Você sabia que a cor do ano de 2025 é inspirada diretamente no universo da gastronomia? A tonalidade anunciada pela Pantone como “cor do ano”, denominada Mocha Mousse, une dois prazeres irresistíveis: chocolate e café. Deu água na boca só de pensar? Leve a cor do ano para suas receitas na cozinha! Os Experts e Chefs Zona Sul selecionaram algumas receitas que unem café e chocolate para sua cozinha também ficar por dentro da trend mundial.
Aqui você vai ver:
A gastronomia e o sabor de afeto
O desejo por conforto e prazeres simples está diretamente ligado ao universo da gastronomia. A gastronomia afeta não apenas os sentidos como olfato, visão ou paladar, como também evoca os mais diversos sentimentos e emoções.
O ato de comer é muito mais do que simplesmente alimentar o corpo e matar e fome, mas pode revisitar uma memória de infância, representando em palavras como comfort food. Optar por um alimento pode ser uma ação de autoindulgência, ou seja, aquele sentimento de “eu mereço”, unindo descanso e prazer com a escolha de uma bebida ou receita especial, que funciona como uma recompensa.
A gastronomia inspirou a cor apontada como tendência para 2025.
Foi exatamente pensando no sentimento que alguns alimentos conseguem aflorar na maioria das culturas que a mundialmente famosa empresa de tintas e cores Pantone lançou Mocha Mousse como a cor do ano para 2025: uma cor inspirada no café e no chocolate, ingredientes que representam o zeitgeist, uma atitude ou desejo coletivo de um determinado período histórico.
Zeitgeist é uma palavra alemã que significa “espírito do tempo”. Refere-se ao clima intelectual, cultural, ético e político de uma era específica.
A empresa norte-americana é amplamente reconhecida por seu sistema padronizado de cores para diferentes indústrias, como design gráfico, moda e decoração. Além da padronização de cores, a empresa é famosa pelo coolhunting, e desde 2000 anuncia “A Cor do Ano”, uma tonalidade escolhida com base em tendências culturais, artísticas e sociais, influenciando setores criativos.
Receitas com chocolate e café
Para você entrar no clima da nova cor, não é difícil se entregar aos desejos de provar uma sobremesa com café e chocolate. Escolha a receitas que vai ser a trend do seu dia e garanta seus ingredientes no supermercado mais amado do Rio.
Mousse de chocolate e café na Moka
Começando a lista com uma incrível mousse de chocolate e café do Expert Paulo Tassinari. Além de deliciosa, essa sobremesa é bem fácil de preparar. Basta seguir o passo a passo e dar o play no vídeo abaixo:
Ingredientes
- 200g de chocolate Villars 72%
- 100 ml de café especial (preferencialmente uma torra mais escura na Moka italiana)
- 3 colheres de sopa de açúcar
- 4 claras de ovo
Modo de Preparo
- Derreta todo o chocolate com o café e reserve.
- Bata as claras na batedeira até começarem a espumar. Acrescente o açúcar e continue batendo até ficarem firmes.
- Junte as claras em neve ao chocolate com café e misture delicadamente até tudo se incorporar.
Tiramisú
O tiramisù é uma clássica sobremesa italiana que leva, além do chocolate e café, o mascarpone como ingrediente, o qual é um queijo cremoso, suave e fresco, feito a partir de creme de leite, originário da região da Lombardia.
Para reproduzir essa delícia italiana em casa, anote a receita da Chef Zona Sul Raquel Moura:
Ingredientes
- 250g de queijo mascarpone
- 100g de açúcar
- 3 gemas
- 1/2 colher de chá de essência de baunilha
- 200g de biscoito de champagne
- 50g de cacau 100%
- 50ml de café expresso
- 1 dose de Cointreau
- Raspas de chocolate amargo
Modo de preparo
- Na batedeira, colocar as gemas e o açúcar e bater até que dobrem de tamanho e que os grãos de açúcar se dissolvam completamente.
- Colocar o queijo mascarpone e a essência de baunilha e bater por mais 3 minutos, até que vire um creme liso e aerado. Reservar na geladeira.
- Misturar o café com a dose de Cointreau.
- Para a montagem, intercalar as camadas: uma camada do creme, uma do biscoito de champanhe molhado no café, uma de cacau em pó e uma de raspas de chocolate meio amargo.
