Uma das características da gastronomia é a versatilidade de preparos, mesmo quando utilizamos os mesmos ingredientes. Um desses exemplos são os ovos, que dão origem a omeletes, frittatas, pratos clássicos e ainda, sobremesas! Aprenda receitas variadas, saborosas, sem glúten e vegetarianas com a Expert Lorena Abreu!
Aqui você vai ver:
- Ovo, fonte de proteínas
- Mas…E os doces?
- Ovos e o vegetarianismo
- Receitas de sobremesas com ovos
- Escolha ovos orgânicos
Ovo, fonte de proteínas
O ovo faz parte da dieta básica brasileira. No dia a dia, o ovo de galinha é popular no preparo de bolos, tortas, panquecas, entre outros, além de ser consumido cozido, frito e misturado a ervas, queijos e legumes, como frittatas e omeletes.
Ovo: ingrediente que nunca falta no livro de receitas de família.
De acordo com artigo publicado pela EMBRAPA, os ovos fornecem elementos essenciais à saúde. A clara é constituída por várias proteínas de alto valor biológico, como a ovoalbumina e ovo transferrina. Além disso, o ovo possui minerais como o cálcio, fósforo e ferro, e vitaminas como A, B, D, riboflavina, niacina e ácido pantotênico (vitamina B5). Para quem pratica exercícios físicos, o ovo ajuda no aumento da massa e melhora o sistema imunológico.
O antigo rótulo de vilão “que fazia mal ao colesterol” foi substituído por um lugar no ranking dos nutricionistas apaixonados pela cozinha saudável.
Mas…E os doces?
Mas e quando o assunto são doces? Será que o ovo passa no teste da saudabilidade?
Para quem curte pratos repletos de saladas e legumes mas não resiste a uma sobremesa no final da refeição, a dica pra pegar mais leve são versões low carb de receitas clássicas, que a Expert Lorena Abreu compartilha com a gente aqui!
A alimentação low carb tem como objetivo a redução da ingestão de alimentos ricos em carboidratos e o aumento do consumo de proteínas, como ovos e carnes e gorduras do bem, encontradas no azeite e em alguns grãos e frutas.
Muitas das receitas a seguir são, inclusive, sem glúten e sem lactose.
Ovos e o vegetarianismo
Por fim, o ovo ainda tem uma peculiaridade interessante: ele é aceito na dieta vegetariana. Mas não de forma generalista. Mais especificamente falando, ele é bem vindo na dieta ovolactovegetariana. Ou seja, pessoas que não consomem carnes mas toleram laticínios e ovos na dieta.
Por outro lado, os ovos estão fora da lista de compras dos veganos, que não consomem nada proveniente de animais, inclusive na parte de vestuário, cosméticos ou produtos testados em animais.
Receitas de sobremesas com ovos
Chegou a melhor hora do post! A hora em que a Expert em Cozinha Saudável Lorena Abreu ensina o passo a passo de doces saborosos e nutritivos, utilizando ovos como ingredientes. Escolha a sua favorita pra hoje!
1 – Crepioca de banana com mel e canela
Para aproveitar a versão doce da incrível crepioca. É vegetariana e sem glúten. Serve 1 pessoa.
Ingredientes para a massa
- 1 ovo
- 2 colheres de sopa de goma de tapioca
- 1 colher de sopa de semente de chia
- Fio de azeite ou óleo de coco
Ingredientes para o recheio
- 1 banana madura pequena cortada em rodelas
- Fio de mel – opcional
- Canela em pó a gosto
Modo de preparo
Massa: Em uma tigela, misture bem os ingredientes até formar uma massa lisa e uniforme. Aqueça uma frigideira com um fio de azeite e com o fogo médio-baixo, deixe firmar a massa. Vire a massa e espere ficar sequinha.
Retire a massa e transfira para um prato, coloque a banana fatiada bem na pontinha da massa, tempere com canela e mel. Enrole bem apertando como se fosse uma panqueca. Decore com mel e canela em pó. Sirva em seguida.
2 – Quindim de liquidificador
Bateu vontade de um quindim? Aprenda a preparar este quindim vegetariano, low carb, sem farinha, sem glúten, sem leite e que serve 10 porções.
