Ao pensar em chás, muita gente associa a um momento de descanso, como um lanche britânico com biscoitos ou em sua forma gelada, para refrescar nos dias de calor ou para se manter fit. Mas, assim como no universo dos vinhos, cervejas ou cafés, você pode beber um delicioso chá durante as refeições e realçar a experiência sensorial do seu momento. Vem com a gente e saiba como harmonizar seus chás nas gastronomia!
Chá x infusão
O chá é uma bebida milenar, de origem chinesa, associado ao imperador Shen Nong, conhecido como “pai da medicina” no país. Utilizado com diferentes finalidades, a bebida feita com infusão da folha da Camellia Sinensis em água quente, foi batizada de chá. Sendo assim, só pode ser oficialmente chamada de chá a infusão derivada dessa espécie de planta e suas subespécies.
O chá é feito da planta Camellia Sinensis. O uso de outras ervas, temperos ou frutas, chama-se infusão ou tisana.
Da Camellia Sinensis podem ser elaborados os tipos de chás conhecidos: branco, verde, amarelo, preto, oolong e vermelho Pu Ehr. Isso não quer dizer que existam somente seis tipos. Pelo contrário: dentro de cada tipo de chá, existem inúmeras variedades, com características sensoriais diferentes e diversos benefícios à saúde.
Apesar de popularmente chamadas de chá, toda infusão que não é feita da planta Camellia Sinensis é chamada de infusão de ervas ou tisana. Um chá mate por exemplo, apesar de chamado de chá, ele é uma infusão, pois não é derivado das folhas de Camellia Sinensis.
O Dia do Chá
O chá é uma das bebidas mais consumidas no mundo e, de acordo com a ONU, a produção das folhas de chá impulsiona pequenos agricultores e suas famílias, que são responsáveis por 60% da produção mundial.
De acordo com a FAO , sua produção contribui para o desenvolvimento socioeconômico, pois representa uma importante fonte de emprego e renda para milhões de famílias. A organização mostra também que o consumo de chá entre os jovens aumentou, principalmente após a pandemia, devido aos seus benefícios para a saúde e pelo bem-estar causado pela bebida.
O Dia Internacional do Chá é celebrado em 21 de maio, reforçando sua importância na cultura e na economia mundial.
Harmonize seu chá com pratos variados
Apesar de não existir uma regra que limite a combinação dos seus chás com os alimentos, é interessante perceber características que permitam uma harmonia gustativa. Os tipos de chás mais conhecidos (branco, verde, amarelo, preto, oolong e vermelho Pu Ehr) também permitem a combinação de especiarias e frutas secas, o que faz do chá um mundo de liberdade criativa.
Separe o seu chá preferido e escolha suas receitas para harmonizar:
Chá branco
O chá branco é um os chás mais nobres, feito com o broto da Camellia Sinensis. Harmoniza perfeitamente com refeições mais amenas, frutos do mar e doces levemente cítricos.
O Expert Paulo Tassinari considera que o chá branco seja o chá perfeito para apreciar sozinho, devido à sua delicadeza.
“O chá dos imperadores merece o seu momento de apreciação”.
Expert Paulo Tassinari
Além do mix para infusão, ele costuma ser encontrado na sua forma gelada para pronto consumo.
Experimente seu chá branco geladinho com um refrescante ceviche de caju, que apesar de 100% vegetariano, tem o toque da maresia que todo ceviche deve ter. Aproveite para conhecer cevicherias cariocas de qualidade.
Chá verde
A principal característica do chá verde é que as folhas não sofrem fermentação; elas são aquecidas e desidratadas. De uma forma geral, o chá verde é levemente amargo, com aroma refrescante.
Servido quente ou bem gelado, o chá verde agrada em qualquer clima.
Sua harmonização fica perfeita com frutos do mar, peixes, frango e pratos vegetarianos. Já em sobremesas, o chá verde combina muito bem com frutas.
O chá verde é muito apreciado na cultura japonesa e existem diversos tipos de chá verde comercializados, como o Sencha, Bancha, Genmaicha, entre outros. Para combinar o chá querido dos japoneses com uma receita oriental, aprenda a preparar o bifum com legumes, shitake, pirarucu e camarão com o Expert Carlos Ohata.
