você conhece o universo dos espumantes? Versáteis e elegantes, são sempre queridinhos do verão. Para acertar em cheio na harmonização com pratos variados, aposte no espumante branco Cristofoli Brut.
Ele é elaborado pelo corte de duas variedades, Chardonnay e Riesling, que juntas trazem um harmônico blend. Com delicadas notas de pão fresco, flores brancas e aromas frutados, são as notas de pera que se destacam. Sua acidez é refrescante e junto com a cremosidade e perlage intenso, ele torna-se um espumante altamente convidativo.
É ótimo como aperitivo e harmoniza com peixes, carpaccios, saladas e queijos leves. Deve ser servido entre 6º e 8ºC.
7- Espumante Cristofoli Rosé Brut
Elaborado pelo método Charmat, o espumante Rosé Cristófoli Brut se destaca pelo blend das uvas brancas Chardonnay e Riesling com a tinta Pinot Noir.
Com sua coloração em tons de rosa salmão e perlage fina e duradoura, é uma bebida elegante e refrescante. É ótimo como aperitivo, acompanhando carpaccios, peixes brancos, saladas, queijos leves e sobremesas. Deve ser servido entre 6º e 8ºC.
Baixe seu catálogo de vinhos de verão
Para conhecer ainda mais o universo dos vinhos e suas harmonizações, baixe o seu catálogo Zona Sul e fique por dentro de todas as dicas e conteúdos exclusivos dos Experts para você.