Ingredientes
- 6 gemas peneiradas
- 3 claras
- 200mL de leite de coco light
- 1 colher de manteiga ghee ou tradicional ou 1 xícara de adoçante Xilitol
- 1 + ½ xícara de açúcar demerara triturado fininho
- 1 colher de café de extrato de baunilha
- 1 pacote de coco ralado sem açúcar
- Manteiga e açúcar para untar a forma
- 1 forma com furo no meio
- Papel alumínio
- Tabuleiro para fazer banho-maria
Modo de preparo
Pré aqueça o forno a 180 graus. Coloque todos os ingredientes em um liquidificador e bata bem, em alta velocidade até formar um creme liso e homogêneo.
Unte a forma com manteiga e açúcar e despeje o creme na forma; tampe com papel alumínio. Coloque a forma em cima de um tabuleiro com água quente e leve ao formo por 40 minutos.
Após, retire o papel e volte ao forno por mais 30 minutos para dourar a superfície. Retire do forno e leve à geladeira por pelo menos 2 horas antes de servir.
3 – Ovos moles
Uma sobremesa vegetariana, low carb, sem farinha, sem glúten, sem leite. Serve 2 pessoas.
Ingredientes
- 8 gemas
- Gotinhas de extrato de baunilha
- 8 colheres de açúcar demerara fininho
- 300mL de água
Modo de preparo
Em uma panela com o fogo médio-baixo, coloque o açúcar e a água. Mexendo sempre, deixe ferver até ficar com a cor perolada. Após, junte as gemas, misturando bem até começar a engrossar e espumar levemente. Desligue, retire da panela e reserve. Use em recheios, mousses, pavês e outras preparações doces.
4 – Lemon curd
Vegetariano e sem glúten, serve 4 pessoas.
Ingredientes
- 6 gemas
- 200g de açúcar demerara fininho ou 130g de adoçante xilitol
- 120mL de suco de limão siciliano
- Raspas de 1 limão siciliano
- Gotinhas de extrato de baunilha
- 30g de manteiga gelada cortada em cubos
- 360ml de água filtrada
- 45g de amido de milho
- Pitada de sal
Modo de preparo
Peneire as gemas e retire a película. Em uma panela com o fogo médio-baixo, coloque todos os ingredientes, exceto a manteiga, mexendo sempre a mistura com a ajuda de um fouet (batedor de arame) até engrossar e começar a ferver. Assim que chegar nesse ponto, retire do fogo, adicione a manteiga e misture bem. Transfira para um recipiente de vidro esterilizado e conserve na geladeira. Use em biscoitos, tortas, mousses etc.
5 – Mousse de chocolate fit
Uma receita vegetariana, low carb, sem açúcar, sem farinha, sem glúten, sem lactose, que serve 4 pessoas.
Ingredientes
- 4 ovos
- 150g de chocolate amargo (70% cacau ou mais sem lactose)
- 3 colheres de sopa de adoçante Xilitol ou 3 colheres de açúcar mascavo
- 50g de manteiga ghee
- 1 colher de chá de extrato de baunilha
- Finalizar com raspas de chocolate, raspas de laranja, flor de sal ou cacau nibs a gosto
Modo de preparo
Separe as claras das gemas e reserve. Em um bowl coloque o chocolate e a manteiga e leve ao microondas ou em uma panela em banho-maria para derreter. Enquanto isso bata as claras juntamente com o adoçante e a baunilha até o ponto de neve (de castelo).
Retire a película das gemas cuidadosamente com a ajuda de uma peneira (opcional). Misture a gema ao chocolate derretido já morno. Misture bem as gemas até começar a endurecer. Agora junte com as claras em neve e misture delicadamente até ficar homogêneo. Salpique raspas de chocolate 70% cacau ou nibs de cacau e leve para gelar por duas horas.
Escolha ovos orgânicos
Se você adora aproveitar os benefícios e apreciar o sabor desse alimento tão nutritivo, acompanhe as receitas clássicas com ovos e as receitas de omeletes e frittatas da Expert Lorena.
E fica a dica: opte sempre que possível por ovos orgânicos. A diferença dos ovos orgânicos Fazenda da Toca está na criação e na alimentação das galinhas, criadas livres de gaiolas, que se alimentam de ração orgânica e vegetal.
Além disso, as galinhas não recebem nenhum tratamento alopático (antibióticos), e o segredo está na prevenção, reduzindo o nível de estresse das aves através de fórmulas homeopáticas e de um ambiente adequado, com sombra e vegetação.
Galinhas criadas livres e sem uso de antibióticos. Prefira ovos orgânicos Fazenda da Toca.