O Dia das Bruxas pode ter um quê de assustador e macabro, mas sem graça, jamais! Para quem ama aproveitar as datas festivas para decorar a casa, até o Halloween vira motivo de colocar a criatividade para funcionar. Por isso, além de conferir diversas receitas fáceis para o dia 31 de outubro, fique ligado em ideias divertidas para decorar o seu ambiente sem jogar nada fora!
Aqui você vai ver:
Decoração sem desperdício
Quem disse que para decorar sua casa para uma data temática é preciso gastar muito ou gerar muito lixo? É possível unir o útil ao agradável na hora de enfeitar seu ambiente. Prova disso são as ideias para deixar o seu Halloween muito mais atrativo visualmente, sem fazer travessuras com o meio ambiente.
Confira ideias para não jogar nada fora nesse Dia das Bruxas e ainda juntar a criançada para participar da atividade:
Jack-o’-lantern: a lanterna de abóbora
Halloween sem abóbora é como goiabada sem queijo. Por isso, garantir sua abóbora para fazer uma luminária é essencial para sua decoração.
A abóbora com a expressão raivosa, refere-se à lenda de Jack o’Lantern, que mais tem a ver com nabos do que com abóboras. Na Irlanda, na festa celta de todos os santos, conhecida como All Hallows Eve, era costume acender velas dentro de nabos para espantar os maus espíritos na véspera da celebração. A tradição, ao chegar nos Estados Unidos, foi incorporada ao Halloween e associada à lenda de Jack, um homem mau rejeitado no céu e no inferno.
A história de Jack dizia que sua alma penada vagava pela terra em busca de um local iluminado para habitar, que seriam os nabos com as velas, de acordo com o costume irlandês. Porém, como nos EUA as abóboras eram muito mais abundantes que os nabos, sobrou pro Jack escolher o legume rico em vitaminas como seu lar.
Para fazer abóboras com cara de desenho animado, opte pela mini moranga, que você encontra no supermercado mais amado do Rio!
Para esculpir sua abóbora, utilize uma faca de corte Tramontina e de forma alguma desperdice a polpa do alimento. Ao invés de descartar, use-a para fazer diversas receitas, como a sopa de abóbora do Expert Jimmy Ogro.
Para iluminar o interior da sua abóbora, em vez da vela, opte por luminárias mais seguras, como uma lanterninha de Led.
Monstros recicláveis
Nada de descartar o rolo do papel higiênico! Peça aos vizinhos e amigos para colaborarem e crie uma família completa de Halloween. Utilize tintas, canetinhas, cola e mais itens recicláveis, como tampas de garrafas, potes de iogurte, caixas e latas de leite para uma criação livre com a criançada!
Cartas do além com tinta invisível
Que tal esconder cartas escritas pelos fantasmas pela casa? A ideia é escrever diversos recados em cartinhas com tinta invisível e deixar seus convidados revelarem a mensagem. Para isso, você só precisa de um secador de cabelo e suco de limão.
Para deixar sua mensagem com cara de “antiga”, utilize sacos de pão para escrever sua mensagem. Além de adicionar um toque especial à brincadeira, dá aquela “sobrevida” aos papéis que embalam os pães da padaria Zona Sul.
Anote o passo a passo para fazer sua tinta invisível:
- Esprema o limão e reserve o suco. Pingue apenas algumas gotinhas de água.
- Molhe um cotonete ou pincel na “tinta” e escreva em um papel que seja mais grosso, de preferência.
- Nada irá aparecer no papel até aí…
- Para revelar, aproxime o desenho de uma lâmpada. Mas para ser mais rápido, use o secador de cabelo, jogando vento quente sobre o papel escrito e leia sua mensagem.
Como você só vai usar um pouco do sumo do limão, não desperdice o restante e aproveite para fazer um suco de melancia com limão, bem vermelhinho para combinar com o clima assustador… Basta bater no liquidificador pedaços da melancia gelada, com caroços mesmo, e misturar suco de limão. Adoce se preferir e aproveite!
Para a experiência você só precisa de um pouco de suco de limão. Utilize o restante para fazer um suco de melancia “sangrento”.
Mãos de gelo
Imagine servir uma bebida e de repente se deparar com uma mão dentro da jarra? Nada mais indicado para o Halloween! Para isso, encha luvas descartáveis novas e limpas com água filtrada e amarre com um elástico. Deixe no congelador e, na hora de servir sua bebida, jogue as mãos de gelo no recipiente, de preferência uma jarra de boca larga.
O efeito fica ainda mais sombrio se a bebida servida for um suco vermelho ou escuro, como um suco de melancia, de morango e até mesmo uva, como os sucos integrais Pippa. Também pode gelar sangrias de vinho tinto, para os adultos.
Depois da brincadeira, suas luvas poderão ser utilizadas normalmente na rotina diária de limpeza do seu lar. Mas nada de fazer gelo de novo com elas depois de colocá-las em uso!
Garrafa de vidro como luminária e castiçal
Recipientes de vidro, como garrafas de vinhos ou potes de geleia são sempre charmosos em decorações e funcionam muito bem como luminárias, vasos de flores e muito mais. No Halloween, as garrafas de vidro podem dar um ar misterioso à sua decoração como um castiçal rústico ou, com cordões de Led dentro, servirem luminárias para deixar o ambiente à meia luz.
É sempre válido lembrar que as garrafas de vidro são recicláveis e podem ser descartadas nas lixeiras correspondentes (as de cor verde) em pontos de coleta seletiva, como os PEVs Zona Sul.
Caso sua garrafa quebre, os estilhaços devem ser colocados dentro de uma caixa de papelão vedada, com um aviso. Isso protege os profissionais que trabalham com a coleta de se cortarem com o seu descarte.
Halloween para comer e beber
Já pensou na decoração do seu Dia das Bruxas? Então agora é hora de pensar nas receitas incríveis para aproveitar essa data, afinal, nem só de doces é feito um cardápio de Halloween! Inspire-se nas receitas dos Experts e Chefs Zona Sul:
- Receitas de Halloween: (mais) ideias para um menu divertidamente assustador
- Halloween para crianças e adultos: dicas para um dia das bruxas gostoso e divertido
- E-books de receitas Zona Sul