- Finalizar com o cacau em pó e grãos de café.
Tuile de café
A tuile de café não é uma sobremesa, mas um acompanhamento de sobremesas, para dar aquele acabamento refinado aos seus doces. Mas nada impede que você saboreie essa delícia com todo o protagonismo que ela merece.
A Chef Zona Sul Barbara Mattos mostra como pode ser fácil você fazer sua tuile e deixar suas sobremesas ainda mais lindas e gostosas, como mousse de chocolate ou sorvete de doce de leite.
A tuile de chocolate é conhecida por esse nome, o qual é a palavra francesa para “telha”, devido à sua forma fina e curva que lembra uma telha de telhado.
Ingredientes
- 50ml de café filtrado
- 10g de cacau em pó 100%
- 50g de manteiga sem sal derretida
- 100g de açúcar refinado
- 30g de farinha de trigo
Modo de preparo
- Para preparar é só misturar tudo em um bowl e, se você tiver, usar um fouet para deixar tudo bem uniforme!
- Após estar bem lisinho, despeje em um local reto (no caso usei um tapete de silicone apropriado para forno).
- Espalhe bem com uma espátula deixando uma camada bem fina.
- Leve ao forno a 170 °C por 12 minutos. Após retirar do forno deixe resfriar por 15–20 minutos e está pronto!
Bolo cappuccino
Uma fatia de bolo de chocolate vai bem com uma xícara de café? Sem dúvidas! Mas e um bolo de chocolate feito com café? Melhor ainda! Experimente a receita de bolo cappuccino do Chef Zona Sul David Eleutério e mescle esses dois prazerem em uma única delícia. Confira ainda mais doces e bolos no e-book gratuito Doces Receitas.
Ingredientes
- 150 g de ovos
- 200 g de açúcar refinado
- 180 g de farinha de trigo
- 15 g de fermento em pó
- 30 g de chocolate 50%
- 10 g de café solúvel super forte
- 330 ml de leite
- 80 g de manteiga
- 1 g de essência de café
- 30 g de gotas de chocolate
Modo de preparo
- Unte a forma e despeje a massa nela.
- Aqueça levemente o leite e junte o café solúvel e a manteiga para derreterem juntos.
- Bata os ovos na batedeira até ficarem espumosos.
- Adicione o açúcar e a essência de café, batendo por mais 5 minutos.
- Misture os ingredientes secos (farinha, fermento e chocolate) em um recipiente grande.
- Junte os ovos batidos à mistura de ingredientes secos, mexendo bem.
- Adicione o leite aquecido e as gotas de chocolate, mexendo delicadamente até incorporar tudo.
- Finalize levando para assar em forno pré-aquecido.
Brigadeiro de café (de colher)
Esta é uma receita especial da Expert Lorena Abreu, perfeita para os amantes de café, assim como os cariocas. Por ser um brigadeiro de colher pode virar sobremesa rapidinho, uma vez que não é necessário enrolar as famosas bolinhas de brigadeiro.
Você sabia que o brigadeiro é um dos doces preferidos dos brasileiros?
Ingredientes (rende aprox. 500g)
- 50g de café moído 100% arábica (500g)
- 100 ml de água quente
- 1 lata de leite condensado (395g)
- 1 colher de sopa de manteiga
- 2 colheres de sopa de achocolatado
- Raspas de chocolate 70% a gosto para finalizar
Modo de preparo
- Faça um café coado usando o pó de café moído e água quente. Reserve.
- Em uma panela, coloque a manteiga. Assim que ela derreter, adicione o leite condensado, o achocolatado e o café coado. Misture bem e com o fogo médio baixo, deixe engrossar até desgrudar da panela. Distribua em copinhos e finalize com raspas de chocolate.
Chokoé e Me Bebe: só tem no Zona Sul
Chocolate e café são uma delícia, mas a qualidade faz toda a diferença na experiência de consumo. Por isso, escolha produtos de qualidade na hora de elaborar suas receitas, como as marcas exclusivas Zona Sul para o carioca de coração. São mais de 25 marcas exclusivas e, entre elas, os cafés em cápsula, moídos ou em grãos Me Bebe e os chocolates veganos Chokoé.
Conheça mais produtos que só tem no Zona Sul e coloque mais qualidade na sua mesa!