O chá verde é muito utilizado como ingrediente de receitas variadas, como bolos, pudins, vitaminas, entre outros.
Chá preto
Dos tipos de chás mais famosos, o preto é o mais forte de todos e assim como o vermelho, é bem fermentado. Existem vários tipos de chá preto como os Assam, Darjeeling, Earlgrey, entre outros.
Darjeeling
Darjeeling é conhecido como o champagne dos chás devido à sua sofisticação. Por ser um chá de pouca adstringência, bem aromático e com uma doçura proeminente, o Darjeeling vai bem com sobremesas e oleaginosas, como nozes ou amêndoas.
Experimente combinar seu chá Darjeeling com a torta vegana de caramelo salgado, receita da Expert Lorena Abreu.
Assam
O chá preto Assam leva o nome de sua região de origem na Índia. É encorpado e adstringente e maltado. Para harmonizar o chá preto Assam, pense no que harmonizaria bem com um vinho tinto encorpado e tânico. Comidas picantes, temperadas, queijos mais gordurosos e pratos de sabores complexos vão muito bem com Assam.
Para o café da manhã, experimente o chá Assam com leite e açúcar!
Earl Grey
O Earl Grey é um blend inglês que mistura chá preto e óleo essencial de bergamota, que faz dele uma infusão cítrica e encorpada. A bebida era a favorita da Rainha Elizabeth II, que nunca deixava de consumi-lo com leite. A dica é combiná-lo com biscoitos e bolos, uma referência à hora do chá. Possui alto teor de cafeína, logo, evite tomar o Earl Grey antes de dormir.
De forma geral, os chás pretos, por serem mais intensos, costumam ser ótimos para equilibrar o sabor de pratos salgados mais gordurosos e picantes e combinam com sobremesas com chocolate, como o brownie do Chef Zona Sul David Eleutério.
Chá vermelho Pu-erh
O Chá vermelho também é fermentado e intenso, por isso combina muito bem com carnes vermelhas. Na hora de combinar com doces, um chocolate amargo ou um bolo são o par ideal. Por ser o chá mais digestivo da lista, é indicado para acompanhar pratos “pesados”.
Para fazer uma linda mesa temática na paleta monocromática vermelha, que tal um bolo red velvet para harmonizar com seu chá Pu-erh? O passo a passo do Chef Zona Sul David Eleutério você encontra no e-book Doces Receitas.
Oolong
O chá Oolong ou Woolong, de origem chinesa, é feito em uma etapa antes da obtenção do chá preto, com fermentação parcial. Não é tão delicado quanto o chá branco ou verde, nem tão intenso quanto os vermelhos e pretos e possui sabores únicos.
Existem diversas variedades de Oolong e entre outros fatores que os distinguem, está o nível de oxidação. Os menos oxidados possuem cor mais clara e os mais oxidados são mais acastanhados.
O Oolong não é tão adocicado quanto o chá preto e vermelho nem tão vegetal e fresco quanto o verde ou branco.
O chá Oolong possui baixa adstringência e baixo amargor e combina com pratos de média intensidade e queijos menos gordurosos. Harmoniza com doces de frutas vermelhas, pudins, chocolates menos amargos como os chocolates ao leite, nozes, amêndoas, mel e baunilha.
Seu chá Oolong pode ficar perfeito com a cheesecake de frutas vermelhas da Chef Zona Sul Beth de Sá, que você pode aprender no vídeo abaixo:
O chá como ingrediente
O mixologista Zona Sul Claudio Adriano, responsável pelos drinks disponíveis no Bar do Rio, ressalta que o uso dos chás vai além do preparo das infusões, que também podem ser utilizadas na criação de coquetéis com ou sem álcool: o próprio mix seco de folhas, especiarias e frutas desidratadas, pode virar um tempero incrível quando moído.
O chá de frutas vermelhas e laranjas Tea Shop Cocktail triturado pode ser utilizado para marinar carne de frango, por exemplo. Já um chá com notas de chocolate pode ser combinado ao suco de limão para temperar carne suína.
Aprecie toda a variedade, benefícios, aromas e sabores dos chás escolhendo seu mix favorito no supermercado mais amado do Rio! E, para apreciar um chá em um espaço aconchegante e gostoso, conheça o novo espaço Tea Shop no Zona Sul Santa Mônica.